Quanto custa um sistema de rastreamento veicular?

Os rastreadores são dispositivos eletrônicos equipados com dispositivo GPS e existem vários tipos no mercado. Confira mais sobre o assunto.
23/06/2020
7 min de leitura

Essa é uma pergunta cuja resposta não é tão simples e direta quanto parece.

O custo de um sistema de rastreamento veicular vai depender muito da sua necessidade e quais funcionalidades você deseja utilizar.

Se você é uma pessoa física que deseja rastrear o seu veículo por questões de segurança ou se você é uma empresa com uma frota de caminhões de entrega e deseja rastrear os seus veículos para ter um controle da sua operação, as soluções e preços serão bem diferentes.

O mais importante então é, defina bem qual a sua necessidade, qual o problema que você deseja resolver contratando um sistema de rastreamento veicular e depois busque aquele que melhor te atende.

De maneira geral, um sistema de rastreamento veicular trará para você um custo mensal de manutenção do serviço e um investimento inicial para a aquisição e/ou instalação dos dispositivos nos veículos.

Porém, saiba, esse é um investimento!

Como todo investimento, quando feito de maneira pensada, visando resolver uma solução real da empresa, ele trará um excelente retorno.

O que é o rastreador veicular?

Os rastreadores são dispositivos eletrônicos equipados com dispositivo GPS que decodificam informações de posicionamento, fuso horário, deslocamento, direção e velocidade. Além disso, esses dispositivos também podem avaliar sinais provenientes de sensores do veículo, atuando sobre suas saídas e controlando sirene e luzes internas.

O módulo GPS recebe as informações de latitude e longitude dos satélites em órbita terrestre, estas coordenadas são processadas dentro do equipamento que vai uni-las com as informações dos sensores do carro. Após esta formatação as informações são enviadas a central de monitoramento através da rede de telefonia, dependendo da área de cobertura da operadora utilizada.

É importante ressaltar que a depender da qualidade do sinal de telefonia no local onde o carro está, o rastreamento pode ser prejudicado ou até mesmo pode não ser possível rastrear o carro.

Diferença entre “Rastreamento Veicular” e Monitoramento de Frotas

Para uma empresa que trabalha com gestão de frotas, o rastreamento veicular é uma ferramenta muito simples, que não permite ao gestor realizar uma análise profunda da operação e obter indicadores de gestão de frotas.

O rastreamento veicular é apenas a obtenção e visualização da localização veicular.

O monitoramento de frotas consiste no acompanhamento em tempo real da posição do veículo, associado ao histórico de rotas percorridas, locais visitados e ferramentas de alerta e cercas virtuais. Alguma das principais características do monitoramento de frotas são:

  • Geolocalização dos veículos;
  • Endereço e data de cada localização;
  • Histórico de eventos (ignição ligada e desligada, início de movimento e parada, entre outros);
  • Distância percorrida;
  • Excesso de velocidade;
  • Cercas virtuais;
  • Alertas.

Desta maneira, é possível ter um relatório completo da operação de cada veículo, do início ao fim da jornada de trabalho, como horário de chegada e saída de clientes, distância percorrida, parada em locais não permitidos, a fim de analisar problemas operacionais e tomar ações para suas soluções de maneira rápida.

Além disso, é possível ter um melhor controle sob o modo de condução do motorista, produtividade do veículo, multas, consumo de combustível, entre outras informações. Sendo possível reduzir custos e aumentar a visibilidade dos processos.

Para que serve o rastreador veicular?

A principal função de um rastreador veicular é informação a localização precisa do veículo. Isso fornece segurança para o dono do veículo, pois em casos de roubos você poderá entrar em contato com a polícia e informar a localização exata para que os policiais possam realizar a recuperação do veículo.

Quando se fala de gestão de frotas, o simples rastreamento veicular é uma ferramenta básica, que permite ao gestor saber onde está cada veículo da sua frota e o que está acontecendo com ela naquele momento.

Entretanto, caso seja necessário realizar análises mais profundas sobre a operação, modo de condução do veículo e outros dados, o mais aconselhado é um sistema de monitoramento de frotas.

