6 dicas para melhorar a sustentabilidade da sua frota

Para desmistificar o processo, vamos apresentar nossas seis dicas para melhorar a sustentabilidade de sua frota. Acompanhe a leitura!
04/03/2022
5 min de leitura
6 dicas para melhorar a sustentabilidade da sua frota

A sustentabilidade está se tornando uma preocupação cada vez mais presente para o setor de logística porque a corrida para se tornar mais eco-friendly vai se intensificar ao longo dos próximos anos.

Cientistas, governos e organizações de todo o mundo reconheceram conjuntamente a necessidade de agir sobre as mudanças climáticas. Entre o aumento dos níveis de água, temperaturas globais recordes e um aumento de eventos climáticos perigosos, a necessidade de ação climática nunca esteve tão presente

Por isso, é compreensível que fazer escolhas ecologicamente conscientes seja agora um assunto comum em conferências de frotas, práticas ecológicas sejam ensinadas durante o treinamento de motoristas e mais empresas estejam buscando a transição para uma frota verde na próxima década.

Isso significa que, se você ainda não está tomando medidas para tornar sua frota mais ecológica, precisa começar agora. A redução da emissão de carbono de sua frota não apenas tornará sua empresa significativamente mais ecológica, mas também poderá ajudar na redução dos custos operacionais.

Com certeza existem muitos benefícios em se tornar uma frota sustentável, mas pode ser mais fácil falar do que fazer. Então, para desmistificar o processo e te ajudar a começar com o pé direito, vamos apresentar nossas seis dicas para melhorar a sustentabilidade de sua frota.

Acompanhe a leitura!

1. Defina suas metas

Antes de decidir como tornar sua frota mais sustentável, precisa definir exatamente o que deseja alcançar, bem como e quando gostaria de atingir as metas propostas. Alinhe as expectativas ao longo do processo à medida que aprende mais sobre o que é e o que não é viável, mas sempre acompanhe as metas onde os membros da equipe estejam envolvidos.

Existem vários objetivos diferentes que você pode definir para tornar sua frota mais ecológica. Por exemplo:

  • Planeje reduzir as emissões de CO² de sua frota em uma porcentagem específica em um determinado período de tempo;
  • Faça a transição completa para veículos elétricos nos próximos 10 anos;
  • Reduza o número de quilômetros que seus veículos rodam atualmente.

Independentemente das metas que você decida definir, elas devem ser alcançáveis, mensuráveis ​​e com prazo determinado para ser possível acompanhá-las.

2. Aproveite ao máximo as soluções de gestão de frota

Depois de definir suas metas de sustentabilidade, encontre uma maneira de coletar dados relevantes que mostrem o desempenho de sua frota e onde podem ser feitas melhorias. Felizmente, agora existem soluções de gestão de frota projetadas especificamente para fornecer todas as informações necessárias sobre o desempenho de seus motoristas e veículos na estrada.

Existem inúmeros benefícios de soluções orientadas a dados que fazem valer a pena investir nessa tecnologia. Um serviço de monitoramento de frota de alta qualidade coletará pontos de dados importantes de sistemas de rastreamento a bordo, que devem ser combinados com dados de rastreamento por GPS e transmitidos a um data center em tempo real.

Isso te fornecerá informações valiosas sobre como você pode melhorar a segurança do motorista e do veículo, otimizar a produtividade de sua força de trabalho, aumentar a sustentabilidade de sua frota e muito mais.

Conhecimento é certamente poder no que diz respeito à sustentabilidade da frota, e ter acesso a dados detalhados que mostram onde tempo, energia e dinheiro estão sendo desperdiçados ajudará você a fazer melhorias de forma rápida e eficaz.

3. Treine seus motoristas com foco na sustentabilidade

O comportamento do motorista pode ter um impacto significativo em quão sustentáveis são as viagens da sua frota. Tudo, desde a eficiência com que seus motoristas trocam de marcha até o tempo que normalmente ficam ociosos, pode afetar os níveis de emissão de carbono de sua frota.

Sempre que você fornecer aos seus motoristas oportunidades de treinamento, além de enfatizar como dirigir com segurança e terminar os trabalhos com eficiência de tempo, você deve se concentrar em fornecer orientações sobre como dirigir de forma mais econômica.

Para tirar o máximo proveito de sua força de trabalho e garantir que sua conformidade com seu treinamento não diminua com o tempo, instale dispositivos inovadores de orientação na cabine em cada um de seus veículos. Eles avaliarão o desempenho de seus motoristas, detectarão qualquer comportamento preocupante, fornecerão avisos visuais e sonoros instantâneos e permitirão que seus motoristas acompanhem suas próprias pontuações.

