A gestão de frotas é um desafio constante para instituições públicas que lidam com múltiplos veículos e demandas operacionais.
Na Universidade Federal da Bahia (UFBA), esse desafio foi enfrentado com o auxílio de uma solução tecnológica de monitoramento, que trouxe avanços significativos em eficiência, economia e transparência.
Aproveite para saber neste texto como a adoção de uma solução de gestão e monitoramento da frota de ônibus ajudou a Universidade Federal da Bahia (UFBA) a melhorar a qualidade do serviço interno de transporte estudantil, quantificando os parâmetros de avaliação de qualidade do serviço pelo usuário.
Sobre a frota de ônibus da UFBA
O BUZUFBA é o serviço de mobilidade gratuito inter-campi dos estudantes da Universidade Federal da Bahia. Atualmente, o serviço conta com seis veículos e possui seis roteiros: B1, B2, B3, B4, B5 e EXPRESSO.
Os ônibus são para uso exclusivo dos alunos matriculados na Universidade e tem como principal objetivo transportar alunos entre os campi e residência universitária, facilitando o seu deslocamento. Cada roteiro possui pontos específicos de parada e horários de saída e chegada pré-definidos que são divulgados aos alunos para auxiliar o seu planejamento.
A iniciativa foi muito bem vista pelos estudantes que estão se beneficiando de um transporte gratuito e direcionado para as suas necessidades específicas.
Com o objetivo de melhorar a qualidade do serviço prestado, a Universidade realizou uma pesquisa de satisfação com os usuários do BUZUFBA e com base nos dados coletados do sistema de monitoramento e gestão foi possível entender a causa dos problemas apresentados.
Alguns atributos avaliados na pesquisa de satisfação foram a frequência de passagem, pontualidade, tratamento dos funcionários, segurança, conforto no ponto de espera e na viagem. Assim, foi identificado que a frequência de passagem era o atributo mais crítico para os usuários e, de acordo com o Professor do Departamento de Transportes, Jorge Ubirajara “o aplicativo permitiu identificar o porquê disso”.
Alguns desafios da gestão de frotas na UFBA
A UFBA possui uma frota diversificada, que atende desde atividades acadêmicas até operações administrativas. Gerenciar essa frota apresentava desafios como:
Complexidade operacional
Com veículos distribuídos em diferentes campus e utilizados para variados propósitos, a UFBA enfrentava dificuldades para monitorar o uso dos veículos, garantir a eficiência das operações e evitar ociosidade ou uso indevido.
Custos elevados
O consumo de combustível representava uma parte significativa do orçamento da frota, agravado pela falta de visibilidade sobre desvios e desperdícios. Além disso, a manutenção preventiva não era aplicada de forma sistemática, resultando em paradas inesperadas e custos adicionais.
Controle os custos e aumente a autonomia da sua frota com a Infleet
Falta de transparência e rastreabilidade
Como muitas instituições públicas, a UFBA precisava prestar contas de suas atividades. No entanto, sem uma solução tecnológica, a rastreabilidade das operações era limitada, dificultando o controle de deslocamentos, consumo e outras métricas essenciais.
A implementação de uma solução de monitoramento na UFBA
“O aplicativo de monitoramento permitiu observar na prática o quão realmente relevante é esse atributo. Então, a gente consegue observar a frequência de passagem no ponto “Reitoria”, um dos principais pontos de origem e destino como o pessoal respondeu […] Então, a gente conseguiu pegar esses intervalos entre passagens ao longo de um dia inteiro e viu quanto isso é variável” pontuou Jorge.
Os dispositivos GPS permitem a avaliação das rotas traçadas durante a operação e podem verificar se é a melhor forma de se chegar ao destino ou se há um caminho ótimo que poderia ser seguido. É possível também saber em tempo real onde está cada veículo, tempo da viagem e distância percorrida.
As cercas virtuais marcadas em cada ponto de passagem do BUZUFBA permitiu aos gestores do serviço avaliar o horário de passagem nos pontos, duração das rotas, cumprimento do planejamento e intervalo entre a passagem de ônibus.
Ao informar, em tempo real, os principais KPIs associados a operação e alertas sobre eventos, o sistema de gestão permite que ações para soluções dos problemas sejam tomadas de maneira mais ágil.
Benefícios obtidos com a solução de monitoramento
Através da implementação do monitoramento, a UFBA obteve vários benefícios, tais como:
Aumento de segurança
Os dados fornecidos pela solução de monitoramento permitiram que os gestores identificassem padrões, corrigissem falhas e tomassem decisões mais seguras para a frota.
Redução de custos operacionais
Com o monitoramento, a UFBA otimizou rotas, reduziu o consumo de combustível e conseguiu prever necessidades de manutenção, diminuindo os gastos com reparos emergenciais.
Maior eficiência na operação
Os dados em tempo real permitiram que a universidade acompanhasse o deslocamento dos veículos e planejasse melhor as demandas, reduzindo o tempo ocioso e maximizando a produtividade.
Aumento da transparência
Com relatórios detalhados, a UFBA conseguiu melhorar a prestação de contas, reforçando a governança e o cumprimento de exigências legais.
Prevenção de uso indevido
A solução possibilitou a detecção de desvios de rota ou utilização não autorizada dos veículos, garantindo maior controle sobre a frota.
Conformidade com regulamentações
A solução ajudou a UFBA a atender às exigências legais de gestão de frota, como controle de consumo e manutenção de registros precisos.
Satisfação dos usuários
A variação da frequência de passagem observada e concentração dos ônibus em um único ponto em partes do dia, por exemplo, impactam diretamente no conforto da viagem, pois “se um ônibus passa atrás do outro, significa que um está lotado e o outro vazio. Então, você não distribui os passageiros dentro dos ônibus.”
O papel da tecnologia na gestão de frotas públicas
O sistema de gestão implementado para o controle da frota de ônibus da Universidade Federal da Bahia ofereceu informações que permitiram o melhor entendimento do cenário de prestação do serviço interno para os estudantes e analisar possíveis melhorias a serem implementadas com base em dados quantitativos relacionados aos veículos.
A UFBA é um exemplo claro de como a tecnologia pode transformar a gestão de frotas em instituições públicas. Além de gerar economia e eficiência, a adoção de uma solução tecnológica reforça a governança, aumenta a transparência e promove práticas sustentáveis.
Dessa forma, é possível superar gargalos, reduzir custos e aumentar a eficiência de forma significativa.
Conte com a Infleet para a gestão da sua frota
Se você busca uma solução para transformar a gestão da sua frota, a Infleet oferece tecnologia de ponta, suporte especializado e integração completa para atender às necessidades da sua instituição.
Agende uma demonstração e conheça os módulos de gestão de frota da Infleet: videotelemetria, telemetria, monitoramento, checklist, gestão de abastecimento, manutenção e muito mais.