Sustentabilidade e gestão sustentável da frota: quais objetivos definir?

Sustentabilidade e gestão sustentável da frota: quais objetivos definir?

Ter uma consciência ambiental deve fazer parte de todas as empresas que buscam melhores resultados a longo prazo. Com tantas mudanças climáticas e devastação no meio ambiente, vários segmentos adotaram novas práticas para minimizar os danos causados.

A gestão de frota não podia ser diferente. Por isso, implantar valores de sustentabilidade é fundamental para obter melhores resultados, reduzir o impacto ambiental e diminuir os custos.

Para entender mais sobre o assunto e quais objetivos a serem definidos na gestão sustentável de frota, preparamos o artigo a seguir. Boa leitura!

Legislação nacional para uma gestão sustentável de frota

Antes, é preciso entender que essa preocupação também é estabelecida no Brasil. Existem vários projetos de lei que propõem diretrizes para as frotas diminuírem o impacto ambiental.

Como, por exemplo, o projeto de Lei 10790/18 que estabelece incentivos para a renovação da frota de veículos de transporte rodoviário de cargas. Além de retirar de circulação os veículos em fim de vida útil de forma ambientalmente responsável.

Já o projeto de Lei 11084/18 obriga os municípios a terem uma quantidade mínima de veículos movidos a energia renovável.

Por isso, é necessário estar atento às leis em vigor em cada cidade para não sofrer penalizações.

Os princípios fundamentais da sustentabilidade

Ao optar por ser uma empresa mais sustentável, a frota está em busca de preservar o meio ambiente, através de atitudes que contribuem para deixar os recursos naturais para as próximas gerações.

Por isso, existem os princípios da sustentabilidade. Fatores que precisam estar integrados para que as atitudes façam a diferença. Onde temos:

  • Social: busca pela igualdade dos indivíduos e no bem estar da população como um todo. Engloba as condições de vida como educação, saúde, violência, lazer e outros aspectos.
  • Ambiental: abrange a conservação e manutenção do meio ambiente e sua influência na qualidade de vida das pessoas. Como os recursos naturais são utilizados pela sociedade, comunidades e empresas impactam na atual e futura geração.
  • Econômico: baseia-se na gestão dos recursos naturais com objetivo de crescimento econômico e social. Está relacionado com a produção, distribuição e consumo de bens e serviços de acordo com questões ambientais e sociais.
  • Empresarial: atitudes que a empresa adota com responsabilidade e valores econômicos, ambientais e sociais. Além de uma produção mais consciente, os resultados para todos são notados ao longo do tempo.

O que é e como ter uma gestão de frota sustentável?

Em uma frota sustentável, o gestor deve implementar várias práticas que ajudem na preservação do meio ambiente. Essa mudança vai impactar os valores econômicos, ambientais e sociais da frota.

Essas práticas influenciam em toda cadeia de gestão da frota e não somente com a redução de emissão de gases poluentes, como muitos pensam. No dia a dia, uma frota sustentável traz mais rentabilidade para empresa, o que a torna mais eficiente.

Assim, é preciso definir quais são os objetivos da frota que deseja adotar as práticas de sustentabilidade e obter melhores resultados. Confira no item a seguir.

5 objetivos para alcançar os resultados de uma gestão de frota sustentável

Sabemos que a maior vantagem em ser uma frota sustentável é a melhoria para o meio ambiente. Além disso, há também a redução de custos operacionais e um aumento na segurança dos colaboradores.

Por isso, separamos 5 objetivos que podem te ajudar a alcançar melhores resultados e otimizar a sustentabilidade da frota.

1. Menor emissão de gases

Esse é o principal impacto que a gestão de frota causa no meio ambiente. Então, ao se tornar sustentável, essa diminuição dos gases poluentes tem um resultado imediato para todos.

Sendo este o principal item que todos se preocupam em reduzir primeiramente já que é o maior dano causado pelas frotas.

2. Reduzir custos com pneus, manutenção e combustível

Veículos sustentáveis tem um melhor funcionamento em diversos itens. Os pneus têm um desgaste menor, o custo com manutenção diminui já que aumenta a durabilidade e o uso do combustível tem mais eficiência.

3. Maior vida útil dos veículos

Com essa maior eficiência do veículo, maior o tempo entre as manutenções realizadas e sua vida útil aumenta. Ou seja, a gestão de frota obtém melhores resultados.

4. Diminuir os impactos ambientais

Este objetivo não deve ser esquecido, afinal é um dos propósitos que a frota escolheu em ser sustentável. Além de melhorar os resultados da empresa, também influencia diretamente no meio ambiente e na qualidade de vida das pessoas a longo prazo.

5. Aumentar a produtividade da frota

Com a adoção de veículos sustentáveis, a frota tem uma maior produtividade em todos os seus veículos. De forma que os veículos serão melhores aproveitados e os motoristas conscientes da sua responsabilidade.

Como a Infleet pode ajudar

Nosso sistema é adaptado para que o gestor possa acompanhar todos os processos da frota e ter uma visão completa de tudo que acontece.

Como também, temos o compromisso em levar o melhor para as empresas e a sociedade já que essas mudanças são benéficas para todos.

Aproveite para acompanhar nossas redes sociais e ficar por dentro das principais novidades para a gestão de frota. Estamos no LinkedIn, Youtube, Facebook, Instagram e TikTok.

Monitore a sua frota e otimize seus custosInfleet | Tecnologia de ponta para gestão de frotas