4 passos para fazer uma gestão de combustível eficiente

Tenha mais eficácia e agilidade na sua gestão de combustível com o apoio de um sistema integrado. Aprenda como melhorar sua gestão aqui!
17/01/2022
3 min de leitura

Com a grande variação de preço e os valores do etanol, gasolina e diesel cada vez mais elevados, o gasto com combustível torna-se cada vez mais pesado para o bolso das empresas que possuem frota.

Uma gestão de combustível eficiente precisa trabalhar de forma assertiva os pontos mais relevantes para conseguir reduzir custos. Só assim será possível obter dados relevantes para a tomada de decisões futuras.

Quem gerencia dessa maneira enxerga os combustíveis com outro olhar porque, independente do veículo, você consegue verificar qual é mais econômico. A gestão assertiva permite um cálculo mais preciso do custo por quilômetro rodado.

Com essa gestão também é possível entender qual ativo é mais econômico e qual pode ser o mais lucrativo para a empresa, além de analisar o perfil dos motoristas.

Ou seja, você tem uma visão macro a qual permite que decisões futuras sejam feitas com mais assertividade.

Mas para obter essa visão ampla, é preciso abandonar as anotações em cadernos e utilizar um sistema que integre os principais dados. Só assim será possível alcançar metas e diminuir os gastos com combustível.

Continue com a gente e entenda como um sistema de gestão de frota integrado pode te ajudar a gerenciar com mais eficácia o combustível da sua frota.

1. Cadastro de veículos

Para controlar e gerir de maneira precisa o combustível de uma frota, é necessário realizar o cadastro de todos os veículos.

Aí você deve estar pensando: “Mas a empresa tem mais de 100 veículos. Como vou fazer isso de maneira organizada?”.

Com o auxílio de um sistema que trabalha de forma integrada, você poderá inserir informações como marca, modelo, ano, placa e autonomia média informada pelo fabricante.

Só com uma base de dados será possível fazer comparações em relação ao consumo médio depois que o veículo começar a rodar.

2. Uma boa gestão de combustível economiza tempo

Ao adquirir um bom sistema de gestão de combustível você poderá abandonar as inúmeras planilhas e as anotações feitas em papéis avulsos. Quem fará todo esse trabalho, e com mais agilidade, é o sistema.

Sabe aqueles problemas com erros de duplicidade e com a padronização dos dados que fazem você perder horas com retrabalho? Os sistemas mais modernos que estão à disposição no mercado são preparados para receber os dados e integrá-los. Tudo isso sem dor de cabeça, sem perder dados e de forma ágil.

3. Controle de rotas e quilometragem

Traçar rotas que ajudam a otimizar o trabalho, reduzir a quilometragem e economizar combustível são um dos objetivos de um gestor.

Sistemas de gestão que integram dados são capazes de definir rotas mais curtas, além de selecionar as menos engarrafadas e com vias de maior qualidade de pavimentação.

Com a rota traçada e sabendo a autonomia padrão do veículo será possível ter uma previsão do consumo médio de combustível em cada viagem realizada.

Controlar a quilometragem permite que você analise se o trajeto foi percorrido como o planejado e qual deveria ter sido o consumo médio de álcool, gasolina ou diesel naquela viagem.

4. Monitoramento do histórico de abastecimento

Quer controlar o gasto de combustível de uma frota? Então tenha o histórico de todos os abastecimentos realizados.

Tenha todas as informações sobre o abastecimento, como: motorista, veículo, data, hora, posto, tipo de combustível, valor pago, quantidade de litros abastecida, quilometragem do veículo no momento do abastecimento e se o abastecimento foi feito até completar o tanque.

E fique ligado nessa informação: o cálculo da autonomia entre dois abastecimentos de um automóvel só pode ser feito se ele sempre for abastecido até completar o tanque.

Assim é possível analisar muitos fatores:

  • média do motorista;
  • quantidade abastecida por mês;
  • custo mensal;
  • melhor combustível para ser utilizado naquele veículo.

Imagine ter esses e outros benefícios em uma mesma plataforma?

É por isso que a Infleet pode te ajudar a otimizar processos tão importantes na frota, como a gestão de combustível. Seu sistema é simplificado e centraliza todas as informações necessárias para uma gestão de frota eficiente.

Com a Infleet você terá um sistema capaz de analisar a autonomia veicular, o histórico de abastecimentos e a relação de dados com a telemetria. Sem contar nos diversos dados sobre manutenção e monitoramento dos veículos que você terá em um clique, na palma da sua mão.

Tudo em um único sistema simplificado, integrado, ágil e pensado para você, gestor.

Gostou de entender um pouco mais sobre como fazer uma gestão de combustível eficiente? Acesse nosso site e conheça todos os benefícios para melhorar a sua gestão de combustíveis. Vamos lá!

A gestão de frotas pode ser muito mais simples!

Tenha tudo na palma da sua mão e em um só lugar com o Super App Infleet para ter uma gestão de frota mais simples, fácil e eficaz.

Homem no celular

Compartilhe:

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se em nossa newsletter e receba os melhores conteúdos no seu e-mail!

plugins premium WordPress

Preencha os seus dados

Faça um teste grátis do nosso sistema de gestão de frotas

Um de nossos consultores entrará em contato para te auxiliar com o teste grátis!

"*" indica campos obrigatórios

Aceito receber comunicações e as políticas de privacidade*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Entraremos em contato em até 2 horas úteis. O contato é gratuito e sem compromisso.