Quanto custa um sistema de rastreamento veicular?

Quanto custa um sistema de rastreamento veicular?

Essa é uma pergunta cuja resposta não é tão simples e direta quanto parece.

O custo de um sistema de rastreamento veicular vai depender muito da sua necessidade e quais funcionalidades você deseja utilizar.

Se você é uma pessoa física que deseja rastrear o seu veículo por questões de segurança ou se você é uma empresa com uma frota de caminhões de entrega e deseja rastrear os seus veículos para ter um controle da sua operação as soluções e preços serão bem diferentes.

O mais importante então é, defina bem qual a sua necessidade, qual o problema que você deseja resolver contratando um sistema de rastreamento veicular e depois busque aquele que melhor te atende.

De maneira geral, um sistema de rastreamento veicular trará para você um custo mensal de manutenção do serviço e um investimento inicial para a aquisição e/ou instalação dos dispositivos nos veículos.

Porém, saiba, esse é um investimento!

Como todo investimento, quando feito de maneira pensada, visando resolver uma solução real da empresa, ele trará um excelente retorno.

O que é o rastreador veicular?

Os rastreadores são dispositivos eletrônicos equipados com dispositivo GPS que decodificam informações de posicionamento, fuso horário, deslocamento, direção e velocidade. Além disso, esses dispositivos também podem avaliar sinais provenientes de sensores do veículo, atuando sobre suas saídas e controlando sirene e luzes internas.

O módulo GPS recebe as informações de latitude e longitude dos satélites em órbita terrestre, estas coordenadas são processadas dentro do equipamento que vai uni-las com as informações dos sensores do carro. Após esta formatação as informações são enviadas a central de monitoramento através da rede de telefonia, dependendo da área de cobertura da operadora utilizada.

É importante ressaltar que a depender da qualidade do sinal de telefonia no local onde o carro está, o rastreamento pode ser prejudicado ou até mesmo pode não ser possível rastrear o carro.

Para que serve o rastreador veicular?

A principal função de um rastreador veicular é informação a localização precisa do veículo. Isso fornece segurança para o dono do veículo, pois em casos de roubos você poderá entrar em contato com a polícia e informar a localização exata para que os policiais possam realizar a recuperação do veículo.

Quando se fala de gestão de frotas, o simples rastreamento veicular é uma ferramenta básica, que permite ao gestor saber onde está cada veículo da sua frota e o que está acontecendo com ela naquele momento.

Entretanto, caso seja necessário realizar análises mais profundas sobre a operação, modo de condução do veículo e outros dados o mais aconselhado é um sistema de monitoramento de frotas.

Muitas pessoas confundem o rastreamento veicular com o monitoramento, então vamos apresentar as principais diferenças. Você, gestor, verá que o monitoramento tem um valor agregado muito maior para a sua empresa.

Qual o melhor rastreador veicular?

A escolha do melhor rastreador ou sistema de rastreamento veicular dependerá das necessidades da sua empresa. Algumas empresas estão mais focadas em segurança outras desejam ter um maior controle operacional e realizar uma gestão de frotas completa.

Para cada caso existe um sistema de rastreamento veicular que é melhor.

Desta forma, defina quais são as suas necessidades para escolher o serviço que melhor te atende. Mas de maneira geral verifique os seguintes pontos:

  • A empresa oferece suporte técnico próximo?
  • Qual a região de cobertura do sistema de rastreamento?
  • O dispositivo de rastreamento veicular utilizado é homologado pela Anatel?
  • O sistema de rastreamento veicular também oferece relatórios gerenciais de frota?
  • A empresa utiliza plataforma de rastreamento veicular própria ou de terceiros?
  • Qual a tecnologia de rastreamento utilizada? GSM/GPRS? Radiofrequência? Satelital?
  • Qual a frequência de atualização da posição do veículo?
  • Os mapas são atualizados?

Avaliando os pontos citados você conseguirá ter uma visão mais clara de qual será o melhor rastreador ou sistema de rastreamento para a sua realidade.

Onde instalar o rastreador veicular?

