Carga Fracionada e Carga Lotação: Qual a diferença?

Carga Fracionada e Carga Lotação: Qual a diferença?

Se você atua no setor de frotas já deve saber que existem algumas expressões próprias desse tipo de operação. Muito provavelmente você já ouviu falar de carga fracionada e de carga de lotação, é possível inclusive que você atualmente trabalhe com alguma dessas modalidades. Mas vale a pergunta: o que diferencia um tipo de serviço do outro? E quais as vantagens e desvantagens de cada um deles?

Carga Fracionada

É fácil entender o princípio básico desse tipo de serviço pois o próprio nome já é um indicativo. Para exemplificar em que contexto ocorre esse tipo de transporte basta pensar em uma empresa que realiza entregas de produtos comprados pela internet. Nesse tipo de processo podem existir cargas oriundas de vários remetentes e destinatários dentro de um mesmo veículo.

Algumas vantagens da carga fracionada consistem na otimização do uso dos veículos, pois a tendência é que a ocupação seja levada ao máximo, o que ocasiona em reduções de custos de combustível, pessoal e manutenções. Uma outra vantagem para o transporte de cargas fracionadas consiste na possibilidade de realizar entregas periódicas, pois normalmente há uma oferta de veículos de diferentes capacidades o que facilita na adaptação para diferentes situações.

Um desafio encontrado pelos gestores que atuam nesse setor consiste na montagem das rotas de entrega, pois por natureza esse tipo de serviço implica em pontos geograficamente dispersos. Nesse sentido é feito normalmente o uso de soluções de roteirização e de gestão das entregas.

Um outro ponto importante está na emissão do Conhecimento de Carga que precisa acompanhar cada entrega. Algumas exceções podem existir quando há uma quantidade grande de cargas a serem entregues no mesmo endereço para o mesmo cliente.

Carga Lotação

A empresa de carregamento que trabalha no modelo de transporte por lotação ou carga fechada faz a coleta de um único volume em um cliente e entrega em apenas um endereço. Esse tipo de serviço é usado geralmente no transporte de frutas, grãos, insumos, além de mercadorias como maquinários pesados.

Essa modalidade geralmente oferece à transportadora um serviço mais lucrativo pois é de conhecimento do mercado que a adoção desse tipo de transporte implica em maiores custos ao usuário do serviço, logo resulta também em maiores receitas ao transportador. Geralmente há um contrato rigoroso entre as duas partes que visa amarrar com cuidado o cumprimento dos prazos de entrega.

Uma outra vantagem está na simplificação da operação de entrega, pois, diferente do serviço de cargas fracionadas, para as cargas de lotação a rota pode ser facilmente delimitada ajudando a reduzir os custos com a rodagem e os tempos de entrega.

É importante ressaltar que uma mesma empresa pode trabalhar com os dois modelos de serviço o que pode significar uma vantagem competitiva que vai lhe permitir aumentar a carteira de clientes e a participação no mercado.

O gestor que atua em cada uma dessas áreas precisa ter um conhecimento profundo do setor, além de se manter atualizado sobre as tendências de mercado e de inovação. A Infleet produz conhecimento que pode lhe ajudar nesse desafio, conheça mais do nosso blog e do nosso canal no YouTube para continuar se informando. Além disso indicamos uma conversa com nossa equipe comercial para entendermos como podemos ajudar a sua empresa a atingir resultados ainda maiores.

Monitore a sua frota e otimize seus custosInfleet | Tecnologia de ponta para gestão de frotas

Copyright © Infleet | Tecnologia para frotas 2020. All Rights Reserved.

Interakt Soluções de Engenharia LTDA