Como evitar o comportamento de risco dos motoristas da sua frota

Diante de tantos acidentes e sinistros, é preciso garantir a segurança dos motoristas, veículos e carga. E como fazer isso? Saiba aqui!
24/11/2020
5 min de leitura
Como evitar o comportamento de risco dos motoristas da sua frota

O comportamento de risco dos motoristas na sua frota é algo muito importante. Um dos pilares para uma gestão de frotas eficiente é a segurança operacional dos veículos, da carga e dos motoristas.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde o Brasil ocupa o 5º no ranking de mortes no trânsito, perdendo apenas para Índia, China, EUA e Rússia.

Segundo um estudo conduzido pelo Ministério dos Transportes, Portos e Aviação (atual Ministério da Infraestrutura), por exemplo, mais de 50% dos acidentes são causados por imprudência dos motoristas. Além disso, 90% dos acidentes de trânsito são motivados por falhas humanas, conforme análise do Observatório Nacional de Segurança Viária, e as perdas com acidentes envolvendo caminhões são até 12 vezes mais custosos do que os roubos de carga nas estradas, segundo a Associação de Gestão de Despesas de Veículos (AGEV).

Diante desse cenário temos a grande missão do gestor de frotas: garantir a segurança dos motoristas, veículos e carga.

E como fazer isso? Através da redução do comportamento de risco dos motoristas da frota.

CRIANDO UMA CULTURA DE SEGURANÇA

Para criar uma cultura de segurança na sua empresa, reduzindo o comportamento de risco por parte dos motoristas é necessário primeiramente definir quais são os indicadores e parâmetros de avaliação para medir se o comportamento do motorista está sendo de risco ou não.

Uma vez que os estudos apontam a principal causa dos acidentes a falhas humanas, concluímos que implementar uma cultura de segurança significa reduzir essas falhas. Alguns parâmetros do modo de condução do motorista irão ajudar você, gestor, a identificar esse tipo de comportamento na sua frota como:

  • Acelerações bruscas;
  • Excesso de velocidade;
  • Frenagens bruscas;
  • Curva acentuada;
  • Descumprimento de leis de trânsito;

Quando se fala em cultura de segurança o objetivo principal é a redução de acidentes de trânsito. Analisando a Pirâmide da Dupont de infrações, vemos que é importante atuar sobre o modo de condução dos motoristas para educá-los e prevenir as pequenas infrações da base da pirâmide antes que se tornem um acidente fatal no topo.

PROMOVENDO A DIREÇÃO SEGURA NA FROTA

Naturalmente que, como qualquer outro hábito, mudar os hábitos de direção não é uma tarefa fácil e demanda certo esforço para que os motoristas abandonem os seus vícios e passem a adotar as práticas da direção segura e econômica.

Criar e manter esse comportamento dentro da sua equipe exigirá muito mais do que uma conversa no início do dia, antes da saída para a rota. É preciso ter uma abordagem mais completa levando em consideração três importantes fatores:

  • Sistema de gestão de frotas e telemetria veicular;
  • Gestão de pessoas;
  • Treinamento e educação;

SISTEMA DE GESTÃO DE FROTAS E TELEMETRIA

O sistema de gestão de frotas, rastreamento e telemetria veicular é a base para o acompanhamento do modo de condução do motorista, que permitirá ao gestor verificar se as boas práticas de direção segura e econômica estão sendo seguidas pela sua equipe.

A telemetria veicular consiste na coleta remota de dados do veículo, seja através de sensores (telemetria analógica) ou através da conexão e leitura direta dos dados do computador de bordo do veículo (telemetria digital).

Alguns parâmetros analisados na telemetria veicular são:

  • Velocidade;
  • Torque;
  • Dados do motor: RPM, temperatura, pressão na ignição, status (ligado ou desligado);
  • Dados gerais: Temperatura do freio, óleo, água, combustível e sensores diversos instalados no veículo;

Assim, é possível para o gestor de frotas ter informações em tempo real sobre os seus veículos, histórico de dados e controle operacional. A partir dessas informações o gestor pode realizar um controle da frota que evite as principais causas de acidente citadas.

