O que é videotelemetria e como a câmera veicular pode trazer mais segurança para sua frota?

Neste artigo, vamos explicar mais sobre videotelemetria e como ela é uma grande aliada para a gestão de frotas e traz mais segurança.
14/06/2023
5 min de leitura

Segurança, efetividade, redução de custos, treinamento com motoristas e mais uma série de coisas que o gestor de frota precisa ficar atento. Mas, como é possível ter todas essas informações em um só lugar?

Calma! A videotelemetria é umas das tecnologias que podem facilitar o seu dia a dia como também ajudar no modo de direção do motorista.  Além de deixar o trânsito ainda mais seguro.

Neste artigo, vamos explicar mais sobre videotelemetria e como ela é uma grande aliada para a gestão de frotas.

O que é videotelemetria?

A videotelemetria é uma solução que combina câmeras instaladas nos veículos com a coleta de dados em tempo real. 

Essas câmeras registram imagens internas e externas do veículo durante a condução, enquanto sensores capturam informações como velocidade, aceleração, frenagem e localização. 

A combinação dos dados coletados fornece uma visão completa do desempenho do motorista e das condições da estrada. Sendo que esse acompanhamento pode ser acessado pelo gestor de frota.

Qual a diferença de câmera veicular, câmera de fadiga e videotelemetria?

Câmera veicular é um dispositivo que faz o monitoramento em tempo real do funcionamento do veículo. Auxilia, principalmente, na segurança do veículo e em algumas situações de direção como ré e baliza. 

A sua instalação permite visualizar a área externa do veículo e traz imagens de alta resolução e amplo eixo de rotação.

Enquanto câmera de fadiga é focada na captação de imagens em relação aos movimentos de risco realizados pelo motorista. Ela atua na prevenção de acidentes e traz mais segurança para o motorista. 

A câmera identifica de sinais de fadiga, distração ao volante, uso de cigarro e do celular enquanto dirige. Assim que apresenta alguns desses sinais, o sistema emite um alerta sonoro para o condutor como também para a central de controle.

Já a videotelemetria é a solução mais avançada dessas duas tecnologias. Pois, capta imagens internas e externas do veículo, além de identificar comportamento da direção e informações do veículo. Todos os dados ficam salvos e podem ser analisados sempre que for necessário. 

Vantagens e desvantagens da videotelemetria

Mas, quais as vantagens e desvantagens que essa solução traz para a sua gestão de frota. Confira nos seguintes tópicos.

Aumento da segurança

A videotelemetria permite o monitoramento constante do comportamento do motorista, identificando ações de risco: excesso de velocidade, ultrapassagens perigosas e distrações ao volante, entre outras coisas.

Afinal, o modo de condução do motorista pode influenciar em uma série de fatores que influenciam na segurança do trânsito até a redução de custos dentro da frota.

Assim, o gestor pode analisar esses eventos, implementar ações para sua frota como, por exemplo, treinamentos específicos para cada motorista e aumentar a segurança no trânsito.

Redução de acidentes e sinistros

Ao combinar imagens, dados coletados e a análise do gestor de frota, é possível investigar a causa de acidentes e sinistros. Pois, nem sempre um sinistro quer dizer que a culpa é do motoristas.

Além dessa análise de eventos, o gestor de frota pode implementar ações que melhorem condições dos veículos e o feedback fornecido pelos motoristas.

Com tudo funcionando corretamente, as chances de acontecer algum acidente ou sinistro são menores.

Otimização da rota

Através da videotelemetria, é possível identificar rotas mais eficientes, o que evita que o motorista faça um percurso com mais congestionamentos. 

Com isso, a frota terá uma redução de km rodado por deslocamento e isso impacta diretamente na redução de custos. Combustível, pneus, manutenções são alguns exemplos que podem ser reduzidos com essa otimização.

Economia de combustível

Ao analisar o comportamento de condução dos motoristas, a videotelemetria permite identificar padrões de consumo de combustível.

Com essas informações em mãos, o gestor de frota pode implementar medidas efetivas para reduzir os gastos com combustível. 

Além de treinamentos de direção econômica para os motoristas, ele pode também identificar veículos com consumo excessivo e investigar o motivo pelo qual isso acontece para buscar uma solução definitiva.

Melhoria da produtividade

A videotelemetria desempenha um papel crucial na identificação de desperdícios de tempo e recursos dentro da gestão de frota. 

