Como incentivar o motorista a reduzir os custos na frota?

Separamos esse artigo para mostrar como você pode incentivar o seu motorista a reduzir os custos na frota. Vem conferir e boa leitura!
17/01/2024
4 min de leitura

Redução de custos é uma das prioridades na sua frota? Se a resposta for positiva, pode ter certeza de que treinar os motoristas e mantê-los incentivados é uma das melhores estratégias que você pode adotar.

Além de garantir a segurança, uma boa condução traz uma série de benefícios para todos os envolvidos. Claro que a tecnologia é uma excelente aliada, mas o fator humano jamais deve ser deixado de lado.

Por isso, separamos esse artigo para mostrar como você pode incentivar o seu motorista a reduzir os custos na frota. Vem conferir.

Dados para acompanhar na sua frota

Antes de falar sobre a redução de custos, vamos comentar sobre alguns fatores. É importante ressaltar que a segurança e prevenção de vidas são mais importantes que o retorno financeiro.

Vale relembrar que a frota brasileira conta com quase 60 milhões de veículos circulando em todo o país. Segundo dados do Observatório Nacional de Segurança Viária, 90% dos acidentes no Brasil são causados por falha humana. 

Conforme o Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea), em 2021, foram 64.515 acidentes, sendo 5.395 óbitos em ocorrências envolvendo transportes terrestres. 

As cinco principais causas desses acidentes foram:

  • Falta de atenção (34,9%)
  • Desobediência à sinalização (12,9%)
  • Velocidade incompatível (10,4%)
  • Não guardar distância segura (7,9%)
  • Álcool (7,9%)

Além de acidentes, existem outras infrações geradas pela má condução. Segundo o relatório do Registro Nacional de Infrações de Trânsito (Renainf), as infrações mais cometidas são:

  • Excesso de velocidade;
  • Avanço de sinal vermelho;
  • Não utilização do cinto de segurança;
  • Estacionamento na calçada;
  • Manuseio do celular ao volante.

De infração leve a gravíssima, é importante ficar atento o que mais se repete na sua empresa para tomar medidas corretivas como também educativas.

Pois, quanto maior a velocidade do veículo, menor o tempo que o motorista consegue parar. A cada 1 km de acréscimo, a chance de ocorrer um acidente aumenta em 3% e em 4% a 5% o risco de morte. Ou seja, não é somente uma cometer uma infração, mas colocar a vida em risco.

São gastos com multas, reparos em veículos, tempo parado, mas também devemos ressaltar que estamos nos referindo ao cuidado com a vida humana.

5 dicas para incentivar seu motorista a reduzir custos com a frota

Os números assustam, mas a realidade pode ser mudada a partir da consciência de todos. Então, separamos essas 5 dicas para você aplicar com os motoristas da sua frota.

1. Escute mais o seu motorista

Busque ter uma rotina onde possa conversar com os motoristas de forma semanal ou até mais vezes durante a semana.

Essas conversas podem ajudar em diversos aspectos, como:

  • Promover mais a segurança na operação;
  • Esclarecer dúvidas sobre a empresa;
  • Instruir e motivar os motoristas e colaboradores. 

Aproveite esses encontros para dar explicações práticas. Por exemplo, se existir no trajeto dos seus motoristas um trecho que seja necessário o uso de uma velocidade muito menor do que a permitida pela via, você pode acessar o seu software de monitoramento e mostrar para eles qual a velocidade média que os seus veículos têm passado por esse local.

Outra ação durante a conversa é que os próprios motoristas possam contribuir com alguma sugestão de assunto. A ideia é que eles tenham espaço para serem ouvidos e encontrar meios para que a operação ocorra da melhor forma.

2. Realize treinamento contínuos

Uma das estratégias pode ser o ranking dos motoristas. Essa ferramenta pode incluir uma variedade de fatores para sua análise, como:

  • Pontualidade;
  • Segurança ao dirigir;
  • Consumo de combustível;
  • Quantidade de manutenções;
  • Satisfação dos clientes;
  • Adesão às políticas da empresa.

