O que é telemetria veicular e como funciona?

Confira o que é como funciona a telemetria veicular e como essa tecnologia pode ajudar na gestão de frotas.
01/06/2024
11 min de leitura

Um carro ou caminhão em movimento geram uma grande quantidade de dados sobre o que está acontecendo durante a viagem. De acordo, com relatório da McKinsey & Company um veículo consegue gerar até 25 GB de informação por hora, o que seria informação para encher 445 DVDs por mês! É muita informação!

E o para que serve toda essa informação?

Imagine, você, gestor de frotas, um mundo onde você tenha acesso a tudo que está ocorrendo com o seu veículo em tempo real na palma da sua mão ou no seu computador. Localização, velocidade, RPM, temperatura do motor, consumo de combustível, diagnósticos de falha, qualidade da direção do motorista. Seria sensacional, não é mesmo?

Então, é para te fornecer esse tipo informação e muito mais que serve a telemetria veicular.

O que é telemetria veicular?

A telemetria não está restrita a aplicações automotivas. Telemetria é a medição de dados de maneira remota. “Tele”, quer dizer remotamente, e “metria”, quer dizer medição.

Então, telemetria é basicamente a realização de uma medição à distância, remota.

Mas, no contexto automotivo, o que isso quer dizer?

A telemetria veicular é um sistema capaz de coletar dados diversos do veículo, como RPM, velocidade, localização, consumo de combustível e temperatura do motor de maneira remota e enviá-los a uma central para processamento, armazenamento e disponibilização ao gestor de frotas.

A telemetria veicular permite com que esses dados sejam disponibilizados em tempo real para o gestor de frotas, para auxiliá-lo na tomada de decisão e controle da operação. Assim, o gestor será capaz de tomar decisões estratégicas mais rapidamente e de maneira mais assertiva, otimizando a sua operação e reduzindo custos com a sua frota.

telemetria
O que é telemetria veicular?

Qual é o principal objetivo da telemetria?

A telemetria tem como objetivo principal captar dados veiculares e transmiti-los a central de monitoramento para que o gestor possa analisá-los e tenha informações que sirvam de base para auxiliar a sua tomada de decisão.

Dentre os muitos usos da telemetria os principais são para controle de segurança, modo de condução do motorista, combustível e manutenção.

Como funciona a telemetria veicular?

Normalmente, um sistema de telemetria veicular funciona da seguinte forma:

Um equipamento é instalado no veículo para captar as informações referente a sua operação. Por sinais de rádio, rede de telefonia ou satélite, essas informações são enviadas a um servidor na central de monitoramento.

Os dados armazenados no servidor são tratados pelo sistema de gestão de frotas e ficam disponíveis para o gestor acessar. Dentro do sistema o gestor tem acesso a diversos relatórios, que compilam e analisam os dados de acordo com a sua necessidade. Alguns parâmetros analisados na telemetria veicular são:

  • Velocidade;
  • Torque;
  • Dados do motor: RPM, temperatura, pressão na ignição, status (ligado ou desligado);
  • Dados gerais: Temperatura do freio, óleo, água, combustível e sensores diversos instalados no veículo;

Com relação à forma de captura de dados existem dois modelos de sistema de telemetria veicular: a telemetria veicular analógica e a telemetria veicular digital.

Telemetria veicular analógica

A telemetria veicular analógica depende da instalação de diversos sensores no veículo para a medição de cada parâmetro que deseja controlar. O acompanhamento de dados é feito sensor a sensor.

Por exemplo, se você quer controlar o RPM do veículo é necessário instalar um sensor que fará o cálculo do valor no contagiro e calibrar o sensor para cada veículo.

Se depois você quiser ler o odômetro, você terá que instalar um novo sensor e também calibrá-lo.

A principal vantagem desse método é a sua ampla abrangência e compatibilidade com diversos modelos de veículos, inclusive os mais antigos. Porém, é um sistema muito mais complexo de instalar e manter, pois necessita da instalação de diversos sensores em partes diferentes do veículo, que precisam ser calibrados periodicamente (a cada 3 ou 6 meses) para que as leituras mantenham o nível de exatidão e precisão desejados.

Telemetria veicular digital

A telemetria veicular digital se baseia na leitura de dados a partir da central eletrônica do veículo, o computador de bordo.

A partir de 2009, foram estabelecidos padrões internacionais que facilitam a leitura dessas informações. No veículos pesados, com caminhões, as informações trafegam em uma rede chamada Rede CAN (Controller Area Network).

Todos os sensores que o próprio fabricante do caminhão instala no veículo enviam suas informações para o computador de bordo através dessa rede. Então, podemos ter acesso a tudo que está acontecendo com o veículo.

