Rastreamento de caminhão via satélite

Rastreamento de caminhão via satélite

O transporte rodoviário de carga é o principal meio de distribuição de produtos no Brasil. Segundo pesquisa da Fundação Dom Cabral, 75% de toda a distribuição do país é feita pela malha rodoviária, seguida pelo transporte marítimo com 9,2% e pelo transporte áreo com apenas 5,8%.

Assim, para realizar o transporte e distribuição de cargas os caminhões precisam viajar todo o país, indo para as mais diversas e distantes regiões.

O gestor de frotas, por sua vez, precisa ter o controle da sua frota de caminhões independentemente do local onde os caminhões estão viajando. Para isso o seu aliado é o rastreamento de caminhões via satélite.

Neste artigo vamos falar sobre o rastreamento de caminhões via satélite e como ele pode ajudar a sua operação e a sua gestão de frotas.


O que é o rastreamento de caminhão via satélite

Quando se fala de rastreamento de caminhão os gestores de frota ficam muito receosos com relação a abrangência da cobertura do sistema de rastreamento e também com a precisão da posição do caminhão que o rastreador irá indicar.

O Brasil é um país de dimensões continentais, com estradas pouco seguras, de baixa qualidade e pouco policiadas. Isso faz com que o gestor queira ter o total controle sobre os seus caminhões, pois um roubo de carga irá representar um grande prejuízo.

Nesse caso, o gestor acaba ficando com muitas dúvidas a respeito da escolha do melhor tipo de rastreamento para caminhão – o rastreamento de caminhão via satélite ou o rastreamento de caminhão via rede de telefonia/internet (GSM/GPRS).

Inicialmente, é importante esclarecer que tanto o rastreador via satélite quanto o rastreador via GSM/GPRS utilizam o sistema de GPS para a determinação da posição, portanto, o nível de precisão da localização de ambos os dispositivos é muito similar.

A diferença encontra-se no modo de comunicação entre o rastreador do caminhão e a central de monitoramento. No caso do rastreador de caminhão via satélite a comunicação é feita por satélite enquanto que no caso da comunicação GSM/GPRS a comunicação é feita através das antenas de telefonia.

Assim, o rastreamento de caminhões via satélite é um sistema de rastreamento que utiliza as informações dos satélites da órbita terrestre tanto para a determinação da posição quanto para a comunicação com a central de monitoramento.


Como funciona o rastreamento de caminhão via satélite

O rastreamento de caminhão via satélite funciona através da tecnologia GPS (Global Positioning System).

A tecnologia GPS utiliza o sinal dos vários satélites que estão na órbita terrestre, realizam a triangulação do sinal e a partir disso determinam a posição do veículo com grande precisão.

Posteriormente, essa informação da latitude e longitude do caminhão é enviada, também através do sistema de satélites para a central de monitoramento, que recebe, processa e trata os dados para permitir que você visualize a posição no mapa.

Essa determinação da posição e comunicação é feita para qualquer coisa em qualquer local da superfície terrestre. Ou seja, até mesmo no local mais remoto do país o seu caminhão estará sendo rastreado.


Benefícios do rastreamento de caminhão via satélite

O sistema de rastreamento de caminhão via satélite tem basicamente as mesmas funcionalidades de um sistema de rastreamento via GSM/GPRS. Ambos sistemas permitem a visualização da posição, histórico de rotas, controle de velocidade e outros relatórios.

O grande benefício do sistema de rastreamento via satélite e a sua maior área de cobertura, com ele você nunca perderá sinal.

Entretanto, existem duas grandes desvantagens: o preço e a frequência de atualização.

Os sistemas de rastreamento via satélite tem em média taxas de atualização da posição a cada 5 ou 10 minutos, enquanto que os sistemas de rastreamento via rede de telefonia atualização a cada 30 segundos à 3 minutos.


Melhor empresa de rastreamento de caminhão via satélite

A escolha do melhor rastreador ou sistema de rastreamento de caminhão dependerá das necessidades da sua empresa. Algumas empresas estão mais focadas em segurança outras desejam ter um maior controle operacional e realizar uma gestão de frotas completa.

Para cada caso existe um sistema de rastreamento veicular que é melhor.

Desta forma, defina quais são as suas necessidades para escolher o serviço que melhor te atende. Mas de maneira geral verifique os seguintes pontos:

  • A empresa oferece suporte técnico próximo?
  • Qual a região de cobertura do sistema de rastreamento?
  • O dispostivo de rastreamento veicular utilizado é homologado pela Anatel?
  • O sistema de rastreamento veicular também oferece relatórios gerenciais de frota?
  • A empresa utiliza plataforma de rastreamento veicular própria ou de terceiros?
  • Qual a frequência de atualização da posição do veículo?
  • Os mapas são atualizados?

Avaliando os pontos citados você conseguirá ter uma visão mais clara de qual será o melhor rastreador ou sistema de rastreamento para a sua realidade.

Qual o valor do rastreamento de caminhão via satélite

Essa é uma pergunta cuja resposta não é tão simples e direta quanto parece.

Uma das principais desvantagens do rastreamento de caminhão via satélite com relação ao rastreamento via rede de telefonia é o preço, que é muito superior.

É preciso avaliar com muito cuidado a relação entre custo e benefício antes de tomar essa decisão, pois um equipamento de rastreamento satelital é um investimento grande.

O custo de um sistema de rastreamento via satélite vai depender muito da sua necessidade, frequência de atualização, funcionalidades extras desejadas entre outros.

O mais importante então é, defina bem qual a sua necessidade, qual o problema que você deseja resolver contratando um sistema de rastreamento veicular e depois busque aquele que melhor te atende.

O mais comum é que o rastreamento de caminhão via satélite seja aplicado em situações em que ocorre o transporte de cargas muito valiosas ou quando o caminhão trafega quase sempre por regiões que não tem sinal de telefonia.

De maneira geral indica-se que seja feito o uso do rastreador com tecnologia GSM e comunicação via internet, pois o custo é mais acessível.

Tecnologia de ponta para frotasMaior transparência da sua operação.

Copyright © Infleet | Tecnologia para frotas 2020. All Rights Reserved.

Interakt Soluções de Engenharia LTDA