Celular e direção: como eliminar esse problema na sua frota

Celular e direção: como eliminar esse problema na sua frota

Estamos aqui nesse blog falando o tempo todo sobre como a tecnologia pode ser um fator que contribui de forma extremamente positiva para a segurança e produtividade da sua frota. No entanto, quando o assunto é o uso do celular por aqueles profissionais responsáveis pela condução dos veículos ai a situação fica um pouco diferente.

Você sabia que o uso do celular é a terceira principal causa de mortes no trânsito (fonte: Associação Brasileira de Medicina no Tráfego), são mais de 150 pessoas todos os dias que perdem a vida por conta dessa atitude imprudente. O mais impressionante é que a imprudência pode ter sido cometida por apenas uma pessoa, no entanto a consequência é imposta a diversas.

As empresas precisam estar atentas a esse cenário e criar mecanismos de prevenção e educação voltados a esse tipo de situação. Vamos citar algumas dicas que vão ajudar você gestor ou gestora a dar os primeiros passos nesse desafio.

Diálogos de Segurança

Já falamos em outros textos do potencial dessa prática, mas é sempre válido ressaltar como essa ferramenta pode ajudar muito ao trazer temas importantes para a discussão de toda a equipe. É um ótimo momento para compartilhar relatos e experiências, certamente existem profissionais muito conscientes em sua equipe que podem falar de forma positiva dos benefícios de adotar um modo de direção mais seguro e livre do celular.

Talvez alguns dos seus motoristas precisem usar o celular quando o veículo se encontra parado e em segurança para realizar algum tipo de atividade da empresa, como reportar o status de um serviço ou se comunicar com o escritório, esse tipo de diálogo é importante também para exemplificar essas situações e deixar claro quais os momentos onde não se deve de forma alguma fazer uso do aparelho.

Tecnologia

A tecnologia também pode ser sua aliada nessa situação. Quais controles você já exerce? Você consegue identificar facilmente quais os seus motoristas mais disciplinados e os menos disciplinados? Esse é um ótimo primeiro passo. Se você utilizar um sistema de monitoramento que trabalhe também a telemetria sua gestão cresce muito em segurança. Alguns comportamentos que podem indicar que seu motorista está distraído são: frenagens bruscas, curvas acentuadas e excessos de velocidade. Todas essas medições são possíveis quando se utiliza telemetria.

O uso da tecnologia portanto cumpre um papel educativo e possibilita um feedback muito bem embasado também.

Educação

A educação na verdade está no centro de todo esse diálogo que estamos construindo, é através dela que você consegue resultados duradouros e multiplicáveis. Aposte em cursos de direção defensiva, seminários internos e externos, como formas de complementar as discussões que já são feitas diariamente.

Não é possível colocar um preço na vida, por mais que um acidente possa trazer danos ao patrimônio, as potenciais perdas de vida são a maior motivação que pode existir para sua empresa colocar em prática as atitudes mais seguras possíveis.

Conte com a Infleet nesse desafio de uma mobilidade mais segura, nossas tecnologias vão lhe ajudar a identificar os principais pontos de melhoria do seu processo e permitir a tomada de decisão com precisão. Deixe o nosso time comercial saber como pode lhe ajudar.

Monitore a sua frota e otimize seus custosInfleet | Tecnologia de ponta para gestão de frotas