Como fazer um cronograma de manutenção preventiva de caminhão

Este post irá ajudá-lo a demonstrar o impacto de um cronograma de manutenção preventiva para seus caminhões e sua empresa e apresentá-lo rapidamente sobre como criar o seu próprio.
01/07/2022
7 min de leitura

Os gerentes de frota precisam conhecer seus equipamentos como a palma da mão. Você precisa ter clareza sobre o que tem e onde está localizado, juntamente com as condições de funcionamento de cada equipamento. É uma tarefa difícil gerenciar com eficácia esse escopo de responsabilidade, especialmente quando se trata de garantir que cada veículo de sua frota seja mantido de forma adequada e proativa.

Um cronograma de manutenção preventiva ajuda a garantir que seu equipamento seja sempre atendido regularmente, para que você possa não apenas manter sua frota nas melhores condições de trabalho, mas também se antecipar a quaisquer problemas antes que eles comecem.

Este post vai te ajudar a demonstrar o impacto de um cronograma de manutenção preventiva para seus caminhões e sua empresa e apresentar rapidamente sobre como criar o seu próprio.

O que é Manutenção Preventiva?

A manutenção preventiva é um sistema de atividades de manutenção programada que visa prolongar a vida útil dos veículos da empresa por meio de checagens regulares. Esse tipo de manutenção identifica e corrige proativamente problemas potenciais antes que eles se tornem maiores e mais caros.

Esse tipo de manutenção de caminhões vai além das listas de verificação de inspeção pré-viagem e adota uma abordagem geral para o gerenciamento de veículos e frotas. Exemplos comuns de tarefas preventivas incluem trocas de óleo, verificação de velas de ignição e inspeção de mangueiras; mas um programa robusto cobre muito mais do que isso. Os manuais do proprietário fornecem um ótimo ponto de partida para requisitos específicos do veículo, além do básico que deve estar em toda lista de verificação de manutenção de equipamentos pesados .

Benefícios da Manutenção Preventiva

Veículos com manutenção adequada são a espinha dorsal de qualquer frota lucrativa. A manutenção frequente e de rotina leva a menos problemas mecânicos, economizando tempo, dinheiro e dores de cabeça. Mas a vantagem de um plano proativo de manutenção de caminhões não para por aí. Aqui estão alguns dos principais benefícios que um plano sólido criará:

Menos tempo de inatividade

Agendar intervalos regulares e planejados para inspecionar e manter equipamentos críticos funcionando nas melhores condições significa menos tempo de inatividade inesperado devido a falha do equipamento . Ao antecipar os problemas antes que eles comprometam o desempenho do veículo, você pode manter seus caminhões na estrada ganhando dinheiro. Com os custos de fazer negócios aumentando continuamente, é mais importante do que nunca minimizar o tempo de inatividade inesperado e manter os motoristas em movimento .

Melhor economia de combustível

Veículos bem conservados auxiliam no bom desempenho do motor e contribuem para melhorar a economia de combustível e reduzir o custo de propriedade. Atividades preventivas simples, como manter os pneus com a calibragem adequada e filtros de óleo novos, somam-se para causar um impacto perceptível no desempenho e nos custos com horas extras.

Melhorar a segurança

Capturar possíveis problemas antes que eles aconteçam é o nome do jogo na manutenção preventiva. Verificações regulares de manutenção, como garantir que os freios e rolamentos estejam em condições de funcionamento adequadas, também ajudam a evitar falhas mecânicas que representam riscos à segurança dos motoristas e outros na estrada e nos locais de trabalho.

Reduz os custos de reparo

O custo de reparo e manutenção de equipamentos pode ser impressionante para os resultados de uma empresa, e a manutenção preventiva é uma das maneiras pelas quais as organizações podem controlar ou reduzir esses custos. A manutenção reativa ou não planejada pode incluir muito tempo perdido respondendo a emergências, diagnosticando equipamentos ou aguardando peças, sem mencionar o tempo perdido do motorista. O objetivo da manutenção preventiva é reduzir esses custos aumentando a eficiência e reduzindo os custos por meio de manutenções programadas regulares.

