5 dicas para gerenciar a manutenção de equipamentos agrícolas

5 dicas para gerenciar a manutenção de equipamentos agrícolas

A agricultura é a espinha dorsal de nossa sociedade, por isso é essencial ter uma estratégia eficaz na gestão da manutenção de equipamentos agrícolas. Sem ativos que funcionem adequadamente, sua equipe fica impedida de fazer atividades inerentes à rotina como colher a plantação ou cuidar do gado.

Acompanhar as tarefas de manutenção pode ser difícil para os agricultores. Além de terem um cronograma apertado, muitos ainda usam quadros brancos para manter em dia o registro das manutenções.

Algumas fazendas utilizam planilhas para gerenciar seus ativos. Embora esses softwares possam auxiliar na gestão da manutenção do equipamento, eles não fornecem visibilidade completa dos dados da sua frota. Além disso, eles também não fornecem uma solução que permita gerenciar a manutenção e, ao mesmo tempo, ficar conectado à sua equipe.

Soluções antiquadas como essas são ineficientes, desorganizadas e costumam fazer com que você fique para trás nas tarefas de manutenção.

Em um setor em que tanto depende, os agricultores precisam de uma solução simples para gerenciar a manutenção e evitar o tempo de inatividade.

Um software de gestão de equipamentos agrícolas pode ser uma ferramenta fácil de usar e compatível com dispositivos móveis que permite o acompanhamento dos cronogramas de manutenção e colabore com sua equipe.

Com a visibilidade abrangente das operações, é possível compreender a integridade da sua frota e gerenciar a manutenção de forma proativa.

1. Adote uma abordagem proativa para a manutenção de equipamentos agrícolas

Os agricultores são responsáveis ​​por uma variedade de equipamentos. De máquinas pesadas, como tratores e colheitadeiras, a equipamentos menores como cultivadores, cada peça do equipamento é essencial para sua operação.

Devido ao alto custo dos equipamentos agrícolas, muitas vezes não se tem uma opção de reserva quando o equipamento está quebrado. Para evitar o tempo de inatividade não planejado, é importante adotar uma abordagem proativa para o gerenciamento de manutenção de equipamentos agrícolas.

Mas o que isso significa? Para começar, você precisa de uma solução para monitorar a integridade dos ativos da fazenda e gerenciar a manutenção de qualquer lugar. A maioria das fazendas está distribuída por centenas ou milhares de hectares. Quando ocorrem problemas, você precisa saber sobre eles imediatamente e agir rápido.

Aproveitando o software de manutenção de equipamentos agrícolas, você pode monitorar todos os seus ativos em um sistema centralizado, independentemente de sua localização. Com ele você vê diversas informações rapidamente em seu painel configurável ou se aprofundar em áreas específicas, como o andamento da ordem de trabalho e problemas em aberto.

O gerenciamento de todos os dados da sua frota em um software fácil de usar, permite que você monitore com facilidade e eficiência a manutenção e fique conectado à sua equipe.

As equipes podem ficar conectadas e atualizá-lo em campo por meio de um aplicativo móvel, permitindo que visualize as atualizações em tempo real e gerencie os problemas de forma proativa.

2. Crie lembretes para as manutenções preventivas

Uma das melhores maneiras de gerenciar seus equipamentos agrícolas é ficar em dia com a manutenção preventiva. Reservar um tempo fora da programação de sua equipe para fazer pequenos reparos ajuda a evitar o tempo de inatividade e maximizar a vida útil do ativo.

Acompanhar a manutenção preventiva pode ser difícil se estiver usando calendários ou quadros brancos bagunçados. Os reparos costumam ser esquecidos por semanas ou meses, o que pode causar problemas pequenos.

A criação de programações de manutenção preventiva no software de manutenção de equipamentos agrícolas permite automatizar lembretes com base em intervalos de horas ou hodômetro.

Os gestores podem receber notificações sobre as próximas tarefas a fim de garantir que os reparos sejam agendados no momento ideal.