Isto irá incentivá-los a colocar em prática a sua formação e garantir que conduzam de forma segura e ecológica.

4. Invista em veículos alinhados com seus objetivos ambientais

Se você planeja aumentar sua frota ou está em condições de substituir seus veículos existentes por novos modelos, deve se esforçar para investir em veículos que se alinhem aos seus objetivos de sustentabilidade.

No momento, a maneira mais eficaz de se tornar sustentável é com uma frota de veículos elétricos, e seguir esse caminho também traz muitos benefícios adicionais. Além de reduzir as emissões de CO² de toda a sua frota, o uso da eletricidade reduzirá seus custos operacionais e permitirá que sua frota acesse todas as áreas.

Os veículos elétricos não criam nenhuma emissão de gases de escape no ponto de uso e, se estiverem sempre carregados com energia de fontes renováveis, suas emissões de carbono ao longo da vida podem ser quase zero.

Se leva isso a sério, a redução da emissão de carbono da sua empresa, a transição para uma frota sustentável lhe dará os melhores resultados.

5. Seja proativo e mantenha sua frota atualizada

Se atualizar sobre a manutenção de sua frota é um passo importante para melhorar sua sustentabilidade. Veículos com pneus com pressão insuficiente, motores defeituosos ou carroceria danificada consumirão mais combustível do que aqueles em perfeitas condições.

Por isso, entre os serviços oficiais, garanta que sua força de trabalho verifique regularmente seus veículos em busca de qualquer problema e providencie para serem ajustados o mais rápido possível.

Você também deve implementar cronogramas de manutenção rigorosos para todos os seus veículos e garantir que eles cumpram as diretrizes dadas pelos fabricantes. Os motoristas também devem ser instruídos e treinados para realizar verificações físicas do veículo diariamente ou semanalmente, para garantir que qualquer problema como baixa pressão dos pneus ou luzes quebradas sejam identificados e corrigidos imediatamente.

Garantir que sua frota esteja sempre na melhor forma possível melhorará sua economia de combustível e reduzirá as emissões de seus veículos, ajudando você a progredir para atingir suas metas de sustentabilidade.

6. Forneça aos seus motoristas rotas mais eficientes

Otimizar as rotas de seus motoristas pode melhorar a eficiência de combustível e aumentar a produtividade. Portanto, você deve buscar maneiras de reduzir a quilometragem que sua frota roda.

O rastreamento de veículos comerciais permitirá que você colete todas as informações necessárias sobre as jornadas de seus funcionários para identificar qualquer área onde possam ser feitas melhorias. Ao observar as rotas que sua frota costuma fazer, você poderá ver se algum combustível será desperdiçado, se as viagens podem ser combinadas ou se as rotas podem ser refinadas para levar seus motoristas de A a B de maneira mais rápida.

É aconselhável verificar regularmente as rotas recentes da sua frota para garantir que as viagens de todos os seus motoristas sejam essenciais e o mais eficientes possível. Isso reduzirá suas emissões de carbono, economizará dinheiro e manterá seus clientes satisfeitos a longo prazo.

Com as mudanças climáticas se tornando uma preocupação cada vez mais urgente para empresas de todos os tipos, encontrar maneiras de tornar sua frota mais ecológica agora não é negociável. Felizmente, existem muitas etapas que você pode seguir para reduzir a emissão de carbono. A implementação de qualquer uma das seis sugestões dadas neste post terá um enorme impacto em suas emissões de carbono, eficiência e até mesmo em seus resultados, então comece a fazer as mudanças necessárias agora para começar a colher os frutos.

Aqui na Infleet temos o compromisso de auxiliar o gestor de frota a melhorar sua sustentabilidade e eficiência através da nossa ferramenta. Se necessita de algum apoio nesta área e deseja saber como podemos ajudar, entre em contato com um de nossos consultores e solicite uma demonstração da nossa plataforma integrada de gestão de frotas.

A gestão de frotas pode ser muito mais simples!

Tenha tudo na palma da sua mão e em um só lugar com o Super App Infleet para ter uma gestão de frota mais simples, fácil e eficaz.

Homem no celular

Compartilhe:

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se em nossa newsletter e receba os melhores conteúdos no seu e-mail!

plugins premium WordPress

Preencha os seus dados

Faça um teste grátis do nosso sistema de gestão de frotas

Um de nossos consultores entrará em contato para te auxiliar com o teste grátis!

"*" indica campos obrigatórios

Aceito receber comunicações e as políticas de privacidade*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Entraremos em contato em até 2 horas úteis. O contato é gratuito e sem compromisso.