Qual o melhor rastreador veicular para gestão de frota?

Separamos este artigo para explicar qual o melhor rastreador veicular para a gestão de frota e facilitar a análise de dados. Confira!
14/02/2024
5 min de leitura

O gestor de frotas se depara com uma série de questões no seu dia a dia, além de acompanhar todos os dados sobre os veículos e motoristas.

Por isso, é importante ter ferramentas ao seu dispor que ajudem a auxiliar essas questões.

Apesar de o rastreador veicular ser uma tecnologia bastante utilizada na gestão de frota, é importante analisar qual o melhor disponível no mercado que vai atender às suas reais necessidades.

Por isso, separamos este artigo para explicar qual o melhor rastreador veicular para a gestão de frota. Confira!

O que é rastreador veicular?

O rastreador veicular é um equipamento de geolocalização que possui uma antena de tecnologia GPS (Global Positioning System) ou tecnologia de radiofrequência para definir a posição do seu veículo.

No caso da tecnologia GPS, essa antena recebe sinais dos satélites em órbita terrestre, triangula a informação dos sinais e define a latitude e longitude do veículo. 

Já na tecnologia de radiofrequência, a antena recebe sinais de antenas de rádio espalhadas pelo país, e triangula a informação dos sinais e define a latitude e longitude do veículo.

O bloqueador é instalado no veículo em local escondido, geralmente conectado à bateria e após ligar a chave. 

Em novos modelos, é possível encontrar dispositivos que também se conectam ao veículo através da entrada OBD II. A partir desse momento, ele se comunica com os satélites e passa a enviar as informações de latitude e longitude para o servidor da central de monitoramento.

Para que serve um rastreador veicular?

É importante ressaltar que o rastreador não tem as mesmas funcionalidades do sistema de monitoramento!

O rastreador tem a principal função de informar a posição do seu veículo em tempo real. Além disso, você pode avaliar desvios de rota, velocidade e observar a trajetória realizada pelo veículo.

Ele é um ótimo aliado na segurança de condutores e veículos. Caso aconteça algum imprevisto, o sistema pode detectar e realizar o bloqueio do veículo.

Ao utilizar um sistema completo de rastreamento veicular, a empresa pode economizar gastos de até 30% em combustível. Essa economia auxilia também na maior eficiência da frota.

Tipos de rastreadores veiculares

Existem diversas tecnologias para o rastreador veicular, cada uma delas com um modo de funcionamento diferente.

Videotelemetria

Imagine saber o que acontece na estrada através de imagens dentro do veículo e ainda ter uma visão do comportamento do motorista? Então, com a videotelemetria é possível.

Essa tecnologia combina dados da telemetria com vídeos capturados a partir de câmeras veiculares. Essas câmeras são instaladas para acompanhar o motorista como também a via, ou seja, no mínimo são duas câmeras por veículo.

A partir dessas imagens, você pode ter uma visão mais profunda sobre o comportamento do motorista e as intercorrências da estrada. Com a videotelemetria, é possível verificar situações como:

  • O uso do celular;
  • Fadiga;
  • Distração ao volante;
  • Fumar ao dirigir;
  • Frenagens bruscas;
  • Riscos de colisão;
  • Excesso de velocidade e muito mais.

Assim que a videotelemetria identifica um desses comportamentos, uma mensagem é emitida da câmera, funcionando como um assistente de modo de condução do motorista.

Confira um exemplo de como ela funciona no vídeo abaixo:

Telemetria

Outra tecnologia bastante utilizada é a telemetria. Ela realiza a coleta e tratamento de dados remotos dos veículos. 

Essas informações são:

Ou seja, possibilita o acompanhamento de diversos dados de onde estiver sem precisar ir até o veículo, o que aumenta a sua eficiência operacional.

Por meio da telemetria, você pode identificar comportamentos inadequados dos motoristas. Tendo assim, um feedback mais assertivo e um fornecimento de treinamentos mais específicos para a melhoria da sua condução.

É importante ressaltar também que esse tipo de tecnologia permite um acompanhamento mais de perto dos veículos. Isso significa que é possível antecipar a necessidade de manutenção com base em dados de telemetria, o que reduz em até 40% esses custos e uma economia de até 20% de combustível.

GPS – Global Position System

No caso desse rastreador, esse módulo se comunica com o servidor da central, para o envio das informações do veículo, através da rede GSM/GPRS, a rede de telefonia. 

Desta forma, essa tecnologia depende da existência de sinal de telefone na região para o seu funcionamento.

Em regiões onde não há sinal de telefonia, o rastreador veicular perde a comunicação com a central, não sendo capaz de atualizar a sua posição. 

