Treinamento de Motoristas: entenda por que é importante

Treinamento de Motoristas: entenda por que é importante

Muitos gestores de frotas buscam resolver os seus problemas na empresa através da implementação de tecnologias e sistemas, como o sistema de rastreamento veicular, sistemas de telemetria, cartões de abastecimento ou sistemas de controle de pneus e manutenções. Porém, investir em tecnologia não é a única forma de se manter competitivo e melhorar os resultados, performance da sua empresa.

Claro que investir em tecnologia é essencial, sem um sistema de rastreamento, controle de abastecimentos e manutenções o gestor de frotas estará largado às cegas sem saber o que está ocorrendo com a sua frota tanto no aspecto operacional quanto de custos.

Entretanto, apenas ter o sistema dentro da empresa não é suficiente para garantir o sucesso na obtenção dos resultados esperados. É preciso ter uma equipe engajada, focada na melhoria contínua da operação. Se a postura dos funcionários não for de engajamento não haverá resultado.

Nesse sentido, treinar os seus motoristas é algo essencial. Como já falamos em outros artigos o modo de condução do motorista está diretamente relacionado com os principais custos operacionais da sua frota, combustível, pneus, manutenção, depreciação e indisponibilidade. Esses custos juntos representam, de acordo com a Petrobras, cerca de 76% dos custos operacionais. Além disso, os motoristas representam a marca perante a sociedade, é preciso que façam o seu trabalho bem feito.

Neste artigo vamos falar dos benefícios de manter a sua equipe bem treinada e também dos principais treinamentos que podem ser feitos.

POR QUE DEVO TREINAR OS MEUS MOTORISTAS?

Tem motoristas bem capacitados é uma das melhores formas de reduzir acidentes, multas e custos operacionais com a sua frota, além de melhorar a imagem da empresa perante à sociedade.

O modo de condução dos motoristas impacta diretamente em 76% dos seus custos operacionais, combustível, manutenção, pneus, depreciação e indisponibilidade. Assim, ao treiná-los em condução econômica, por exemplo, você poderá com uma única ação reduzir todos esses custos, trazendo um grande aumento de eficiência para a sua operação.

Com relação à segurança operacional, segundo um estudo conduzido pelo Ministério dos Transportes, Portos e Aviação (atual Ministério da Infraestrutura), por exemplo, mais de 50% dos acidentes são causados por imprudência dos motoristas. Além disso, 90% dos acidentes de trânsito são motivados por falhas humanas, conforme análise do Observatório Nacional de Segurança Viária, e as perdas com acidentes envolvendo caminhões são até 12 vezes mais custosos do que os roubos de carga nas estradas, segundo a Associação de Gestão de Despesas de Veículos (AGEV).

Assim, treinar os motoristas é uma grande forma de reduzir acidentes e aumentar a segurança da sua operação, o que também irá contribuir para uma redução de custos.

Por fim, os motoristas precisam conhecer as regras de trânsito e as formas de comunicação com os seus clientes. Você não quer que a sua marca seja reconhecida como a marca dos veículos que fecham a rua, param em local inapropriado atrapalhando o trânsito ou a marca dos motoristas mal educados que tratam mau os seus clientes quando vão fazer um serviço ou uma carga/descarga.

Muitos gestores acreditam que conseguem resolver esse problema contratando motoristas experientes, ou acreditam que, por que os seus motoristas são experientes eles não possuem esse tipo de problema. Isso é um engano.

Todo motorista, seja ele iniciante ou experiente, tem potencial de melhoria.

Por isso, é fundamental treinar todos os motoristas da empresa e não relaxar com esse assunto. Educando os seus motoristas você irá promover uma direção mais segura, consciente e econômica, que em pouco tempo irá resultar em uma redução dos seus custos e aumento da satisfação da sua equipe.

PRINCIPAIS TREINAMENTOS PARA OS MOTORISTAS DE FROTAS

Os principais treinamentos para os motoristas são relacionados à direção econômica, direção defensiva, Código de Trânsito brasileiro e aos treinamentos específicos relativos a operação da sua empresa como por exemplo um treinamento em transporte de produtos perigosos.

Existem outros cursos também que são muito importantes como o curso de mecânica e manutenção veicular.

DIREÇÃO ECONÔMICA: De acordo com a Scania a condução econômica “é o ato de conduzir o veículo da maneira mais eficiente de acordo com o trajeto a ser executado”.

Em termos mais práticos, a com a direção econômica o motorista irá operar o veículo, acionando os mecanismos de controle (acelerador, freio, direção, marcha) em sintonia com as situações que ocorrem ao longo da viagem (subidas, descidas, retas e curvas), otimizando a eficiência veicular.