3. Descubra os problemas com inspeções

Como agricultor, você sabe como a segurança é importante para sua operação. O equipamento agrícola deve ter uma manutenção adequada para evitar riscos de lesões.

Incluir inspeções de equipamentos nas tarefas diárias de sua equipe é uma ótima maneira de descobrir problemas e garantir que todos os equipamentos estejam seguros para operar.

As inspeções de papel podem parecer chatas, especialmente se estiver executando uma pequena operação. Os agricultores podem sair do banco do motorista para começar a trabalhar e ignorar certas questões críticas.

Com o software de manutenção de equipamentos agrícolas, sua equipe pode realizar inspeções em um aplicativo móvel com apenas alguns toques.

Em vez de papeladas, eles podem conduzir inspeções rapidamente e adicionar fotos e comentários para comunicar melhor os problemas.

Os aplicativos de inspeção eletrônica também facilitam a adaptação de inspeções a ativos especializados. Os gerentes podem configurar formulários de inspeção para incluir itens como medidas de segurança ou criar seus próprios para diferentes tipos de ativos.

4. Implementar fluxos de manutenção

As coisas podem dar errado quando a manutenção demora mais do que o esperado e é por isso que os agricultores têm a tarefa de cumprir o cronograma para atender à demanda. O aumento do tempo de inatividade geralmente é devido à falta de comunicação.

Esteja sua equipe aguardando aprovações de reparo ou esperando por atualizações de progresso sobre um determinado trator, a falta de comunicação pode causar ineficiências e atrasos enormes.

Ter uma forma de colaborar com sua equipe em tempo real e monitorar o andamento do reparo, elimina esses gargalos e aumenta o tempo de atividade.

O software de gestão da manutenção de equipamentos agrícolas permite que você rastreie os reparos em tempo real e fique conectado à sua equipe de qualquer lugar. Os gestores podem criar ordens de serviço digitais e atribuí-las a técnicos com apenas alguns cliques.

O uso de software para gerenciar a manutenção permite que você visualize atualizações em tempo real e colabore com sua equipe. Os usuários podem comentar sobre problemas, fazer sugestões e fornecer atualizações para manter todos informados.

A escolha de um software que permite usuários ilimitados, elimina as barreiras de comunicação entre as operações.

Ao promover a colaboração em sua equipe, você pode melhorar a comunicação e aumentar a eficiência da manutenção.

5. Aproveite os relatórios para monitorar a saúde e as despesas da frota

Ao centralizar os dados de manutenção de equipamentos agrícolas em um único lugar, você pode analisar dados históricos em tempo real, melhorando significativamente sua frota.

Os gerentes podem criar relatórios configuráveis para visualizar dados, incluindo:

  • Histórico de serviço
  • Custos operacionais
  • Despesa por ativo
  • Resumos de falhas
  • Questões em aberto
  • Falhas de inspeção
  • Conformidade de manutenção preventiva

Com uma manutenção detalhada e dados de despesas, você tem a visão para ser eficiente e garantir que seus ativos permaneçam lucrativos. Ter todos os seus dados em um só lugar também garante uma visão completa da saúde e do desempenho da sua frota, permitindo a tomada de decisões para o futuro.

Neste post você viu que gerenciar a manutenção de equipamentos agrícolas é essencial para aqueles gestores que querem dinamizar o seu tempo, tornando o trabalho mais eficiente e inteligente.

Você também compreendeu que é preciso unificar todas as informações da manutenção através de um bom software de gestão de manutenção, já que as ferramentas tradicionais não atendem efetivamente no controle dessa atividade.

Se essas dicas te ajudaram, aproveite para aprender mais sobre como operacionalizar as atividades da frota, entendendo a importância dos dados para a gestão de frotas e assim obter resultados incríveis!

Monitore a sua frota e otimize seus custosInfleet | Tecnologia de ponta para gestão de frotas