Rastreamento de Frotas: Entenda como funciona!

Quer entender melhor a respeito dos benefícios de utilizar o rastreamento na gestão de frota? Continue a leitura e saiba mais sobre o tema!
04/11/2021
3 min de leitura

O rastreamento de frotas é uma tecnologia cada vez mais importante que tem servido a pequenas e grandes frotas por décadas. Impulsionado por custos mais baixos, faturamento mensal flexível e maior simplicidade do produto, o rastreamento veicular vem sendo adotado cada vez mais por frotas de serviços e tamanhos diversos.

Usando esse tipo de ferramenta, os gestores de frotas podem fazer um trabalho muito melhor para aumentar a produtividade. Isso é fundamental para as ações de gerenciamento de frotas que mantêm uma empresa competitiva e conforme a legislação.

Quer entender melhor a respeito dos benefícios de utilizar essa solução? Continue a leitura e saiba mais sobre o tema!

O que é rastreamento de frotas?

Em geral, uma frota é um conjunto de ativos terrestres, como carros, caminhões, trabalhadores e equipamentos, motorizados ou não. Reboques, por exemplo, fazem parte do conjunto desses ativos terrestres não motorizados.

Já o rastreamento de frotas é a coleta de dados sobre a localização de caminhões, reboques e outros veículos. As empresas de transporte podem usar isso para monitorar o status de sua frota e ver exatamente onde um caminhão específico e seu motorista estão localizados.

Como funciona um rastreamento de frotas?

Para permitir o rastreamento da frota, os caminhões devem estar equipados com um receptor GPS (Sistema de Posicionamento Global) e ter um sistema de gerenciamento de frota conectado a esses receptores GPS.

Os dados de localização são enviados para o sistema de gerenciamento de frota em tempo real. Se o caminhão tiver computador de bordo, ele também pode enviar informações sobre o estilo de dirigir ou o consumo de combustível, por exemplo.

Saber onde cada veículo está, a qualquer momento do dia, pode ajudar na programação da frota, otimização de rotas e gerenciamento de consumo de combustível. Ele também pode garantir que os acordos de nível de serviço e entrega sejam cumpridos no prazo previamente estabelecido.

Resumindo, o rastreamento de veículos fornece aos gestores de frota as informações de que precisam para tomar decisões práticas em tempo real.

Benefícios de um sistema de rastreamento de frotas

Resumidamente, o rastreamento de frotas permite que um gestor de frota saiba onde estão seus veículos e motoristas, para onde estão indo e como estão se saindo. Ele pode responder a perguntas como:

  • Meus motoristas estão onde deveriam estar?
  • Qual motorista está mais próximo de um ponto de apoio e disponível para envio?
  • Qual é o meu consumo de combustível hoje?
  • Como posso gerenciar o tempo ocioso e quem são meus motoristas mais ociosos?

Uma solução de rastreamento de frota eficaz pode ajudar a melhorar:

  • Hábitos de direção, a fim de evitar freadas bruscas, reduzindo o tempo de marcha lenta do motor;
  • Redução nos custos de consumo de combustível;
  • Custos de manutenção da frota, rastreando as informações de diagnóstico do veículo;
  • Prevenção de perdas;
  • Satisfação do cliente.

O rastreamento da frota e o rastreamento do caminhão em tempo real são muito úteis em caso de roubo ou para evitar multas para os motoristas que entrarem acidentalmente em uma contramão. Ou seja, essa tecnologia permite que o gestor da frota evite erros dispendiosos, monitorando todos esses fatores para toda a frota de veículos.

O Sistema Integrado Infleet

De uma forma bem eficiente, o Sistema Integrado Infleet ajuda o gestor de frota 24 horas a acompanhar todos os dados da frota, principalmente os que impedem a redução dos custos operacionais.

As informações coletadas por meio do rastreamento de frota da Infleet podem ser apresentadas para os analistas ou gestores de frotas através de um painel integrado com esse e outros dados que podem ser usados para tomar melhores decisões.

Por exemplo, quando chega uma demanda, é possível verificar qual motorista está mais próximo do cliente. Eles também podem informar com mais precisão aos gestores da frota sobre o tempo estimado de chegada do veículo.

Em linhas gerais, a Infleet é o parceiro que sua frota precisa para transformar a relação de motoristas e demais colaboradores com o uso dos veículos da frota para agir com mais atenção, segurança e racionalidade, tendo a tecnologia de ponta e dados precisos como foco principal.

Agora que você já sabe como se beneficiar com um rastreamento de frotas de qualidade, conheça o Sistema integrado Infleet e descubra os benefícios de controle, monitoramento e segurança para rastrear a frota da sua empresa. Vamos lá!

A gestão de frotas pode ser muito mais simples!

Tenha tudo na palma da sua mão e em um só lugar com o Super App Infleet para ter uma gestão de frota mais simples, fácil e eficaz.

Homem no celular

Compartilhe:

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se em nossa newsletter e receba os melhores conteúdos no seu e-mail!

plugins premium WordPress

Preencha os seus dados

Faça um teste grátis do nosso sistema de gestão de frotas

Um de nossos consultores entrará em contato para te auxiliar com o teste grátis!

"*" indica campos obrigatórios

Aceito receber comunicações e as políticas de privacidade*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Entraremos em contato em até 2 horas úteis. O contato é gratuito e sem compromisso.