De forma que você pode oferecer treinamentos mais específicos para cada um. Ou você acha que o motorista em primeiro lugar precisa participar da mesma capacitação de quem está em último?

Com o ranking, é possível aumentar sua produtividade em até 20% e melhorar os resultados da operação e, consequentemente, reduzir a ocorrência de sinistros no trânsito.

Confira mais sobre a importância do treinamento para os motoristas nesse episódio do nosso podcast:

3. Dê feedbacks mais assertivos

Já que citamos o ranking dos motoristas, com os dados fornecidos por essa ferramenta permitem que você entenda o comportamento dos motoristas ao volante. Assim, a chance de você fornecer feedbacks mais assertivos é grande.

Afinal, o seu motorista não quer ouvir sobre um quem não coloca o cinto de segurança, sendo que essa é a primeira atitude que ele faz ao entrar no veículo.

Pense que a conversa precisa ser objetiva, estratégica e certeira. Pois, sabemos que o tempo é valioso para todos na empresa. Então, busque fornecer feedbacks que faça a diferença no dia a dia para o seu motorista.

4. Invista mais em tecnologia

Sabemos que a gestão de frota que deseja ter resultados expressivos não existe mais sem tecnologia. Com tantas ferramentas no mercado, é importante que você escolha a melhor para suprir suas necessidades. 

Você pode adquirir o Super App Infleet e ter várias funcionalidades para a gestão da sua frota e verificar os dados sempre que for necessário. Entre elas, você pode ter:

  • Videotelemetria;
  • Telemetria;
  • Monitoramento;
  • Manutenção;
  • Abastecimento;
  • Checklist digital.

São várias funções disponíveis que permitem identificar melhorias para sua frota. Ou seja, é uma análise completa da sua frota na palma da sua mão. Além de trazer mais segurança para o seu motorista.

Assim, não precisa ter uma série de planilhas ou vários aplicativos se você pode ter tudo centralizado em um único lugar, no Super App Infleet.

5. Ofereça bônus interessantes

Se você já tem tecnologia ao seu dispor, espaço para conversas, feedbacks e treinamentos contínuos, nada melhor do que oferecer bônus que sejam interessantes para os seus motoristas.

Essa prática é antiga no mercado, mas pode confiar que esse bônus faz diferença para os envolvidos. Seja um voucher no iFood, um dia em um hotel da cidade ou até mesmo um 14º salário. 

Claro que tudo vai depender dos resultados alcançados pela empresa, do desempenho do motorista e dos recursos disponíveis.

O importante é que seu motorista saiba que ele é peça fundamental na frota, que faz parte da operação, sendo um dos pilares para que tudo funcione corretamente.

Vale ressaltar que essas estratégias podem ser aplicadas de modo mais prático, fácil e eficiente com um ótimo sistema para a gestão de frota. E nós, da Infleet, estamos aqui para facilitar o seu dia a dia.

Ficou interessado e quer saber mais? Então, entre em contato agora mesmo. Estamos aqui para ajudar a tornar sua operação de frota mais segura e eficiente.

A gestão de frotas pode ser muito mais simples!

Tenha tudo na palma da sua mão e em um só lugar com o Super App Infleet para ter uma gestão de frota mais simples, fácil e eficaz.

Homem no celular

Compartilhe:

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se em nossa newsletter e receba os melhores conteúdos no seu e-mail!

plugins premium WordPress

Preencha os seus dados

Faça um teste grátis do nosso sistema de gestão de frotas

Um de nossos consultores entrará em contato para te auxiliar com o teste grátis!

"*" indica campos obrigatórios

Aceito receber comunicações e as políticas de privacidade*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Entraremos em contato em até 2 horas úteis. O contato é gratuito e sem compromisso.