Vantagens do rastreamento de veículos

O rastreamento de veículos oferece uma série de vantagens que vão além da simples localização dos veículos. Aqui estão algumas das principais vantagens:

Segurança

O rastreamento de veículos aumenta a segurança da frota, o que permite a monitorização em tempo real da localização dos veículos. Em caso de roubo ou emergências, a capacidade de rastrear os veículos pode ajudar na recuperação rápida e na proteção dos ativos da empresa.

Gerenciamento mais eficiente

Com o rastreamento de veículos, o gestor de frota pode acompanhar o desempenho dos motoristas, analisar padrões de condução e identificar áreas para melhorias. Assim, sua gestão se tornará mais eficiente, com redução de custos operacionais e aumento da produtividade.

Assistência completa

Alguns sistemas de rastreamento oferecem recursos adicionais como, por exemplo, manutenção preventiva, diagnósticos de veículos e alertas de manutenção. Essas funcionalidades permitem que os veículos continuem a funcionar em condições ideais de funcionamento, o que minimiza o tempo de inatividade e os custos de manutenção.

Praticidade

O rastreamento de veículos oferece praticidade e acesso às informações da frota a qualquer momento e de qualquer lugar. Já que o serviço é feito através da internet, é possível monitorar e controlar a frota remotamente, o que torna mais simples a gestão operacional.

Qual o melhor rastreador veicular?

A escolha do melhor rastreador ou sistema de rastreamento veicular dependerá das necessidades da sua empresa. Algumas empresas estão mais focadas em segurança, outras desejam ter um maior controle operacional e realizar uma gestão de frotas completa.

Para cada caso existe um sistema de rastreamento veicular que é melhor.

Desta forma, defina quais são as suas necessidades para escolher o serviço que melhor te atende. Mas de maneira geral verifique os seguintes pontos:

  • A empresa oferece suporte técnico próximo?
  • Qual a região de cobertura do sistema de rastreamento?
  • O dispositivo de rastreamento veicular utilizado é homologado pela Anatel?
  • O sistema de rastreamento veicular também oferece relatórios gerenciais de frota?
  • A empresa utiliza plataforma de rastreamento veicular própria ou de terceiros?
  • Qual a tecnologia de rastreamento utilizada? GSM/GPRS? Radiofrequência? Satelital?
  • Qual a frequência de atualização da posição do veículo?
  • Os mapas são atualizados?

Avaliando os pontos citados você conseguirá ter uma visão mais clara de qual será o melhor rastreador ou sistema de rastreamento para a sua realidade.

Perguntas frequentes sobre rastreamento de veículos

Ainda existem dúvidas comuns sobre esse tema. Por isso, separamos algumas perguntas frequentes sobre rastreamento de veículos.

Onde instalar o rastreador veicular?

O local de instalação do rastreador veicular dependerá do modelo do rastreador e da tecnologia de comunicação utilizada pelo equipamento.

O rastreador tradicional, com sistema de localização via GPS e comunicação GSM/GPRS fica geralmente instalado em local seguro, dentro do painel do veículo, de modo que ninguém possa ver onde ele está escondido.

Muitas empresas optam por não informar aos motoristas a localização do rastreador para evitar que o mesmo seja violado ou burlado.

O rastreador que utiliza a tecnologia de comunicação satelital precisa ter a antena de satélite instalada em local aberto, pois o próprio teto do veículo funciona como uma barreira que impede a transmissão do sinal.

Assim, a antena é geralmente instalada do lado de fora, no teto, enquanto o rastreador em si também é colocado dentro do painel.

Por fim, existe o caso do rastreador que funciona através da conexão com a entrada OBD II do veículo. Este dispositivo é instalado conectado diretamente a entrada OBD II, ficando, portanto, mais visível. Em alguns casos, é possível conectar um cabo de extensão ou adaptador da entrada OBD II, porém ainda assim, o cabo estará bastante visível.

Existe rastreador veicular sem mensalidade?

Quando se pesquisa na internet sobre rastreador veicular, você irá se deparar com várias propagandas sobre rastreamento veicular sem mensalidade.

Sem mensalidade?! É isso mesmo?