Ao analisar os dados coletados, é possível otimizar as rotas, reduzir os tempos de parada desnecessários e horas ociosas. Essas otimizações contribuem para uma maior produtividade, permite que os motoristas concluam suas tarefas em menos tempo, reduz custos operacionais e aumenta a eficiência geral da frota.

Questões de privacidade

O uso da videotelemetria envolve a captura de imagens e informações dos motoristas, o que pode gerar preocupações relacionadas à privacidade. 

Por isso, é fundamental estabelecer políticas de privacidade, garantindo a conformidade com as leis de proteção de dados. Dessa forma, todos estarão seguros.

Benefícios da videotelemetria para a segurança no trânsito

Além da gestão de frota, o uso da câmera veicular também traz uma série de benefícios para o trânsito. Confira alguns desses nos tópicos a seguir.

Detecção e alerta de comportamentos de risco

A videotelemetria permite identificar comportamentos perigosos, como excesso de velocidade, frenagens bruscas e mudanças de faixa abruptas. 

Esses comportamentos podem ser monitorados em tempo real e acionar alertas ao motorista e a central de monitoramento.

Monitoramento da fadiga e distração do motorista

A videotelemetria é capaz de identificar sinais de fadiga, como olhos fechados ou desvio constante de faixa, alertando o motorista para fazer uma pausa. 

Além disso, a detecção de distrações como uso do celular também pode contribuir para ter mais segurança no trânsito e proteger a vida do motorista.

Investigação de incidentes e sinistros

As imagens capturadas pela videotelemetria servem como evidências fundamentais em casos de acidentes e sinistros, disputas ou reclamações. 

A análise das gravações pode esclarecer a sequência de eventos e ajudar a determinar responsabilidade dos envolvidos.

Feedback e treinamento personalizado

Com base nos dados da videotelemetria, é possível fornecer feedback individualizado aos motoristas, identificando pontos fortes e áreas que precisam de melhoria. 

Assim, os treinamentos podem ser ainda mais personalizados com objetivo de aprimorar as habilidades de condução do motorista e aumentar a segurança no trânsito.

Conscientização e cultura de segurança

A presença da videotelemetria nas frotas incentiva uma cultura de segurança em toda a empresa desde que o carro sai para sua rota até o momento do seu retorno.

Com os motoristas mais conscientes de suas ações, o comportamento no volante será mais seguro para todos.

Aplicação da videotelemetria na gestão de frota

Como aplicar a videotelemetria na sua frota? Confira um passo a passo para começar a usar essa tecnologia:

  • Escolha o sistema adequado

Selecionar um sistema de videotelemetria com recursos de qualidade de imagem, integração e usabilidade é essencial para ter os dados corretos na sua frota.

  • Instalação e configuração corretas

A instalação das câmeras veiculares deve ser feita por profissionais especializados, garantindo a configuração adequada do sistema.

  • Análise e interpretação de dados

Utilizar ferramentas de análise de dados para extrair insights valiosos e identificar áreas de melhoria na condução dos motoristas.

  • Treinamento e engajamento dos motoristas

Implementar um programa de treinamento personalizado, destacar os benefícios da videotelemetria e promover uma cultura de segurança na frota.

  • Monitoramento contínuo e feedback

Fazer monitoramento regular das informações coletadas, fornecendo feedback aos motoristas e realizar ações corretivas conforme necessário.

Conclusão

A videotelemetria, com suas câmeras veiculares e análise de dados, é uma ferramenta poderosa para aumentar a segurança no trânsito. Ainda traz outra série de vantagens para a sua gestão de frota.

Através do seu uso, é possível compreender seu impacto positivo no dia a dia, na redução dos custos, além de criar uma cultura de segurança no trânsito.

Por isso, o Super App Infleet é a solução para que sua gestão de frota tenha a melhor videotelemetria no mercado. Aproveite para conferir, na prática, e solicite um teste grátis com um de nossos especialistas.

A gestão de frotas pode ser muito mais simples!

Tenha tudo na palma da sua mão e em um só lugar com o Super App Infleet para ter uma gestão de frota mais simples, fácil e eficaz.

Homem no celular

Compartilhe:

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se em nossa newsletter e receba os melhores conteúdos no seu e-mail!

plugins premium WordPress

Preencha os seus dados

Faça um teste grátis do nosso sistema de gestão de frotas

Um de nossos consultores entrará em contato para te auxiliar com o teste grátis!

"*" indica campos obrigatórios

Aceito receber comunicações e as políticas de privacidade*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Entraremos em contato em até 2 horas úteis. O contato é gratuito e sem compromisso.