Telemetria, monitoramento ou rastreamento para gestão de frotas?

Entenda a diferença entre telemetria e monitoramento e saiba como essas tecnologias podem ajudar sua gestão de frotas. Confira no artigo.
25/01/2023
3 min de leitura
Telemetria, monitoramento ou rastreamento para gestão de frotas?

Ter um sistema de gestão para controle de frotas é indispensável para as empresas que buscam por melhores resultados. Além da redução de custos, a tecnologia é uma excelente aliada para proteção da vida humana como os bens materiais.

No mercado, existem diversas soluções que auxiliam a gestão de frota como, por exemplo, o monitoramento e a telemetria. O que resultado, em alguns casos, dúvidas sobre qual tecnologia o gestor deve escolher para sua frota.

Por isso, separamos alguns tópicos que podem ajudar a esclarecer essas dúvidas e auxiliar nessa tomada de decisão. Confira mais no artigo a seguir.

O que é telemetria?

A telemetria é a medição de dados de forma remota que pode ser feita em tempo real. Essa tecnologia é bastante comum no uso de veículos, mas pode ser aplicada em diferentes setores.

A telemetria veicular permite a transmissão e recepção sobre as condições dos componentes do veículo. Esses dados são acessados, a qualquer momento, dentro do seu sistema. Assim, os usuários que tiverem acesso podem verificar sempre que for necessário e consultar o histórico do veículo.

Com a telemetria, é possível medir velocidade, distâncias percorridas, localização, consumo de combustível e muito mais. Além disso, ela auxilia na condução dos motoristas com objetivo de aumenta a segurança do condutor, evitar acidentes e reduzir os custos da operação.

Algumas vantagens do uso da telemetria são:

  • Reduzir riscos de acidentes, número de sinistros e multas;
  • Avaliar o tempo de cada rota e distâncias percorridas;
  • Acompanhar deslocamentos realizados dentro e fora do horário comercial;
  • Identificar infrações de aceleração e frenagens bruscas;
  • Planejar manutenções preventivas e troca de veículos;
  • Reduzir custos com manutenções corretivas;
  • Ter indicadores por condutor;
  • Analisar os dados a qualquer momento e consultar o histórico.

O que é monitoramento?

O monitoramento consiste em observar os componentes de cada operação que são: a carga, o veículo e o condutor. Isso acontece durante todo o percurso que vai desde o carregamento até o seu destino.

Por meio dessa tecnologia, é possível coletar e analisar informações de cada rota com objetivo de evitar maiores danos. Com os dados em mãos, o gestor pode prever desvios de rota em determinado período, situações de riscos ou oferecer pontos de apoio quando forem solicitados.

Além disso, o monitoramento notifica os responsáveis pela frota sempre que acontece algum evento inesperado e solicita uma intervenção como, por exemplo, roupas, sequestros, congestionamentos, entre outros. O que contribui para manter o patrimônio da empresa e a vida do condutor em total segurança.

O monitoramento ainda pode ser realizado com uso de outras tecnologias. Sistemas de GPS, sinais de radiofrequência, câmera de vídeo, celulares, são alguns exemplos do que pode ser utilizados.

Alguns dos benefícios do monitoramento:

  • Maior preparamento para diferentes situações;
  • Acompanhamento da carga em tempo real;
  • Análise do carregamento durante todo seu trajeto;
  • Registro das imagens do monitoramento.

O que é rastreamento?

O rastreamento de frota consiste em localizar o veículo utilizando o GPS. Assim, o gestor pode acompanhar a localização do veículo durante todo o trajeto.

O principal objetivo dessa tecnologia é permitir que a empresa possa recuperar seus veículos em caso de roubos e furtos. Mas, também auxilia no planejamento de rotas e controle de paradas.

Outras vantagens de utilizar o rastreamento são:

  • Gerenciar o tamanho da frota;
  • Analisar melhor as rotas;
  • Ter um panorama de deslocamentos;
  • Tempo em campo de cada veículo;
  • Pontos de parada;
  • Controle do tempo de jornada.

Qual o melhor para sua frota?

Tudo vai depender das necessidades, objetivos e o tamanho da frota.

Por exemplo, o rastreamento é indicado para as frotas menores, e buscam somente localizar onde o veículo está e elaborar melhores rotas de percurso. Além de auxiliar de forma imediata em casos de roubos e furtos, garantindo uma segurança para o condutor também.

No entanto, para as frotas que precisam ter um maior controle sobre a operação de logística, o uso da telemetria é o mais recomendado. Isso por o sistema ser o mais completo de todos e traz diversos indicadores para o gestor acompanhar em relação aos veículos como os motoristas.

Além de facilitar o trabalho do gestor, a telemetria permite um desempenho máximo da frota, redução de custos e aumento de lucros. Vale ressaltar que todos os seus dados podem ser acompanhados em tempo real.

Pensando nisso que o Super App Infleet tem um sistema para facilitar ainda mais a sua gestão de frota. Com videotelemetria, é possível ter vários indicadores que ajudam a entender o comportamento de cada motorista, acompanhar o desempenho do veículo e decidir as melhores estratégias para a operação de logística.

Sua empresa tem telemetria? Entre em contato, converse com nosso time de especialista e confira os nossos diferenciais.

A gestão de frotas pode ser muito mais simples!

Tenha tudo na palma da sua mão e em um só lugar com o Super App Infleet para ter uma gestão de frota mais simples, fácil e eficaz.

Compartilhe:

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se em nossa newsletter e receba os melhores conteúdos no seu e-mail!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Materiais gratuitos

Tenha acesso aos nossos materiais gratuitos

Diversos materiais gratuitos e atualizados da Infleet com informações que podem ajudar na gestão da sua frota.

Clientes e parceiros

O que os nossos clientes dizem

Clientes e parceiros que inovam na gestão de frotas com o Super App Infleet

São diversas empresas que se beneficiam com as funcionalidades que o Super App Infleet traz para a sua gestão de frota.

plugins premium WordPress

Preencha os seus dados

Faça um teste grátis do nosso sistema de gestão de frotas

Um de nossos consultores entrará em contato para te auxiliar com o teste grátis!

"*" indica campos obrigatórios

Aceito receber comunicações e as políticas de privacidade*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Entraremos em contato em até 2 horas úteis. O contato é gratuito e sem compromisso.