Qual a função de uma torre de controle na gestão de transporte rodoviário

Qual a função de uma torre de controle na gestão de transporte rodoviário

Gestores estão diante de desafios e complexidades logísticas sem precedentes com a volatilidade do mercado e a crescente expectativa dos clientes com pressão por entregas mais rápidas e serviços de maior qualidade mantendo os custos e riscos controlados para garantir a lucrativade da operação e a segurança. Assim, não é nada fácil gerenciar hoje em dia uma cadeia de suprimentos ou processo logístico.

Antigamente, com as tecnologias limitadas que os gestores tinham a sua disposição fazer todo esse gerenciamento era ainda mais difícil, hoje porém, novas tecnologias tem viabilizado a implementação de estratégias mais eficientes de logística.

A Torre de Controle Logístico fornece aos gestores de transporte a capacidade para criar um ambiente dinâmico e ágil em que é possível tomar decisões mais assertivas.

O QUE É A TORRE DE CONTROLE LOGÍSTICO

A Torre de Controle Logístico é um sistema que monitora e direciona as atividades de ponta a ponta da cadeia logística tornando-a colaborativa, alinhada, ágil e direcionada pela demanda. A Torre de Controle logístico atua como um Hub que usa dados em tempo real dos sistemas de gestão da empresa, integrando-os, organizando-os e relacionado-os para direcionar os resultados do negócio. Ela é uma ferramenta multi funcional em que é possível monitorar, analisar e tomar as devidas ações para melhorar KPIs específicos através de toda a cadeia logística.

Em muitos casos, alguns podem definir a Torre de Controle como uma forma de gerar visibilidade e alertas sobre a operação para tornar a equipe gerencial mais rápida em reagir, porém na realidade ela é muito mais completa e complexa do que isso.

A torre de controle logístico não apenas fornece visibilidade para o que já aconteceu e está acontecendo, mas também contribui com a previsão do que pode ocorrer em seguida através de análises preditivas. É possível através da Torre de Controle Logístico, organizar um vasto volume de dados que dão suporte da tomada de decisões estratégicas, mostrando o que pode ser otimizado em termos de custo, estoque, qualidade, satisfação do cliente e uso dos ativos. Isso tudo através da visualização geral e holística da situação da empresa, dados em tempo real e análise da causa raíz para a implementação de planos de melhoria contínua.

Fonte: Cognizant - How a Well-Executed Supply Chain Control Tower Can Accelerate Digital’s Business Benefits

COMO FUNCIONA A TORRE DE CONTROLE LOGÍSTICO

A consultoria Accenture divida a Torre de Controle Logístico em três capacidades:

  • Visibilidade: visibilidade em tempo real através de alertas, dashboards e integrações de sistemas que permitam você responder a pergunta “O que está acontecendo agora?”.
  • Análise: análise da causa raíz, simulações de cenários, análise de risco para tomada de decisão rápida que ajudem você a responder as perguntas “Por que isso está acontecendo?”, “O que pode acontecer em seguida?” e “Como podemos melhorar?”.
  • Execução: processo de execução e disseminação do plano de ação, monitorando a sua execução e a melhoria contínua.

Já a Cognizant divide em outras três fases equivalentes

  • Visbilidade 360: informações de times e sistemas são compartilhadas em tempo real
  • Computação cognitiva: a informação é monitorada e analisada. Ferramentas de análise são empregadas para auxiliar a tomada de decisão.
  • Mecanismo responsivo colaborativo: criação de workflows e atividades através da cadeia de trabalho em harmonia com os diversos setores.

COMO IMPLEMENTAR UMA TORRE DE CONTROLE LOGÍSTICO

Algumas empresas ainda confudem a implementação de uma torre de controle logístico com a construção de uma ferramenta de criação de visibilidade operacional. Porém, esse é um grande engano.

Enquanto a visibilidade de eventos e principais KPIs é de fato essencial para a Torre de Controle Logístico, a parte de análise de dados e organização de fluxos de processos não pode ser esquecida, pois são partes também fundamentais para a entregar de valor e geração de impacto no negócio.

O processo de implementação da Torre de Controle pode ser feito de diversas formas, de acordo com a organização. A Accenture propõe um processo em 5 fases, enquanto a Cognizant apresenta o processo em 4.

Modelo Accenture de Implamentação

A fase 01 é chamada de “Visibilidade” e foca em prover a visibilidade completa em tempo real com a mínima interferência nas operações diárias para que o time possa ser retativo de maneira mais rápida.

A fase 02 é chamada de “Integração” em que os times integram sistemas, procesoss e ferramentas.

A fase 03 é chamada “Monitoramento de Performance” nela a Torre de Controle já permite uma tomada de decisão mais integrada e assertiva entre os times, permitindo a análise de cenários e os principais indicadores.

A fase 04 é chamada de “Processo Horizontal” nessa fase a torre de controle começa a ser transformar em uma ferramenta de ponta a ponta na empresa, transformando-a em direcionada pela demanda e horizontalizando os processos, gerando excelência e melhoria dos principais indicadores de performance.

A fase 05 é a criação da rede sincronizada onde ocorre uma contínua avaliação do valor entregue, uso de análise de dados complexas para otimizar processos, gerenciar o negócio e aumentar a lucratividade.

Modelo Cognizant de Implementação

O modelo de implementação da Cognizant se baseia em 4 etapas:

  1. Identificar e priorizar objetivos de negócio: identificar e priorizar as principais áreas da cadeia de suprimentos, definir os problemas e os KPIs.
  2. Desenvolver detecção e mecanismos de resposta: identificar os elementos envolvidos com os KPIs, definiri limites, desenvolver estratégia de resposta, processos e fluxos de trabalho.
  3. Viabilizar através da tecnologia: identificar os blocos da torre de controle, criar roadmap, design e desenvolvimento.
  4. Desenvolver a melhoria contínua: realização dos ganhos da implementação, continuamente avaliando o valor criado através dos KPIs, criação de roadmap de amadurecimento.

BENEFÍCIOS DA TORRE DE CONTROLE LOGÍSTICO

A Torre de Controle apresentada é um conceito relativamente novo e pode ser desenvolvida para melhorar saídas específicas do negócio, evoluindo ao longo do tempo para novos problemas até atingir um nível maior de maturidade.

Alguns dos principais benefícios da Torre de Controle são a criação de uma solução de gestão completa, de ponta a ponta, alinhando a empresa e os times, permitindo maior colaboração e organização para usar dados em tempo real para responder rapidamente a eventos inesperados.

Fontes:

Accenture - Prepare for Takeoff with a Supply Chain Control Tower

Accenture - Creating a supply chain control tower in the high-tech industry

Cognizant - How a Well-Executed Supply Chain Control Tower Can Accelerate Digital’s Business Benefits

Monitore a sua frota e otimize seus custosInfleet | Tecnologia de ponta para gestão de frotas