Entenda a diferença entre câmera veicular, câmera de fadiga e videotelemetria na gestão de frota

Câmera veicular, câmera de fadiga e videotelemetria. Confira como essas tecnologias podem contribuir para um trânsito mais seguro.
05/07/2023
3 min de leitura

Sabemos que existem diversas soluções que visam aprimorar a segurança e o desempenho dos motoristas. Assim, vamos falar sobre a câmera veicular, a câmera de fadiga e a videotelemetria. 

Embora elas estejam relacionadas à captura de imagens e dados durante a condução, cada uma possui características e funcionalidades distintas. A depender da necessidade da frota, cada solução pode atender os objetivos.

Confira como essas tecnologias podem contribuir para um trânsito mais seguro, redução de gastos e bom comportamento dos motoristas. Boa leitura!

Definição de cada câmera

Antes de decidir por qual tipo de câmera instalar na sua frota, entenda o que é cada uma.

Câmera Veicular

A câmera veicular é um dispositivo instalado no interior do veículo e tem como principal função captar imagens do ambiente externo durante o percurso. 

Ela é projetada para registrar sinistros, acidentes e colisões no trânsito. Como também pode ser bastante útil para fornecer evidências em caso de disputas legais ou para fins de seguro.

Além disso, algumas câmeras veiculares possuem recursos adicionais, como GPS integrado. O que permite registrar a localização do veículo e sensores de movimento que ativam a gravação em caso de impacto.

Câmera de Fadiga

A câmera de fadiga é um dispositivo que monitora o comportamento do motorista em busca de sinais de fadiga e distração. 

Através do seu uso, é possível identificar eventos que acontecem durante a direção. Como, por exemplo, motorista dirigindo com olhos fechados, movimentos bruscos, desvio de faixa, sinais de sonolência ou falta de atenção. 

A câmera de fadiga é geralmente instalada no painel do veículo, direcionada para o rosto do motorista. Ela utiliza algoritmos avançados para analisar os padrões de comportamento e emitir alertas quando detecta esses sinais. 

Essa tecnologia auxilia na prevenção de acidentes causados por motoristas cansados ou distraídos, fornecendo um aviso prévio para que medidas preventivas possam ser tomadas.

Videotelemetria

A videotelemetria é uma solução que combina câmeras instaladas nos veículos com a coleta de dados sobre o veículo, o motorista e o percurso. 

Essas câmeras registram imagens internas e externas do veículo durante a condução, enquanto sensores capturam informações como velocidade, aceleração, frenagem e localização. 

A combinação dos dados coletados fornece uma visão completa do desempenho do motorista e das condições da estrada. Sendo que esse acompanhamento pode ser acessado a qualquer momento pelo gestor de frota.

Quais as principais diferenças de câmera veicular, câmera de fadiga e videotelemetria?

Embora a câmera veicular, a câmera de fadiga e a videotelemetria compartilhem o objetivo de melhorar a segurança na condução, cada uma delas possui um foco específico.

Câmera veicular é um dispositivo que faz o monitoramento em tempo real do funcionamento do veículo. Auxilia, principalmente, na segurança do veículo e em algumas situações de direção como ré e baliza. 

A sua instalação permite visualizar a área externa do veículo e traz imagens de alta resolução e amplo eixo de rotação.

Enquanto câmera de fadiga é focada na captação de imagens em relação aos movimentos de risco realizados pelo motorista. Ela atua na prevenção de acidentes e traz mais segurança para o motorista. 

A câmera identifica de sinais de fadiga, distração ao volante, uso de cigarro e do celular enquanto dirige. Assim que apresenta alguns desses sinais, o sistema emite um alerta sonoro para o condutor como também para a central de controle.

Já a videotelemetria é a solução mais avançada dessas duas tecnologias. Pois, capta imagens internas e externas do veículo, além de identificar comportamento da direção e informações do veículo. Todos os dados ficam salvos e podem ser analisados sempre que for necessário. 

Conclusão

A câmera veicular, a câmera de fadiga e a videotelemetria são ferramentas tecnológicas valiosas que podem ser usadas para aumentar a segurança e o desempenho dos motoristas. 

Cada uma delas tem suas próprias características e a escolha da tecnologia mais adequada dependerá das necessidades e objetivos de cada empresa. 

Independentemente da escolha, essas soluções demonstram o compromisso em garantir viagens mais seguras, reduzir os riscos no trânsito e proporcionar um ambiente de condução mais tranquilo para todos os envolvidos.

Aproveite para conhecer mais sobre o Super App Infleet e como a nossa solução pode ajudar na gestão da sua frota. Solicite um teste grátis com um de nossos especialistas!

A gestão de frotas pode ser muito mais simples!

Tenha tudo na palma da sua mão e em um só lugar com o Super App Infleet para ter uma gestão de frota mais simples, fácil e eficaz.

Homem no celular

Compartilhe:

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se em nossa newsletter e receba os melhores conteúdos no seu e-mail!

plugins premium WordPress

Preencha os seus dados

Faça um teste grátis do nosso sistema de gestão de frotas

Um de nossos consultores entrará em contato para te auxiliar com o teste grátis!

"*" indica campos obrigatórios

Aceito receber comunicações e as políticas de privacidade*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Entraremos em contato em até 2 horas úteis. O contato é gratuito e sem compromisso.