7 dicas para lidar com a segurança da frota

A segurança da frota é uma grande preocupação para todas as empresas que possui frota, independentemente do seu tamanho. Acesse o artigo e confira!
14/10/2022
4 min de leitura

A segurança da frota é uma grande preocupação para todas as empresas que possui frota, independentemente do seu tamanho.

Motoristas, veículos e outros fatores podem levar a um acidente e possíveis ferimentos. Sua empresa economizará dinheiro e operará de forma mais eficiente quando seguir recomendações de segurança para manter sua frota segura.

Sendo importante que todos na sua frota façam da segurança uma prioridade. Por isso, listamos a seguir várias maneiras de tornar sua frota mais segura e evitar futuros acidentes ou colisões. Confira!

Qual é a importância da segurança da frota?

A segurança da frota é um aspecto crítico da gestão de transporte, pois influencia diretamente a operação, os custos e até na imagem da empresa.

Confira alguns dos principais benefícios de investir na segurança da frota.

Redução de acidentes e eventos de risco

Manter a segurança da frota contribui na diminuição no número de acidentes e incidentes de risco.

Além de proteger a vida dos motoristas, evita danos a terceiros e à própria frota. Com menos acidentes, há menos custos associados a reparos, seguros e possíveis litígios.

Preservação dos motoristas, cargas e veículos

A segurança adequada garante que os motoristas, cargas e veículos sejam preservados.

Com motoristas bem treinados e veículos aptos para uso, pode ter certeza de que sua frota estará menos propensa a falhas mecânicas e acidentes. O que influencia também na confiança dos clientes, na capacidade da empresa de entregar suas mercadorias de forma segura e pontual.

Redução da frequência de manutenções

Veículos que operam com segurança tendem a exigir menos manutenção.

Afinal, práticas de condução seguras reduzem o desgaste dos componentes do veículo. Assim, aumentam sua vida útil, reduzem o tempo em manutenções não programadas e ainda reduz os custos de manutenção.

Manutenção do alinhamento às normas legais

Cumprir as normas legais é crucial para qualquer operação de frota. Por isso, manter a segurança da frota ajuda a garantir que todos os regulamentos e leis de trânsito sejam seguidos, evitando multas e penalidades.

Vale ressaltar que essa prática protege a reputação da empresa e pode ajudar a manter a licença de operação em dia.

Como manter a segurança da sua frota?

Manter a segurança da frota é uma tarefa contínua que requer planejamento e monitoramento constante. Aqui estão 7 dicas Infleet para ajudar sua empresa a alcançar e manter um alto padrão de segurança na frota:

1. Desenvolva políticas de segurança

As políticas de segurança são uma ótima maneira de os trabalhadores entenderem claramente o que é e o que não é considerado seguro no local de trabalho. Por exemplo, você pode descrever quais são as consequências para os motoristas que sofrem um acidente enquanto usam o veículo da empresa.

Após compilar todas as políticas de segurança em um documento, revise-o com os motoristas para garantir que eles entendam e aceitem as políticas e as possíveis repercussões por não cumprir as regras. Você também pode pedir que eles assinem o documento após lê-lo.

Você também deve dar a eles tempo para revisá-lo e fazer perguntas se algo não estiver claro. Uma vez que as políticas estejam em vigor, cabe a você aplicá-las.

2. Crie um comitê de segurança

A depender do tamanho da sua frota, você pode formar um comitê de segurança.

A ideia do comitê é priorizar a segurança a partir da implementação das políticas da sua empresa. Com isso, o comitê também pode revisar as políticas e aplicar ações disciplinares quando necessário.

Dessa forma, é mais fácil dos seus colaboradores aderirem às políticas como também incentivar a adoção das medidas de segurança, o que torna o trabalho de todos de uma forma mais consciente.

3. Recompense bons motoristas

Outra dica sobre como melhorar a segurança da sua frota é recompensar os motoristas com base em seu desempenho. Crie um sistema de recompensa para motoristas de baixo risco e não se envolvem em comportamento de direção arriscado. Isso dará aos seus funcionários um incentivo extra para dirigir com mais cuidado.

Vale ressaltar que é possível de ser feito utilizando o ranking de motoristas da Infleet.

4. Escolha veículos com cautela

Em seguida, faça parceria com uma empresa independente de locação e gerenciamento de frotas para lidar com a seleção da sua frota.

Essa dica contribue para que você saiba melhor como adquirir veículos e outros equipamentos com altas classificações de segurança, recursos de segurança de ponta e outros elementos críticos que podem tornar sua frota mais segura.

5. Forneça treinamento para os motoristas

Você também pode fornecer cursos de segurança e direção para seus motoristas.

O treinamento pode se concentrar no compartilhamento de dicas de segurança e precauções gerais para os motoristas. As aulas podem ser na prática, em uma sala de aula ou on-line, dependendo das preferências de todos.

6. Faça a manutenção preventiva do veículo

A manutenção preventiva é uma estratégia fundamental que pode tornar sua frota mais segura. É mais fácil para os motoristas estarem seguros quando os veículos da empresa são devidamente mantidos.

Por exemplo, você pode fazer parceria com outro fornecedor para verificar frequentemente os pneus e inspecionar os freios.

Quando sua empresa mantém proativamente seu equipamento, isso pode diminuir as chances de os motoristas sofrerem falhas mecânicas e outras avarias que podem resultar em acidentes.

7. Melhore a segurança com a tecnologia

Por fim, invista em tecnologia que possa permitir que você monitore o comportamento do motorista, localize o veículo em tempo real e obtenha outros dados analíticos.

Assim, você pode ter as informações necessárias para garantir que os veículos sejam seguros para uso e que estejam seguros. Os veículos conectados podem fornecer dados suficientes para tomar melhores decisões estratégicas.

Soluções Infleet para segurança da sua frota!

Ter uma fonte objetiva de dados de frota, fornecida por um sistema integrado de gestão de frota, pode ajudar a superar o tipo de desafio que todos os que gerenciam veículos enfrentam em algum momento.

Conte conosco para entender as suas necessidades e desenhar com você uma solução voltada para redução de custos e aumento de produtividade.

Teste aqui gratuitamente os módulos de gestão: videotelemetria, telemetria, monitoramento, checklist, gestão de abastecimento, manutenção e muito mais.

A gestão de frotas pode ser muito mais simples!

Tenha tudo na palma da sua mão e em um só lugar com o Super App Infleet para ter uma gestão de frota mais simples, fácil e eficaz.

Homem no celular

Compartilhe:

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se em nossa newsletter e receba os melhores conteúdos no seu e-mail!

plugins premium WordPress

Preencha os seus dados

Faça um teste grátis do nosso sistema de gestão de frotas

Um de nossos consultores entrará em contato para te auxiliar com o teste grátis!

"*" indica campos obrigatórios

Aceito receber comunicações e as políticas de privacidade*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Entraremos em contato em até 2 horas úteis. O contato é gratuito e sem compromisso.