Porém, todos os dados são registrados na memória interna do equipamento e posteriormente, quando ocorre a comunicação com uma antena, toda a informação acumulada é enviada para a central. Assim, nenhuma informação será perdida.

Satelital

No caso do rastreador satelital, ele não usa a rede de telefonia para enviar as informações do veículo para a central e sim os próprios satélites da órbita. 

Por esse motivo, esse tipo de bloqueador, perde raramente o sinal, tendo uma região de cobertura muito superior. Ele não irá se comunicar apenas dentro de túneis ou outros locais fechados.

Entretanto, como tudo, existem duas desvantagens principais. O rastreador satelital tem um custo muito superior ao rastreador GSM/GPRS além de atualizar a posição apenas a cada 5 ou 10 minutos, enquanto o GSM/GPRS pode atualizar os dados a cada 30 segundos.

Radiofrequência

O rastreador via radiofrequência traz vantagem por ter uma maior área de abrangência e a precisão das informações, como é o rastreador via GPS. Além disso, o veículo também se torna seguro durante a operação.

Os rastreadores de carro também contam com sistemas de segurança que alertam rapidamente a central de controle, caso seja identificado a presença de algum “jammer”, bloqueador de sinal.

No entanto, a comunicação com as antenas não é constante e automática, ou seja, é necessário um comando inicial antes.

Além disso, o conteúdo transmitido por eles é razoavelmente limitado. Isso significa que são restritos apenas aos dados de longitude e latitude, logo só fornecem a trajetória e localização do veículo.

RFID – Identificação por radiofrequência

A RFID também é um rastreador que utiliza tecnologia de radiofrequência. Por meio de uma etiqueta colocada no veículo, é possível saber a sua localização.

A sua principal vantagem é que ela inibe a ação de assaltantes e possíveis roubos na estrada. Pois, os ladrões logo percebem que aquele veículo está sendo rastreado.

Já sua desvantagem é que ela não registra tantas informações do veículo para você analisar a operação com mais detalhe.

Softwares de gestão

Uma solução mais completa para gestão de frota é utilizar tecnologias que sejam completas. 

Os softwares de gestão trazem inúmeras vantagens que permitem ter os dados dos veículos, motoristas, combustíveis e muito mais na palma da sua mão.

Por isso, o Super App Infleet é uma solução completa para facilitar a vida do gestor de frota. Aproveite para conversar com um de nossos especialistas e fazer uma demonstração gratuita.

Qual o melhor rastreamento veicular

Tudo depende das suas necessidades como gestor de frotas!

Então, o primeiro ponto para descobrir qual a melhor empresa de rastreamento veicular é descobrir quais as suas necessidades com o sistema de rastreamento, quais problemas da sua empresa você deseja resolver e os resultados que você deseja obter.

Depois disso, avalie a sua operação para entender qual o tipo de tecnologia que melhor vai te atender. Você precisa de um rastreador mais simples ou algo mais completo como os dados de imagens como a videotelemtria?

Com o rastreamento veicular, sua empresa pode ter uma série de vantagens como:

  • Diminuir em até 60% os sinistros de trânsito;
  • Reduzir em até 40% os custos com manutenção;
  • Economizar até 20% os gastos com combustível;
  • Melhorar a produtividade dos motoristas em 25%.

Melhorar o rastreamento dos veículos na gestão de frota não apenas aumenta a eficiência, mas também aumenta a segurança dos motoristas e reduz os custos operacionais. 

À medida que novas tecnologias surgem, as empresas devem aproveitar essas inovações para otimizar suas operações de frota e contribuir para um futuro mais sustentável. São pequenas mudanças que fazem grandes diferenças para todos.

Sendo assim, aproveite para conhecer mais sobre a nossa solução e como elevar o nível da sua gestão de frota. Agende agora mesmo uma apresentação com nossos especialistas.

A gestão de frotas pode ser muito mais simples!

Tenha tudo na palma da sua mão e em um só lugar com o Super App Infleet para ter uma gestão de frota mais simples, fácil e eficaz.

Homem no celular

Compartilhe:

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se em nossa newsletter e receba os melhores conteúdos no seu e-mail!

plugins premium WordPress

Preencha os seus dados

Faça um teste grátis do nosso sistema de gestão de frotas

Um de nossos consultores entrará em contato para te auxiliar com o teste grátis!

"*" indica campos obrigatórios

Aceito receber comunicações e as políticas de privacidade*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Entraremos em contato em até 2 horas úteis. O contato é gratuito e sem compromisso.