Por que devo investir em um sistema de rastreamento veicular?

Confira os benefícios que um sistema de rastreamento veicular poderá trazer para a sua operação e como ele trará retorno sobre o investimento realizado.
07/07/2020
4 min de leitura
Por que devo investir em um sistema de rastreamento veicular?

Tomar decisões rápidas e assertivas faz parte do dia a dia de todo gestor de frotas, é preciso ter um controle total sobre a sua operação em tempo real. Porém, como ter esse controle sem informações e dados?

Para ter transparência na gestão de frotas, controle operacional e de custos, o gestor precisa ter acesso a todas as informações sobre o que aconteceu e o que está acontecendo com a sua frota. Assim, para atingir esse estágio de desenvolvimento desejado é preciso que o gestor e a empresa evoluam na gestão de informações de frota, informações essas valiosas para a operação e que servirão de base para a tomada de ações que visam ampliar vantagens competitivas e reduzir custos.

Nesse sentido a tecnologia de rastreamento veicular é uma grande aliada para fornecer informação e agilidade na tomada de decisão.

Muitos gestores ainda acreditam que o sistema de rastreamento veicular é apenas um custo que não traz retorno para a empresa. Porém, vamos mostrar nesse artigo todos os benefícios que um sistema de rastreamento veicular poderá trazer para a sua operação e como ele trará retorno sobre o investimento realizado.

Vamos deixar claro, quando bem utilizado o rastreamento veicular é um investimento e não um custo.

BENEFÍCIOS DO RASTREAMENTO VEICULAR

Não importa muito o tipo de veículo e o tamanho da sua frota. O rastreamento de caminhões é tão importante quanto o rastreamento de carros leves ou o rastreamento de motos. Além disso, se você tem mais de um veículo esse controle é importante.

O rastreador veicular oferece benefícios principalmente nas áreas de:

A função principal do rastreamento veicular é informar ao gestor, precisamente, a localização atual de cada caminhão, carro ou moto da sua frota. Essa funcionalidade básica do rastreador já traz dois benefícios primordiais: segurança e eficiência.

No que diz respeito a segurança o rastreador veicular poderá te ajudar a localizar o veículo em caso de roubo e você poderá usar essas informações para entrar em contato com as autoridades, ajudando no processo de recuperação do veículo e/ou da carga.

Do ponto de vista da eficiência, o rastreador permite que o gestor tenha o controle sobre posição atual, que pode ser usada para analisar, por exemplo, em quanto tempo o veículo chegará ao seu próximo destino e comunicar isso ao cliente. Além disso, a informação da posição e seu histórico registrado, permitem uma avaliação de rotas, de modo que o gestor poderá avaliar desvio de rotas e quilometragem percorrida.

Esse controle quilometragem oferecido pelo rastreamento veicular também pode ser usado para o auxílio ao planejamento e controle de manutenções, tanto preventivas quanto corretivas.

As manutenções preventivas, periódicas, são essenciais para a garantia do bom funcionamento do veículo e pela sua vida útil. Entretanto, é muito difícil para o gestor saber quando foi feito o último serviço e qual a hora certa para realizar o próximo.

O controle de quilometragem permitirá ao gestor acompanhar constantemente o odômetro do veículo e planejar assim os serviços de manutenção preventiva.

Outros sistemas auxiliares, como um sistema de gestão de manutenções, também é um grande aliado nessa função, pois permite o cadastro do plano de manutenção preventiva e também todo o registro dos serviços já realizados.

Além disso, o rastreador veicular também permite o registro de informações de velocidade, que permite ao gestor o controle de infrações e multas. Esse registro permite ao gestor de frotas identificar o motorista responsável pela infração e saber que a multa vai chegar na empresa com bastante antecedência.

Por fim, o gestor de frotas poderá utilizar o rastreador como uma ferramenta de acompanhamento da jornada do motoristas, ajudando a reduzir custos de hora extra.

De acordo com a lei do motorista (lei Nº 13.103, de 2 de Março de 2015) deve “ter jornada de trabalho controlada e registrada de maneira fidedigna mediante anotação em diário de bordo, papeleta ou ficha de trabalho externo, ou sistemas e meios eletrônicos instalados no veículo, a critério do empregador.” Nesse registro deve conter informações sobre o veículo, motorista, horário de início da jornada, horário de início e término da viagem, pausa para refeição, descanso e espera.

Sistemas de rastreamento e tacógrafo são ferramentas auxiliares. Com essas duas ferramentas é possível verificar paradas do motorista, quilometragem percorrida, horário de início e término da jornada. São sistemas que podem ajudar o gestor a verificar a integridade dos dados registrados no diário de bordo manual para evitar manipulações.

O QUE É O RASTREADOR VEICULAR

O rastreador veicular é um dispositivo que pode ser instalado em carros, motos e caminhões e possui um GPS ou antena de rádio que permite o acompanhamento da localização do veículo.

Os rastreadores são dispositivos eletrônicos equipados com dispositivo GPS que decodificam informações de posicionamento, fuso horário, deslocamento, direção e velocidade. Além disso, esses dispositivos também podem avaliar sinais provenientes de sensores do veículo, atuando sobre suas saídas e controlando sirene e luzes internas.

Existem diversos modelos de rastreadores no mercado, cada um com uma tecnologia de comunicação e envio de dados para a central de monitoramento e formas de conexão com o veículo.

QUANTO CUSTA O SISTEMA DE RASTREAMENTO VEICULAR

Essa pergunta sobre o custo de um sistema de rastreamento veicular não tem uma resposta direta.

O mais importante então é, defina bem qual a sua necessidade, qual o problema que você deseja resolver contratando um sistema de rastreamento veicular e depois busque aquele que melhor te atende.

De maneira geral, um sistema de rastreamento veicular trará para você um custo mensal de manutenção do serviço e um investimento inicial para a aquisição e/ou instalação dos dispositivos nos veículos.

Porém, saiba, esse é um investimento!

Como todo investimento, quando feito de maneira pensada, visando resolver uma solução real da empresa, ele trará um excelente retorno.

COMO ESCOLHER O MELHOR SISTEMA DE RASTREAMENTO VEICULAR PARA A SUA EMPRESA

Seja um rastreamento de caminhão, carro ou moto, existem vários aspectos que devem ser levados em consideração no momento da avaliação da contratação de um serviço de rastreamento veicular para que você possa escolher a melhor empresa de rastreamento veicular de acordo com as suas necessidades.

Conhecer as suas necessidades com relação ao sistema de rastreamento veicular é o primeiro passo para que você possa selecionar a melhor para a prestação do serviço.

A gestão de frotas pode ser muito mais simples!

Tenha tudo na palma da sua mão e em um só lugar com o Super App Infleet para ter uma gestão de frota mais simples, fácil e eficaz.

Homem no celular

Compartilhe:

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se em nossa newsletter e receba os melhores conteúdos no seu e-mail!

plugins premium WordPress

Preencha os seus dados

Faça um teste grátis do nosso sistema de gestão de frotas

Um de nossos consultores entrará em contato para te auxiliar com o teste grátis!

"*" indica campos obrigatórios

Aceito receber comunicações e as políticas de privacidade*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Entraremos em contato em até 2 horas úteis. O contato é gratuito e sem compromisso.