Comportamento do motorista: entenda como promover melhorias

Comportamento do motorista: entenda como promover melhorias

Cerca de 87 por cento dos motoristas se envolveram em pelo menos um comportamento de direção de risco nos últimos meses. A direção agressiva e o envio de mensagens de texto ao dirigir são exemplos de práticas ruins que colocam sua frota em risco.

Ministério da Saúde informou que só de 2018 a 2020, mais de R$ 800 milhões foram gastos no Sistema Único de Saúde (SUS) com internações por traumas no trânsito.

Além disso, esses acidentes são 8 vezes mais prováveis quando o motorista está enviando mensagens de texto, falando ao celular ou dirigindo acima da velocidade máxima permitida.

Conhecimento é poder! Obter informações sobre a conduta dos motoristas de sua frota pode ajudar a otimizar o tempo e esforço empregados na tentativa de corrigir seu mau comportamento na direção.

É por essa razão que preparamos esse post especial com 7 maneiras para promover melhorias no comportamento inadequado dos motoristas. Quer saber quais? Acompanhe a leitura e confira!

Monitore o comportamento do motorista

A fim de resolver os maus hábitos de direção, você precisa ter uma visão sobre quais são esses hábitos. Seus motoristas estão acelerando excessivamente? Eles estão usando o telefone ao volante?

Descubra como seus motoristas estão se comportando enquanto você não está olhando - monitore o comportamento do motorista para atribuir pontuações aos motoristas de acordo com seu desempenho ao dirigir.

É por isso que recomendamos começar por aí caso não esteja monitorando essas atitudes no momento.

Desenvolva uma linha de base

Essa etapa é esquecida durante a implementação de um novo processo porque, uma vez que estamos iniciando algo novo, estamos ansiosos para começar.

É crucial, no entanto, estabelecer um ponto de partida para o desempenho do motorista da frota para comparar ao longo do tempo para medir o progresso.

Recomendamos registrar as pontuações individuais e gerais do motorista ao longo de um determinado período de tempo para que você possa usá-las como uma referência e compará-las com as pontuações futuras.

Para consistência, é melhor usar o mesmo período de tempo (ou seja, mensal, trimestral, 90 dias) como a linha de base ao analisar pontuações futuras.

Concentre seus recursos

Ao invés de tentar abordar o desempenho de todos os seus motoristas de uma vez, concentre-se primeiro nos motoristas de alto risco. Concentre seus esforços para maximizar o impacto desses motoristas que podem colocar sua frota em maior risco de acidentes.

Enquanto você está lidando ativamente com o comportamento de alto risco, reconheça e elogie o comportamento dos motoristas de baixo risco para reforçar seus hábitos positivos.

Após cada período de medição, reavalie as condutas dos seus motoristas, o progresso do comportamento de direção e identifique os modos de alto risco.

Identifique comportamentos comuns de direção inadequados

Simplifique seus processos. É provável que haja vários hábitos inadequados ao dirigir que você verá com frequência em seus motoristas, como direção distraída, direção agressiva e excesso de velocidade.

Economize tempo abordando essas questões para todos os motoristas, como por meio de educação e treinamento. Esses hábitos persistirão de forma realista inicialmente, mas se tornarão menos comuns com o tempo, com educação e conscientização contínuas.

Treine e eduque os motoristas

A chave para mudar hábitos é através da educação e do treinamento. Quando os motoristas ficam cientes dos maus hábitos de direção e dos riscos à segurança, eles próprios podem identificá-los e corrigi-los.

Os motoristas treinados apoiam a iniciativa, pois se sentem motivados e aprendem continuamente. Alguns programas de treinamento de motoristas incluem:

  • Treinamento de segurança do motorista defensivo;
  • Dinâmica de direção;
  • Ferramentas de acompanhamento.

As sessões de treinamento devem ser recorrentes para todos os motoristas - novos e experientes - para mantê-los atualizados sobre os regulamentos de direção segura.

Reconheça o comportamento positivo

O reconhecimento vai longe. Quando os motoristas apresentarem bom comportamento ao dirigir durante um determinado período de tempo, reconheça isso.

Mostrar que seu trabalho é apreciado reforçará seu comportamento. Isso pode partir da gerência e dos supervisores, elogiando-os por um bom desempenho ou pode envolver a concessão de recompensas.

O tamanho da recompensa não importa: o reconhecimento é o que conta! As recompensas podem variar desde a permitir que motoristas com uma determinada pontuação de comportamento faltem a uma aula de treinamento de motoristas até a concessão de um cartão-presente.

Outra forma de reconhecer os motoristas com boas atitudes é criar uma competição usando a classificação da pontuação do motorista.

Sua frota pode ter um sistema de classificação com base no desempenho de direção, mostrando os melhores pilotos e publicar novos resultados a cada período de tempo designado.

Os motoristas com os melhores hábitos de direção receberão o reconhecimento de toda a frota por seu comportamento e os demais motoristas ficarão motivados a melhorar suas notas de direção.

Essas etapas se concentraram em melhorar a segurança de seus funcionários atuais, mas é importante garantir que seus futuros contratados também sejam condutores seguros.

Melhore a triagem para novas contratações

Agora que você tem um banco de dados crescente de monitoramento dos hábitos do motorista, pode aproveitar essas informações para tomar melhores decisões de contratação.

Com uma visão dos hábitos de direção mais comuns da sua frota, você sabe quais modos deve observar em possíveis novas contratações e os sinais visíveis dessas atitudes.

Ao selecionar candidatos, exija que novos contratados em potencial tenham uma verificação de antecedentes e sejam aprovados em um teste de direção preliminar para avaliar seu comportamento ao dirigir. Isso permitirá que você elimine os motoristas mais arriscados e adicione motoristas mais seguros à sua frota.

O tempo adicional gasto durante a contratação terá uma recompensa no futuro, evitando o tempo de inatividade do veículo e os custos com reparo.

Que métodos você usa para abordar e alterar o comportamento do motorista que promove riscos na direção? Para ficar por dentro desse e outros assuntos, acompanhe todas as novidades sobre a Infleet seguindo nossas redes sociais!

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