Assim, é necessário apenas a instalação de um dispositivo para a leitura da rede, não sendo necessário um conjunto novo de sensores como na telemetria veicular analógica.

Lendo diretamente da rede do veículo, a telemetria digital fornece informações muito mais precisas e em maior variedade.

10 Benefícios da telemetria veicular

1. Economia de combustível

O sistema de telemetria irá te fornecer dados reais e precisos a respeito do consumo de combustível de cada veículo da sua frota. Assim, você poderá comparar o consumo real e o planejado, avaliar desvios com relação ao valor desejado e a partir disso definir um plano de ação para melhorar a eficiência da sua frota.

Além disso, a telemetria fornece dados para a avaliação do modo de condução dos motoristas, permitindo identificar comportamentos que aumentam o consumo do veículo. Você poderá então, treinar os motoristas em hábitos de direção econômica, promovendo a redução dos custos de combustível na sua empresa.

2. Redução de custos com manutenção

A telemetria veicular te fornece os dados necessários para que você crie e gerencie o seu plano de manutenção preventiva, além de auxiliar na previsão de problemas futuros e evitá-los com manutenções preventivas.

Os dados de telemetria, ainda te auxiliam na automação dos processos de manutenção e permitem com que você tome decisões baseada em dados, sendo mais assertivo nas suas escolhas.

De maneira geral, os dados de telemetria te permitem monitorar o padrão de condução de cada motorista, manutenção veicular, alertas de problemas e uma visão geral da saúde do veículo.

3. Controle do modo de condução dos motoristas

Como comentado anteriormente, o desgaste de pneus e o consumo de combustível, os quais representam, respectivamente, 8% e 35% dos custos variáveis de uma empresa de transportes, e o custo com manutenção representam a maioria do custo variável de uma frota.

Além disso, o que eles têm em comum? Todos esses fatores são diretamente impactados pelo modo de condução do motorista.

Freadas, curvas e acelerações bruscas, RPM fora do indicado, dirigir na banguela, excesso de velocidade para o peso do veículo, parar o veículo e mantê-lo ligado. Tudo isso são hábitos ruins de direção dos motoristas que impactam diretamente no consumo de combustível, desgaste e vida útil das peças e dos pneus e, portanto, nos custos.

Os sistemas de telemetria permitem com que todas essas variáveis sejam controladas pelo gestor de frotas, para que ele avalie com informações precisas os seus motoristas, crie planos de treinamento para os que apresentam notas baixas no ranking e premie aqueles que apresentam notas altas.

Veja aqui maiores detalhes sobre a telemetria: “Como a telemetria pode te ajudar a reduzir custos”.

No cenário atual da gestão de frotas, essa tem se mostrado a grande tendência. O uso de dados para avaliação de performance, associado a uma boa política de pessoas, faz com que os custos da empresa sejam reduzidos significativamente.

Reduza custos e melhore a eficiência com a telemetria

4. Redução de acidentes

Outro aspecto importante relacionado ao controle do modo de direção do motorista é que isso também permitirá uma direção mais segura, que resultará em menos multas e acidentes.

Você sabia que, de acordo com o Observatório de Segurança Viária, 90% dos acidentes de trânsito são provocados por falha humana e que, de acordo com o Ministério da Infraestrutura, 50% dos acidentes são provocados por imprudência?

Muitos gestores ficam muito mais preocupados com roubo de carga do que com o modo de condução do seu motorista, porém, segundo a Associação de Gestão de Despesas de Veículos, acidentes envolvendo caminhões podem ser até 12 vezes mais custos do que roubo de carga nas estradas.

Portanto, monitore seus motoristas, crie um plano de avaliação, premie os melhores e treine os que apresentam hábitos ruins. Isso irá reduzir grandes custos com a sua frota.

5. Gestão de frotas eficiente

Para uma gestão eficiente da frota o gestor deve analisar todos os dados disponíveis de todos os aspectos da sua operação. O gerenciamento de dados com base em papel e caneta e muito demorado e inseguro, não permitindo um acesso rápido e confiável à informação.

Os dados de telemetria podem ser agrupados em formatos diferentes para a criação de diversos relatórios gerenciais de frotas.

Por exemplo, o modo de condução de cada motorista pode ser utilizado para a criação de um ranking de motoristas, para seja feita uma avaliação do modo de condução individual, premiando os melhores motoristas e treinando aqueles que apresentarem um desempenho mais baixo.

Relatórios de manutenção preventiva, quilometragem percorrida e rotas realizadas também podem ser obtidos a partir do sistema de telemetria veicular.

Essas práticas irão te ajudar a implementar uma cultura de condução econômica, baseada em dados, imprescindível para a redução de custos na empresa.

