A partir de quantos veículos devo monitorar a minha frota?

A partir de quantos veículos devo monitorar a minha frota?

É muito comum encontrar gestores de frotas que não desejam implementar sistemas de gestão por trabalharem com frotas pequenas. Não enxergam necessidade em realizar o monitoramento da frota ou que não haverá benefício em implementar uma política de gestão mais completa por acreditarem que o investimento não irá trazer retorno.

Um engano.

Não existe uma quantidade mínima de veículos necessária para se fazer o uso de sistemas de gestão e monitoramento. Tanto frotas de 1 veículo como frotas de 1000 pode se beneficiar do controle e das informações que o sistema fornece.

Naturalmente, para frotas de grande porte realizar o controle e gestão sem um sistema especializado se torna uma tarefa extremamente complexa, sujeita à erros e custosa. Entretanto, no caso de pequenas frotas os benefícios também podem ser obtidos.

Os principais benefícios que a gestão de frotas traz para pequenas frotas são:


  • Controle de Rotas

Os dispositivos GPS permitem a avaliação das rotas traçadas durante a operação e a fim de verificar se a mesma é a melhor forma de se chegar ao destino ou se há um caminho ótimo que poderia ser seguido. É possível também saber em tempo real onde está cada veículo, tempo da viagem e distância percorrida. Com essas informações o gestor consegue definir o custo por quilometro rodado, indicador importante para a avaliação de resultados e previsão de custos com novos roteiros.

  • Controle do comportamento do condutor

Os softwares de gestão e dispositivos de telemetria permitem avaliar informações do modo de condução do motorista, como freadas e acelerações bruscas, RPM do motor, velocidade média e máxima entre outros. Assim é possível verificar se o motorista está utilizando técnicas de direção defensiva, obedecendo a legislação de trânsito e ranqueá-los com base no seu modo de direção. Além disso, isso permite verificar quais motoristas precisam de treinamento adicional.

  • Redução de custos

Mesmo para empresas que possuem apenas um veículo os softwares de gestão de frotas permitem o cadastro das manutenções realizadas com os veículos, peças trocadas, quilometragem no momento da manutenção fornecendo dados ao gestor para avaliar padrões de falha, prever necessidades de substituição de peças e saber o estado de conservação geral do veículo. Desta forma, é possível ter uma maior previsibilidade dos custos, fazer um melhor planejamento da manutenção preventiva, preditiva e corretiva, reduzindo gastos com manutenção corretiva e desperdícios na compra de peças.

Além disso, O controle dos abastecimentos realizados, consumo médio de cada veículo e da frota, bem como custo médio do litro de combustível fornecem informações para o gestor avaliar os custos e reduzi-los.

Independente da quantidade de veículos na sua frota é importante ter uma gestão de frotas eficiente, baseada em dados coletados da operação que apoiem a sua tomada de decisão. As principais razões para adotar esta prática são: redução de custos, melhor satisfação do cliente, maior controle dos motoristas e veículos.

E você, como realiza a gestão de frotas na sua empresa hoje?