O local de instalação do rastreador veicular dependerá do modelo do rastreador e da tecnologia de comunicação utilizada pelo equipamento.

O rastreador tradicional, com sistema de localização via GPS e comunicação GSM/GPRS geralmente fica instalado em local seguro, dentro do painel do veículo, de modo que ninguém possa ver onde ele está escondido.

Muitas empresas optam por não informar aos motoristas a localização do rastreador para evitar que o mesmo seja violado ou burlado.

O rastreador que utiliza a tecnologia de comunicação satelital precisa ter a antena de satélite instalada em local aberto, pois o próprio teto do veículo funciona como uma barreira que impede a transmissão do sinal.

Assim, a antena geralmente é instalada do lado de fora, no teto, enquanto que o rastreador em si também é colocado dentro do painel.

Por fim, existe o caso do rastreador que funciona através da conexão com a entrada OBD II do veículo. Este dispositivo é instalado conectado diretamente a entrada OBD II, ficando portanto mais visível. Em alguns casos, é possível conectar um cabo de extensão ou adaptador da entrada OBD II, porém ainda assim, o cabo estará bastante visível.

Existe rastreador veicular sem mensalidade?

Quando se pesquisa na internet sobre rastreador veicular, você irá se deparar com várias propagandas sobre rastreamento veicular sem mensalidade.

Sem mensalidade?! É isso mesmo?

Isso pode te levar a ficar tentando a querer conhecer e adotar essa solução, já que ela não terá custos. Porém saiba, é mentira!

Todos sabemos que na vida não existe almoço grátis, então por que existiria rastreamento veicular grátis, não é mesmo?

Os sistemas que aparecem na internet como “Rastreador veicular sem mensalidade” são na verdade localizadores que funcionam a base de mensagem sms. Ou seja, você envia um sms para o dispositivo de rastreamento e ele te retorna uma resposta com as coordenadas (latitude e longitude) da posição do seu veículo. Alguns podem até oferecer um aplicativo para acompanhar a posição.

Porém, você precisará colocar um chip de celular com internet no rastreador, pagando um pacote de dados para a operadora de telefonia. Por isso, não existe rastreador sem mensalidade!

Além disso, se a empresa de telefonia perceber que o chip está sendo usado para o rastreamento veicular ela irá cancelar o seu plano.

Por fim, é necessário ficar muito atento se o equipamento oferecido é de qualidade e é homologado pela Anatel. É muito comum nesse tipo de oferta, você encontrar dispositivos de origem e qualidade duvidosa! Fique atento!

Diferença entre "Rastreamento Veicular" e Monitoramento de Frotas

Para uma empresa que trabalha com gestão de frotas, o rastreamento veicular é uma ferramenta muito simples, que não permite ao gestor realizar uma análise profunda da operação e obter indicadores de gestão de frotas.

O rastreamento veicular é apenas a obtenção e visualização da localização veicular.

O monitoramento de frotas consiste no acompanhamento em tempo real da posição do veículo, associado ao histórico de rotas percorridas, locais visitados e ferramentas de alerta e cercas virtuais. Alguma das principais características do monitoramento de frotas são:

  • Geolocalização dos veículos;
  • Endereço e data de cada localização;
  • Histórico de eventos (ignição ligada e desligada, início de movimento e parada, entre outros);
  • Distância percorrida;
  • Excesso de velocidade;
  • Cercas virtuais;
  • Alertas.

Desta maneira, é possível ter um relatório completo da operação de cada veículo, do início ao fim da jornada de trabalho, como horário de chegada e saída de clientes, distância percorrida, parada em locais não permitidos, a fim de analisar problemas operacionais e tomar ações para suas soluções de maneira rápida. Além disso, é possível ter um melhor controle sob o modo de condução do motorista, produtividade do veículo, multas, consumo de combustível entre outras informações.

Assim é possível reduzir custos e aumentar a visibilidade dos processos.

Tecnologia de ponta para frotasMaior transparência da sua operação.

Copyright © Infleet | Tecnologia para frotas 2020. All Rights Reserved.

Interakt Soluções de Engenharia LTDA