6. Sustentabilidade ambiental

A  telemetria contribui indiretamente com a sustentabilidade, pois ela auxilia no planejamento de rotas mais eficientes, nas manutenções preventivas e na orientação dos condutores com maus hábitos de consumo.

Assim, o gestor pode avaliar os dados e corrigir alguns problemas no dia a dia da operação. Por exemplo, enviar um alerta quando o veículo estiver parado com o motor ligado por muito tempo. Além de contribuir com a redução do consumo de combustível, essa prática também diminui a poluição causada pelos automóveis.

7. Controle e monitoramento do perfil de dirigibilidade

Com os dados coletados do veículo e do modo de condução, a telemetria veicular permite monitorar o comportamento do motorista. Assim, o gestor pode verificar quem dirige com excesso de velocidade, frenagens bruscas ou curvas acentuadas, por exemplo.

A partir dessa análise, o gestor consegue identificar hábitos de condução inadequados e procurar meios para correção. Seja através de treinamentos específicos ou até mesmo com bônus para aqueles com bons modos de condução.

Essa mudança contribui para melhorar a segurança nas estradas e reduzir o risco de acidentes.

telemetria veicular
A telemetria veicular oferece diversos benefícios para a gestão de frota

8. Aumento da vida útil dos veículos

A telemetria veicular permite um controle detalhado de cada veículo da frota, ajudando a identificar problemas mecânicos antes que se tornem críticos.

Através de alertas e relatórios, é possível acompanhar o desgaste dos componentes e garantir que manutenções preventivas sejam feitas no tempo adequado. Com isso, a vida útil dos veículos é estendida, já que pequenas falhas são identificadas e tratadas antes de se transformarem em problemas maiores e mais caros.

Além disso, a telemetria oferece insights sobre o uso dos veículos e o impacto do comportamento do motorista na conservação dos ativos. Por exemplo, frenagens bruscas e acelerações rápidas podem causar desgaste desnecessário em freios e pneus. Monitorar essas variáveis ajuda a implementar práticas de condução mais suaves, prolongando a vida útil dos veículos e minimizando custos de manutenção.

9. Geração de relatórios com dados úteis

Os sistemas de telemetria fornecem uma grande quantidade de dados em tempo real, que são compilados em relatórios detalhados. Esses relatórios trazem um panorama completo do desempenho da frota, facilitando a identificação de padrões de uso e de consumo de combustível, comportamento dos motoristas e até anomalias mecânicas.

Com isso, a análise desses dados se torna fundamental para otimizar operações e reduzir custos.

Esses relatórios podem ser ajustados para incluir métricas de acordo com as necessidades da empresa, como consumo médio de combustível, distância percorrida e intervalos de manutenção. Assim, o gestor de frota consegue identificar gargalos operacionais e criar estratégias mais eficientes para o uso dos veículos, além de planejar manutenções preventivas com mais precisão.

10. Identificação de melhores rotas e trechos perigosos

Com a telemetria, é possível mapear as rotas mais seguras e identificar trechos perigosos, garantindo a segurança dos motoristas e reduzindo custos relacionados a acidentes.

Vale destacar que, ao monitorar o desempenho da frota em diversas rotas, os sistemas de telemetria registram informações como a velocidade média, o tempo de parada e a frequência de incidentes em determinados locais.

Com base nesses dados, gestores de frotas podem estabelecer rotas alternativas que sejam mais seguras e econômicas. Além disso, identificar trechos perigosos permite orientar motoristas a adotarem mais cautela em áreas específicas, reduzindo riscos e proporcionando uma operação mais segura e eficiente.

Rastreamento veicular ou telemetria: qual escolher para a sua gestão?

Telemetria e rastreamento são tecnologias bastante diferentes.

O sistema de telemetria também oferece o rastreamento, ou seja, realiza a medição da posição do veículo remotamente e a disponibiliza para o gestor de frotas em um sistema.

No entanto, o sistema de telemetria é muito mais completo e abrangente do que o sistema de rastreamento veicular, uma vez que fornece uma série de outras informações úteis para o gestor no controle da sua operação.

Assim, empresas que buscam maior controle e eficiência operam melhor com a telemetria, pois essa tecnologia fornece uma gama completa de informações para uma análise detalhada, enquanto o rastreamento limita-se ao monitoramento da localização em tempo real.

Diferenças entre telemetria e videotelemetria

A telemetria é uma tecnologia que permite a coleta remota e o monitoramento de dados de um veículo em tempo real. Enquanto a videotelemetria é uma evolução da telemetria, pois inclui o registro de imagens de vídeo associadas aos dados coletados.