Isso pode te levar a ficar tentando a querer conhecer e adotar essa solução, já que ela não terá custos. Porém, saiba, é mentira!

Todos sabemos que na vida não existe almoço grátis, então por que existiria rastreamento veicular grátis, não é mesmo?

Os sistemas que aparecem na internet como “Rastreador veicular sem mensalidade” são, na verdade, localizadores que funcionam a base de mensagem SMS. Ou seja, você envia um SMS para o dispositivo de rastreamento e ele te retorna uma resposta com as coordenadas (latitude e longitude) da posição do seu veículo. Alguns podem até oferecer um aplicativo para acompanhar a posição.

Porém, você precisará colocar um chip de celular com internet no rastreador, pagando um pacote de dados para a operadora de telefonia. Por isso, não existe rastreador sem mensalidade!

Além disso, se a empresa de telefonia perceber que o chip está sendo usado para o rastreamento veicular, ela irá cancelar o seu plano.

Por fim, é necessário ficar muito atento se o equipamento oferecido é de qualidade e é homologado pela Anatel. É muito comum nesse tipo de oferta, você encontrar dispositivos de origem e qualidade duvidosa! Fique atento!

Quanto custa rastreamento de veículos?

O custo do rastreamento de veículos pode variar com base em diversos fatores, como o fornecedor escolhido, as funcionalidades oferecidas e a escala da frota.

Além disso, alguns fornecedores podem optar por modelos de preços diferentes, como mensalidades fixas, custos por veículo ou taxas baseadas no uso.

Sendo importante avaliar as necessidades específicas da sua frota ao considerar o custo do rastreamento de veículos. Considere o retorno sobre o investimento, levando em conta as economias potenciais resultantes de uma gestão mais eficiente, segurança aprimorada e redução de custos operacionais.

Quais são os principais tipos de rastreamento de veículos?

Existem diferentes tipos de sistemas de rastreamento de veículos, cada um com suas características específicas. Os principais tipos incluem:

  • GPS: Utiliza tecnologia de posicionamento global para determinar a localização exata do veículo.
  • RFID: Usa identificação por radiofrequência para rastrear veículos e ativos.
  • Satelital: Utiliza sinais de satélites para rastrear veículos em áreas remotas ou sem cobertura GPS tradicional.
  • Bluetooth: Ideal para rastreamento de curto alcance, especialmente em locais fechados.
  • Telemetria: Além do rastreamento, fornece informações detalhadas sobre o desempenho do veículo, como consumo de combustível, padrões no modo de condução e muito mais.
  • Videotelemetria: traz mais funções que a telemetria, pois trabalha com base nas imagens coletadas pelas câmeras veiculares.

Ao escolher um sistema de rastreamento, é essencial entender as necessidades específicas da sua frota e escolher o tipo que melhor atenda a esses requisitos. Afinal, o investimento em um sistema de rastreamento adequado pode trazer benefícios significativos para a gestão da frota.

Soluções para gestão de frota Infleet

Ter uma fonte objetiva de dados de frota, fornecida por um sistema integrado de gestão de frota, pode ajudar a superar o tipo de desafio que todos os que gerenciam veículos enfrentam em algum momento.

Conte conosco para entender as suas necessidades e desenhar com você uma solução voltada para redução de custos e aumento de produtividade.

Teste aqui gratuitamente os módulos de gestão: videotelemetria, telemetria, monitoramento, checklist, gestão de abastecimento, manutenção e muito mais.

A gestão de frotas pode ser muito mais simples!

Tenha tudo na palma da sua mão e em um só lugar com o Super App Infleet para ter uma gestão de frota mais simples, fácil e eficaz.

Homem no celular

Compartilhe:

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se em nossa newsletter e receba os melhores conteúdos no seu e-mail!

plugins premium WordPress

Preencha os seus dados

Faça um teste grátis do nosso sistema de gestão de frotas

Um de nossos consultores entrará em contato para te auxiliar com o teste grátis!

"*" indica campos obrigatórios

Aceito receber comunicações e as políticas de privacidade*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Entraremos em contato em até 2 horas úteis. O contato é gratuito e sem compromisso.