O treinamento em direção econômica irá ajudar a eliminar alguns vícios de direção dos motoristas da sua frota, ensinando a melhor forma de conduzir o veículo de acordo com a situação específica apresentada pela pista. O motorista irá aprender a trocar de marcha no momento ideal, dirigir sempre no RPM ótimo, não dirigir na banguela e diversas outras técnicas.

Assim, o treinamento em direção econômica é o principal para a redução dos custos operacionais de uma empresa.


DIREÇÃO DEFENSIVA: Como comentado anteriormente 90% dos acidentes de trânsito são provocados por falha humana.

A condução com base na direção defensiva tem como objetivo reduzir essa estatística. Esse deveria ser um item obrigatório no treinamento de todos os motoristas.

O curso irá ensinar técnicas para que o motorista evite acidentes, se proteja em situações de risco, se adapte às condições climáticas e mantenha o veículo em condições adequadas para a viagem.

TREINAMENTO NA POLÍTICA DE FROTAS DA EMPRESA: A empresa deve ter a sua política de frotas bem definida e divulgada entre o seu quadro de colaboradores. Essa política criará uma cultura de segurança, direção econômica e irá torna-se o padrão de comportamento dos funcionários.

Você deve realizar palestras, disponibilizar material escrito, fazer seminários, para garantir que todos os motoristas estão de acordo com a política da empresa.

CURSO DE MECÂNICA E MANUTENÇÃO VEICULAR: O curso de mecânica veicular é importante pois ele é um complemento ao curso de direção econômica, pois também irá mostrar para o motorista como o modo de direção dele está relacionado ao desgaste das peças do veículo.

Porém, o mais importante desse curso é capacitar o motorista a entender como funciona o veículo e alguns aspectos importantes da sua manutenção para que o motorista possa identificar possíveis problemas com o veículo e até mesmo corrigir algumas problemas em casos de emergência.

TREINAMENTOS ESPECÍFICOS: a depender do seu tipo de operação pode ser necessário um tipo específico de treinamento para o motorista. Por exemplo, uma empresa que trabalha com distribuição de produtos precisará treinar o seu motorista em técnicas de organização da carga no caminhão para otimizar o processo descarga e também garantir a segurança da operação.

Empresas que trabalham com transporte de produtos perigosos podem precisar que os seus motoristas tenham curso MOPP (Movimentação e Operação de Produtos Perigosos) onde os motoristas irão aprender a movimentar produtos perigosos de forma adequada, conforme a legislação específica, considerando as responsabilidades envolvidas no tráfego desse produto e operacionalização.

Além disso, essas empresas também podem precisar da certificação SSASMAQ, que é uma ferramenta de avaliação da gestão ambiental, de saúde, segurança e qualidade das empresas que prestam serviço à indústria química.

COMO MANTER O ENGAJAMENTO APÓS O TREINAMENTO

Um dos grandes desafios dos gestores de frotas é manter o engajamento da equipe após a realização dos treinamentos.

Em muitos casos, é comum que no período imediatamente após o treinamento os motoristas estejam seguindo todas as técnicas de direção aprendidas. Entretanto, algumas semanas depois eles começam a retornar aos hábitos antigos.

É necessário que o motorista se sinta motivado para que ele mantenha o engajamento com o que foi ensinado nos treinamentos, por isso é essencial ter políticas de incentivo dentro da empresa.

Sistemas de pontuação e ranking de motoristas são ótimas ferramentas nesse sentido. Sistemas de telemetria veicular permitem com que o gestor tenha dados a respeito do modo de condução do motorista em cada momento do dia, gerando relatórios de desempenho e trazendo informações importantes sobre quem está conduzindo o veículo da forma correta, ensinada nos treinamentos, e quem está retornando aos maus hábitos antigos.

Você poderá identificar quem esteve acima da velocidade permitida, acelerou, freou ou fez curvas bruscas, por exemplo.

Você pode então, com base nos relatórios de desempenho e ranking dos motoristas premiar os que melhor se comportaram, incentivando todos a também buscarem aumentar o seu nível de performance.

TECNOLOGIA DE RASTREAMENTO E TELEMETRIA INFLEET

A Infleet trabalha com tecnologia de rastreamento e telemetria veicular que te permite fazer esse acompanhamento, analisando o modo de condução do motorista e gerando relatórios de infração que irão permitir você avaliar o desempenho da equipe e identificar aqueles motoristas que não estão seguindo o que foi ensinado.

Quer saber como a tecnologia Infleet pode ajudar a sua empresa? Clique aqui.

Monitore a sua frota e otimize seus custosInfleet | Tecnologia de ponta para gestão de frotas

Copyright © Infleet | Tecnologia para frotas 2020. All Rights Reserved.

Interakt Soluções de Engenharia LTDA