As duas tecnologias trabalham com sensores e dispositivos instalados no veículo, informações como velocidade, rotação do motor, consumo de combustível, temperatura, pressão dos pneus e outras variáveis ​​são capturadas e enviadas para uma plataforma centralizada.

Além das informações já fornecidas pela telemetria, a videotelemetria também capta imagens da cabine do motorista e do ambiente externo do veículos. Assim, oferece uma visão mais abrangente do que está acontecendo durante a condução.

Esses dados são analisados, sempre que for necessário, para a tomada de decisão do gestor em relação ao veículo ou ao motorista.

Na gestão de frota, a telemetria traz diversas vantagens como:

  • Monitoramento em tempo real: Com a telemetria, os gestores de frota podem acompanhar em tempo real o desempenho de seus veículos, bem como a localização e o status da carga.
  • Redução de custos: A telemetria permite a identificação de padrões de consumo de combustível, manutenções e otimização de rotas, resultando em redução de gastos operacionais.
  • Manutenção preventiva: Os dados coletados pela telemetria permitem que a equipe de manutenção identifique problemas em potencial antes que eles se tornem grandes falhas, o que reduz o tempo de inatividade dos veículos.
  • Melhoria da segurança: Com informações precisas sobre o comportamento dos motoristas, é possível implementar programas de treinamento e incentivar uma condução mais segura.

Enquanto, a videotelemetria traz diversas vantagens como:

  • Análise detalhada de incidentes: As imagens de vídeo permitem uma análise mais aprofundada de incidentes de trânsito, como acidentes e colisões, fornecendo evidências claras em caso de disputas legais ou para fins de seguro.
  • Comportamento do motorista: As imagens da cabine do motorista possibilitam avaliar o comportamento do condutor, já que identifica práticas perigosas, distrações e outros fatores que possam afetar a segurança da condução.
  • Prevenção de fraudes: As imagens de vídeo também podem ser usadas para identificar e prevenir fraudes relacionadas a roubos, vandalismo ou comportamento inadequado dos motoristas.

Aproveite para conferir mais sobre a videotelemetria no vídeo abaixo:

Como escolher um sistema de telemetria veicular?

O primeiro passo é definir as necessidades específicas da sua gestão de frotas. Afinal, o mercado tem várias opções sendo importante avaliar o melhor custo benefício.

Ao escolher a telemetria para sua empresa, lembre-se de avaliar a solução oferecida como também prazos de instalação, configuração do sistema e compatibilidade com os sistemas que você já utiliza.

Entre os principais fatores a serem considerados estão:

  • Escalabilidade: Escolher um sistema que possa crescer junto com a frota é essencial para empresas que planejam expandir suas operações;
  • Facilidade de integração: Um bom sistema de telemetria deve se integrar com outras ferramentas de gestão, como softwares de ERP, possibilitando uma visão unificada das operações;
  • Interface intuitiva: É fundamental que o sistema seja fácil de usar, com uma interface que permita aos gestores um acesso rápido e claro aos dados;
  • Segurança dos dados: A proteção das informações é essencial, especialmente quando os dados contêm detalhes sobre localização e desempenho dos veículos;
  • Suporte técnico: O suporte técnico é indispensável para a resolução rápida de problemas e para o bom funcionamento do sistema a longo prazo.

A escolha de um sistema de telemetria de qualidade é um passo importante para transformar a gestão de frotas. Busque por empresas que priorizam a telemetria, como a Infleet, pois elas tem essas e outras soluções que contribuem para redução nos custos operacionais e um aumento na eficiência de suas operações.

A telemetria é mais uma aliada para que as empresas busquem melhores resultados, redução de custos e segurança para sua equipe. 

Conte conosco para entender as suas necessidades e desenhar com você uma solução voltada para redução de custos e aumento de produtividade.

Agende uma demonstração com um de nossos especialistas e conheça os módulos de gestão: videotelemetria, telemetria, monitoramento, checklist, gestão de abastecimento, manutenção e muito mais.

A gestão de frotas pode ser muito mais simples!

Tenha tudo na palma da sua mão e em um só lugar com o Super App Infleet para ter uma gestão de frota mais simples, fácil e eficaz.

Homem no celular

Compartilhe:

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se em nossa newsletter e receba os melhores conteúdos no seu e-mail!

plugins premium WordPress

Preencha os seus dados

Faça um teste grátis do nosso sistema de gestão de frotas

Um de nossos consultores entrará em contato para te auxiliar com o teste grátis!

"*" indica campos obrigatórios

Aceito receber comunicações e as políticas de privacidade*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Entraremos em contato em até 2 horas úteis. O contato é gratuito e sem compromisso.