Como funcionam os rastreadores veiculares?

Já ficou curioso para saber como funciona os rastreadores veiculares? Então, vem conferir neste artigo.
01/11/2019
2 min de leitura

O rastreamento veicular é algo muito comum no nosso dia a dia de gestão de frotas, utilizado pela maioria das empresas do setor de transporte e muito exigido pelas seguradoras é uma tecnologia bastante difundida no mercado. Já ficou curioso para saber como ele funciona?

De maneira simples, os rastreadores são dispositivos eletrônicos equipados com GPS que decodificam informações de posição, fuso horário, deslocamento, direção e velocidade do veículo. Esses dispositivos são instalados no veículo, conectados à bateria e a ignição podendo também se conectar a outros sensores do veículo, luzes internas e sirene, acionando em caso de identificação de irregularidades.

O Módulo Rastreador

O módulo GPS possui uma antena que recebe as informações de latitude e longitude dos satélites em órbita terrestre, estas coordenadas são processadas dentro do equipamento que vai uni-las com as informações dos sensores do carro. Após esta formatação, as informações são enviadas a central de monitoramento através da rede de telefonia, satélite ou radiofrequência.

No caso do rastreador que utiliza a tecnologia GSM de telefonia móvel, a qualidade do serviço depende da área de cobertura da operadora utilizada. É importante ressaltar que a depender da qualidade do sinal de telefonia no local onde o carro está, o rastreamento pode ser prejudicado ou até mesmo pode não ser possível rastrear o carro.

A central de monitoramento processa as informações do veículo e deixam elas disponíveis para você em um site ou aplicativo de celular, 24 horas por dia, onde se pode acessar em tempo real a posição em mapa e relatórios de rota, pontos de parada, horário e duração das paradas e outras funcionalidades do rastreador.

As principais tecnologias

As principais tecnologias usadas para rastreamento são:

  • Radiofrequência
  • GSM – telefonia
  • Satelital

Outras tecnologias estão surgindo, a partir do conceito de Internet das Coisas, como a Sigfox e LoRa, e já estão sendo aplicadas comercialmente no ramo de rastreamento.

Gostou do nosso conteúdo e quer saber mais sobre as tecnologias de rastreamento? Leia também este post: Os rastreadores dependem de sinal de telefonia para funcionar?

A gestão de frotas pode ser muito mais simples!

Tenha tudo na palma da sua mão e em um só lugar com o Super App Infleet para ter uma gestão de frota mais simples, fácil e eficaz.

Homem no celular

Compartilhe:

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se em nossa newsletter e receba os melhores conteúdos no seu e-mail!

plugins premium WordPress

Preencha os seus dados

Faça um teste grátis do nosso sistema de gestão de frotas

Um de nossos consultores entrará em contato para te auxiliar com o teste grátis!

"*" indica campos obrigatórios

Aceito receber comunicações e as políticas de privacidade*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Entraremos em contato em até 2 horas úteis. O contato é gratuito e sem compromisso.