Com os dados de telemetria é possível ter um controle preciso do modo de condução do seu motorista, criando relatórios de infrações e ranking dos melhores motoristas. Assim, você saberá como está o RPM do veículo, se o motorista acelerou, frenou ou fez curva brusca, se o motorista dirigiu acima da velocidade e até mesmo quantas horas ele dirigiu durante um determinado dia de modo a evitar e controlar a fadiga. O sistema também permite a criação de alertas para que o gestor seja avisado imediatamente do comportamento do motorista e possa até entrar em contato para prevenir uma nova infração.

Outro ponto fundamental da telemetria está no controle de manutenções.

Primeiramente, o uso das informações de telemetria para o controle do modo de condução do motorista, implementação de uma cultura de condução econômica irá reduzir drasticamente o desgaste das peças, contribuindo para um aumento da vida útil e da segurança do veículo.

Além disso, as informações de telemetria, permitem com que o gestor de frotas faça um acompanhamento mais preciso das manutenções preventivas, com um controle preciso de quilometragem.

GESTÃO DE PESSOAS

Promover ações de incentivo que motivem a equipe a seguir os comportamentos de segurança é uma grande forma de implementar a cultura da direção econômica e defensiva.

Isso gera reconhecimento para os motoristas que estão seguindo as melhores práticas e incentiva os demais a também seguirem o mesmo caminho.

O feedback construtivo aos motoristas, baseado nos relatórios de telemetria também são uma forma eficiente de gerir a sua equipe bem como a criação da rotina de Diálogos Diários de Segurança como um espaço para relembrar pontos importante e criar uma abertura de conversa entre gestores e motoristas.

TREINAMENTO E EDUCAÇÃO

Os principais treinamentos para os motoristas são relacionados à direção econômica, direção defensiva, Código de Trânsito brasileiro e aos treinamentos específicos relativos à operação da sua empresa como, por exemplo, um treinamento em transporte de produtos perigosos.

O treinamento em direção econômica irá ajudar a eliminar alguns vícios de direção dos motoristas da sua frota, ensinando a melhor forma de conduzir o veículo de acordo com a situação específica apresentada pela pista. O motorista irá aprender a trocar de marcha no momento ideal, dirigir sempre no RPM ótimo, não dirigir na banguela e diversas outras técnicas.

Assim, o treinamento em direção econômica é o principal para a redução dos custos operacionais de uma empresa.

A condução com base na direção defensiva procura reduzir essa estatística. Esse deveria ser um item obrigatório no treinamento de todos os motoristas.

O curso irá ensinar técnicas para que o motorista evite acidentes, se proteja em situações de risco, se adapte às condições climáticas e mantenha o veículo em condições adequadas para a viagem.

Entre em contato aqui com nosso time de consultores para saber mais como a tecnologia pode ajudar nesse processo!

A gestão de frotas pode ser muito mais simples!

Tenha tudo na palma da sua mão e em um só lugar com o Super App Infleet para ter uma gestão de frota mais simples, fácil e eficaz.

Compartilhe:

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se em nossa newsletter e receba os melhores conteúdos no seu e-mail!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Materiais gratuitos

Tenha acesso aos nossos materiais gratuitos

Diversos materiais gratuitos e atualizados da Infleet com informações que podem ajudar na gestão da sua frota.

Clientes e parceiros

O que os nossos clientes dizem

Clientes e parceiros que inovam na gestão de frotas com o Super App Infleet

São diversas empresas que se beneficiam com as funcionalidades que o Super App Infleet traz para a sua gestão de frota.

plugins premium WordPress

Preencha os seus dados

Faça um teste grátis do nosso sistema de gestão de frotas

Um de nossos consultores entrará em contato para te auxiliar com o teste grátis!

"*" indica campos obrigatórios

Aceito receber comunicações e as políticas de privacidade*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Entraremos em contato em até 2 horas úteis. O contato é gratuito e sem compromisso.