Melhora a reputação da empresa

Sempre que seu caminhão está inesperadamente fora de serviço devido a reparos não planejados, alguém fica na mão. Quando isso se torna um padrão, a confiança em sua empresa começa a diminuir. Ao garantir que sua frota esteja sempre em excelentes condições de trabalho, você pode evitar decepcionar seus clientes, funcionários e outras partes interessadas. A manutenção preventiva pode ajudar a construir sua reputação como confiável, preparada e polida.

Aumenta a vida útil do caminhão

Manter consistentemente os caminhões e evitar grandes danos ou desgaste excessivo é a principal maneira de prolongar a vida útil de qualquer veículo. A manutenção preventiva é um método de proteger o investimento que você fez em sua frota de caminhões e tirar o máximo proveito dele. É muito mais barato manter um caminhão bem conservado do que substituí-lo a cada poucos anos. E com cuidados consistentes, você também pode manter sua frota com a melhor aparência possível.

Que manutenção regular deve ser feita em um caminhão?

A manutenção regular do caminhão deve ser concluída em intervalos programados. Embora as especificações do fabricante, a sazonalidade e o uso possam ditar a cadência dos intervalos e o que está incluído em cada verificação, certifique-se de considerar as seguintes áreas:

  • Todos os níveis de óleo do motor, filtros e fluido da transmissão
  • Pressão do óleo
  • Sistemas de refrigeração e aquecimento
  • Todos os suportes, eixos de transmissão, juntas homocinéticas, correias e mangueiras
  • Ajuste do motor
  • Sistemas elétricos e componentes
  • Sistema de travagem
  • Sistema de combustível
  • Pneus, rodas, aros, material rodante e quadro
  • Sistema de direção e suspensão
  • Sistema de exaustão
  • Sistemas auxiliares do veículo
  • Corpo, vidro, espelhos, cintos de segurança, estrutura do assento
  • Luzes externas e internas

Verificações diárias de viagem

Como o gerenciamento de uma frota exige orquestrar habilmente muitas peças móveis todos os dias, para manter os problemas e os custos do equipamento sob controle, as considerações de manutenção preventiva devem fazer parte das operações diárias

No dia-a-dia, os motoristas de caminhão são responsáveis ​​​​por concluir as inspeções pré-viagem para garantir que os veículos estejam em condições de operação seguras e adequadas todas as vezes que o levarem para a estrada. Essas inspeções diárias de veículos abrangem vários itens que devem ser verificados e inspecionados regularmente, como pneus, fluidos, sistemas elétricos e freios. Problemas que podem levar a problemas como falha de freio e estouro de pneus podem ser facilmente resolvidos por listas de verificação de inspeção pré-viagem.

Manutenção sazonal do caminhão

Durante os meses de verão e inverno, as mudanças climáticas oferecem desafios particulares para veículos comerciais.

Durante o verão, quando o clima geralmente é quente e seco, a manutenção se concentra mais no sistema de refrigeração, pois ele estará trabalhando muito durante esse período. Além disso, a expansão do ar quente pode causar alterações na pressão dos pneus, portanto, essa também é uma área de interesse especial nesses meses quentes; pneus devem ser verificados semanalmente.

O clima de inverno traz seu próprio conjunto de desafios e a manutenção deve se concentrar nas partes do veículo que podem ser afetadas por clima extremamente frio, neve e gelo. Para motores a diesel, tomar precauções extras no inverno pode prolongar a vida útil de diferentes componentes e sistemas. As práticas de manutenção de inverno também devem incluir plataformas de estocagem com peças e equipamentos de segurança essenciais, dada a possibilidade de condições extremas de direção.

Manutenção preventiva por quilometragem

O planejamento de manutenção pode ser baseado em tempo ou uso, além de sazonal. Os veículos da frota individual e seus padrões de uso determinarão em grande parte a frequência e o cronograma das tarefas de manutenção preventiva.

