Rastreamento de caminhão via satélite

Neste artigo vamos falar sobre o rastreamento de caminhões via satélite e como ele pode ajudar a sua operação e a sua gestão de frotas. Veja!
24/06/2020
4 min de leitura
Rastreamento de caminhão via satélite

O transporte rodoviário de carga é o principal meio de distribuição de produtos no Brasil. Segundo pesquisa da Fundação Dom Cabral, 75% de toda a distribuição do país é feita pela malha rodoviária, seguida pelo transporte marítimo com 9,2% e pelo transporte aéreo com apenas 5,8%.

Assim, para realizar o transporte e distribuição de cargas os caminhões precisam viajar todo o país, indo para as mais diversas e distantes regiões.

O gestor de frotas, por sua vez, precisa ter o controle da sua frota de caminhões independentemente do local onde os caminhões estão viajando. Para isso o seu aliado é o rastreamento de caminhões via satélite.

Neste artigo vamos falar sobre o rastreamento de caminhões via satélite e como ele pode ajudar a sua operação e a sua gestão de frotas.

O que é o rastreamento de caminhão via satélite

Quando se fala de rastreamento de caminhão os gestores de frota ficam muito receosos com relação à abrangência da cobertura do sistema de rastreamento e também com a precisão da posição do caminhão que o rastreador irá indicar.

O Brasil é um país de dimensões continentais, com estradas pouco seguras, de baixa qualidade e pouco policiadas. Isso faz com que o gestor queira ter o total controle sobre os seus caminhões, pois um roubo de carga irá representar um grande prejuízo.

Nesse caso, o gestor acaba ficando com muitas dúvidas a respeito da escolha do melhor tipo de rastreamento para caminhão – o rastreamento de caminhão via satélite ou o rastreamento de caminhão via rede de telefonia/internet (GSM/GPRS).

Inicialmente, é importante esclarecer que tanto o rastreador via satélite quanto o rastreador via GSM/GPRS utilizam o sistema de GPS para a determinação da posição, portanto, o nível de precisão da localização de ambos os dispositivos é muito similar.

A diferença encontra-se no modo de comunicação entre o rastreador do caminhão e a central de monitoramento. No caso do rastreador de caminhão via satélite a comunicação é feita por satélite enquanto no caso da comunicação GSM/GPRS a comunicação é feita através das antenas de telefonia.

Assim, o rastreamento de caminhões via satélite é um sistema de rastreamento que utiliza as informações dos satélites da órbita terrestre tanto para a determinação da posição quanto para a comunicação com a central de monitoramento.

Como funciona o rastreamento de caminhão via satélite

O rastreamento de caminhão via satélite funciona através da tecnologia GPS (Global Positioning System).

A tecnologia GPS utiliza o sinal dos vários satélites que estão na órbita terrestre, realizam a triangulação do sinal e a partir disso determinam a posição do veículo com grande precisão.

Posteriormente, essa informação da latitude e longitude do caminhão é enviada, também através do sistema de satélites para a central de monitoramento, que recebe, processa e trata os dados para permitir que você visualize a posição no mapa.

Essa determinação da posição e comunicação é feita para qualquer coisa em qualquer local da superfície terrestre. Ou seja, até mesmo no local mais remoto do país o seu caminhão estará sendo rastreado.

Benefícios do rastreamento de caminhão via satélite

O sistema de rastreamento de caminhão via satélite tem basicamente as mesmas funcionalidades de um sistema de rastreamento via GSM/GPRS. Ambos sistemas permitem a visualização da posição, histórico de rotas, controle de velocidade e outros relatórios.

O grande benefício do sistema de rastreamento via satélite e a sua maior área de cobertura, com ele você nunca perderá sinal.

Entretanto, existem duas grandes desvantagens: o preço e a frequência de atualização.

Os sistemas de rastreamento via satélite tem em média taxas de atualização da posição a cada 5 ou 10 minutos, enquanto os sistemas de rastreamento via rede de telefonia atualização a cada 30 segundos a 3 minutos.

Melhor empresa de rastreamento de caminhão via satélite

A escolha do melhor rastreador ou sistema de rastreamento de caminhão dependerá das necessidades da sua empresa. Algumas empresas estão mais focadas em segurança outras desejam ter um maior controle operacional e realizar uma gestão de frotas completa.

Para cada caso existe um sistema de rastreamento veicular que é melhor.

Desta forma, defina quais são as suas necessidades para escolher o serviço que melhor te atende. Mas de maneira geral verifique os seguintes pontos:

  • A empresa oferece suporte técnico próximo?
  • Qual a região de cobertura do sistema de rastreamento?
  • O dispositivo de rastreamento veicular utilizado é homologado pela Anatel?
  • O sistema de rastreamento veicular também oferece relatórios gerenciais de frota?
  • A empresa utiliza plataforma de rastreamento veicular própria ou de terceiros?
  • Qual a frequência de atualização da posição do veículo?
  • Os mapas são atualizados?

Avaliando os pontos citados você conseguirá ter uma visão mais clara de qual será o melhor rastreador ou sistema de rastreamento para a sua realidade.

Qual o valor do rastreamento de caminhão via satélite

Essa é uma pergunta cuja resposta não é tão simples e direta quanto parece.

Uma das principais desvantagens do rastreamento de caminhão via satélite com relação ao rastreamento via rede de telefonia é o preço, que é muito superior.

É preciso avaliar com muito cuidado a relação entre custo e benefício antes de tomar essa decisão, pois um equipamento de rastreamento satelital é um investimento grande.

O custo de um sistema de rastreamento via satélite vai depender muito da sua necessidade, frequência de atualização, funcionalidades extras desejadas entre outros.

O mais importante então é, defina bem qual a sua necessidade, qual o problema que você deseja resolver contratando um sistema de rastreamento veicular e depois busque aquele que melhor te atende.

O mais comum é que o rastreamento de caminhão via satélite seja aplicado em situações em que ocorre o transporte de cargas muito valiosas ou quando o caminhão trafega quase sempre por regiões que não tem sinal de telefonia.

De maneira geral indica-se que seja feito o uso do rastreador com tecnologia GSM e comunicação via internet, pois o custo é mais acessível.

A gestão de frotas pode ser muito mais simples!

Tenha tudo na palma da sua mão e em um só lugar com o Super App Infleet para ter uma gestão de frota mais simples, fácil e eficaz.

Homem no celular

Compartilhe:

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se em nossa newsletter e receba os melhores conteúdos no seu e-mail!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Materiais gratuitos

Tenha acesso aos nossos materiais gratuitos

Diversos materiais gratuitos e atualizados da Infleet com informações que podem ajudar na gestão da sua frota.

Materiais

Clientes e parceiros

O que os nossos clientes dizem

Clientes e parceiros que inovam na gestão de frotas com o Super App Infleet

São diversas empresas que se beneficiam com as funcionalidades que o Super App Infleet traz para a sua gestão de frota.

plugins premium WordPress

Preencha os seus dados

Faça um teste grátis do nosso sistema de gestão de frotas

Um de nossos consultores entrará em contato para te auxiliar com o teste grátis!

"*" indica campos obrigatórios

Aceito receber comunicações e as políticas de privacidade*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Entraremos em contato em até 2 horas úteis. O contato é gratuito e sem compromisso.