Como elaborar um programa de manutenção preventiva

Manter uma frota de caminhões devidamente mantida não é tarefa fácil. Há uma longa lista de itens de manutenção e muitas maneiras de planejar intervalos preventivos.

A única maneira de garantir efetivamente que sua frota esteja sempre bem mantida é desenvolver um cronograma sistematizado para a manutenção de sua frota. Nenhum cronograma de manutenção funcionará para todas as frotas ou caminhões, mas seguindo estas etapas, você pode criar um programa mais adequado para sua empresa:

1. Estabeleça uma linha de base

Antes de começar, é importante fazer um balanço da sua frota. Cada veículo é diferente e você deve avaliar as necessidades de cada caminhão e revisar as especificações do fabricante. Faça um balanço de todos os registros de manutenção de cada veículo e certifique-se de que esses registros sejam precisos, acessíveis e atualizados.

Essa prática ajuda a avaliar as necessidades de manutenção preventiva de cada caminhão, garante que sua frota esteja em conformidade com os regulamentos de segurança e estabelece uma base saudável para seu plano de manutenção.

2. Desenvolva um plano para cada veículo

Depois de saber quais são os requisitos individuais dos veículos da sua frota, você pode começar a desenvolver e planejar um cronograma para cada veículo. Especialmente onde os caminhões serão usados ​​de maneiras diferentes, as necessidades de manutenção preventiva serão muito diferentes.

Conforme discutido, um cronograma de manutenção preventiva pode ser baseado em vários fatores, incluindo usos, estações do ano e métricas como tempo, quilometragem ou horas do motor. O monitoramento desses indicadores ajuda você a se preparar para quando cada caminhão precisará ser reparado em seguida.

3. Treinar a equipe

Quando se trata de manutenção de caminhões, tudo começa com o motorista. Eles são um participante chave em qualquer programa de manutenção preventiva. Como os operadores de caminhões são responsáveis ​​pelas inspeções pré-viagem, eles já estão monitorando ativamente vários sistemas do veículo.

Equipar motoristas e outros funcionários com o conhecimento adequado para realizar inspeções e considerar a criação de listas de verificação ou outra documentação para auxiliar no processo. O treinamento adequado não apenas mostra aos funcionários como realizar as inspeções ou manutenção, mas também como documentar e registrar suas descobertas.

4. Registre e documente

De um checklist de pré-serviço a uma lista de verificação de manutenção, a manutenção eficaz do caminhão requer a manutenção de registros. Manter registros do que precisa ser feito e quando é fundamental não apenas gerenciar o cronograma, mas também manter a conformidade.

Desenvolver um método para coletar e relatar informações de manutenção, como com a ajuda de sistema, é essencial para um plano preventivo bem-sucedido. Ao considerar as opções, lembre-se de que a documentação em papel corre o risco de ser perdida, destruída ou roubada.

Começando com um plano de manutenção preventiva para seus caminhões

A manutenção de veículos desempenha um papel importante em seus negócios e a manutenção preventiva pode não apenas proteger seus investimentos, mas ter um impacto real em seus resultados.

Paradas ou reparos inesperados podem aumentar os custos e resultar em perda de produtividade, além de reduzir a vida útil geral de um caminhão. Quando os custos da frota podem chegar a milhões, adotar uma abordagem proativa de manutenção pode ajudar a manter esses custos baixos e manter seus caminhões em movimento.

Gostou do nosso conteúdo? Então nos siga no LinkedIn e não perca uma só novidade!

A gestão de frotas pode ser muito mais simples!

Tenha tudo na palma da sua mão e em um só lugar com o Super App Infleet para ter uma gestão de frota mais simples, fácil e eficaz.

Homem no celular

Compartilhe:

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se em nossa newsletter e receba os melhores conteúdos no seu e-mail!

plugins premium WordPress

Preencha os seus dados

Faça um teste grátis do nosso sistema de gestão de frotas

Um de nossos consultores entrará em contato para te auxiliar com o teste grátis!

"*" indica campos obrigatórios

Aceito receber comunicações e as políticas de privacidade*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Entraremos em contato em até 2 horas úteis. O contato é gratuito e sem compromisso.