5 dicas para otimizar o serviço de entrega da sua mercadoria

Ainda não sabe como otimizar o serviço de entrega da sua mercadoria? Confira as dicas que separamos neste artigo.
03/08/2022
6 min de leitura

A satisfação do cliente deve ser o objetivo principal dos frotistas, mesmo que a entrega da mercadoria seja a etapa final de todos os valores fornecidos na gestão, já que o momento da entrega deve respeitar o prazo, a garantia e a qualidade do produto.

Vale lembrar que cliente satisfeito é o melhor marketing que uma frota pode ter, ou seja, é entregar com eficiência e com otimização dos recursos. Por isso, o gestor da frota deve garantir a qualidade sem haver aumento de custos.

Pensando nisso, separamos 5 dicas para otimizar o serviço de entrega da sua mercadoria. Confira nos próximos tópicos.

Qual a importância de ter um bom serviço de entrega?

Um bom serviço de entrega desempenha um papel crucial no sucesso de qualquer negócio que lida com a venda e distribuição de mercadorias. Além de ser o último ponto de contato com o cliente, a entrega também pode influenciar a percepção do cliente sobre a marca e sua decisão de comprar novamente no futuro.

Portanto, investir em um serviço de entrega eficiente e confiável é essencial para garantir a satisfação do cliente e construir relacionamentos sólidos a longo prazo.

Melhora do relacionamento com o cliente

Um serviço de entrega eficiente e confiável pode ajudar a fortalecer o relacionamento com o cliente, demonstrando comprometimento com sua satisfação e conveniência.

Afinal, quando os clientes recebem suas mercadorias dentro do prazo prometido e em perfeitas condições, eles tendem a ficar mais satisfeitos e propensos a fazer negócios novamente no futuro. Além disso, um serviço de entrega de qualidade pode gerar recomendações boca a boca positivas, o que atrai novos clientes e a construir uma reputação sólida no mercado.

Aumento da lucratividade

Um serviço de entrega eficiente pode contribuir diretamente para o aumento da lucratividade de uma empresa, reduz custos operacionais e a maximiza a eficiência dos processos de distribuição.

Pois, ao otimizar rotas de entrega, reduzir atrasos e minimizar erros, as empresas podem economizar tempo e recursos, aumentar sua margem de lucro.

Organização dos processos internos

Um serviço de entrega eficiente requer uma organização cuidadosa dos processos internos, desde o recebimento e preparação dos pedidos até a distribuição e entrega das mercadorias.

Por isso, é preciso ficar atento e implementar sistemas e tecnologias de gestão de estoque, fornecer o treinamento adequado da equipe de logística e realizar o monitoramento constante do desempenho operacional.

Ao garantir que todos os aspectos do processo de entrega sejam devidamente coordenados e gerenciados, as empresas podem minimizar erros, evitar atrasos e garantir uma experiência de entrega suave e sem problemas para seus clientes.

Integração de áreas

Uma entrega eficiente requer uma integração perfeita entre diferentes áreas da empresa, o que inclui vendas, operações, logística e atendimento ao cliente.

De modo que todos os departamentos trabalhem em conjunto para garantir que os pedidos sejam processados ​​rapidamente, as mercadorias sejam preparadas adequadamente e as entregas sejam feitas dentro do prazo.

Com essa cultura de colaboração e comunicação aberta entre as diferentes áreas, as empresas podem garantir uma entrega mais eficiente e satisfatória para seus clientes.

Desafios para o gestor de frota na entrega da mercadoria

O atraso da entrega é uma das dores de cabeça que todo gestor deve evitar. Além da insatisfação com o cliente, ele causa prejuízos, sem contar que a marca da sua empresa não fica bem no mercado.

São diversos fatores que o gestor precisa considerar para realizar de forma eficiente todo esse processo. Adotar uma estratégia que analise todos os recursos como o veículo a ser utilizado, o percurso da entrega, o condutor responsável, como será feito o acompanhamento e outros fatores.

São vários desafios que o gestor de frota enfrenta para que cada entrega seja realizada com sucesso. Para te ajudar nessa caminhada, separamos algumas dicas que podem auxiliar neste processo.

Planejamento

Este é o primeiro passo que deve ser feito. Afinal, o gestor precisa conhecer todos o processo até que seja realizada a entrega da mercadoria.

Uma das formas de elaborar o planejamento é responder algumas perguntas para compreender a particularidade daquela entrega. Os questionamentos podem ser:

  • Qual objetivo?
  • Para quem será entregue?
  • Qual tipo de carga?
  • Qual será o veículo?
  • Quando será feita a entrega?
  • Qual rota será realizada?
  • Quanto custa?
  • Qual motorista?

A partir das respostas, o gestor poderá ter uma visão mais clara após a sua análise. Ele poderá entender como será feita a entrega, qual a logística, quais custos estão envolvidos e outros fatores.

Investimentos em tecnologia

A concorrência no mercado é alta. Como vários clientes têm uma demanda onde desejam uma entrega do seu produto com rapidez e eficiente. Mesmo que o prazo não seja possível de forma imediata, a gestão de frota pode procurar alternativas de entrega com um prazo mais curto sem perder a qualidade.

De forma que não aumente os custos, o uso da tecnologia é essencial. Já que o uso de ferramentas podem auxiliar o gestor de frotas com as informações disponíveis em tempo real.

Afinal, com esses dados disponíveis do motorista e do veículo, o gestor pode tomar decisões mais assertivas, rápidas e estratégicas sempre que forem necessárias. O que resulta em manter a entrega da mercadoria no prazo estabelecido.

Processos estabelecidos

Além do monitoramento, o gestor de frota também pode definir alguns processos de entrega a depender do percurso, qual tipo de carga e o veículo a ser utilizado.

Com os processos pré-estabelecidos, já facilita no momento que precisar adequar ao serviço de entrega solicitado. Além dessa praticidade, é possível também escutar os motoristas para saber se tem alguma particularidade com certo tipo de mercadoria ou até mesmo o trajeto. São detalhes que fazem a diferença no resultado.

Ainda que, inicialmente, o gestor leve um tempo para definir cada processo. Depois, ele vai otimizar o tempo no seu dia a dia.

Treinamento

Investir em treinamento de motoristas é uma forma de reduzir os custos. Além de contribuir com a segurança do motorista, do veículo e da mercadoria.

Com motoristas bem treinados, todo o planejamento será executado conforme o previsto. Aliado com o uso da tecnologia, como o uso da telemetria, contribui para analisar onde o motorista pode corrigir suas falhas e ter uma melhor produtividade.

Os treinamentos contribuem para a conscientização de que ele também é essencial para o processo de forma que o cliente terá sua mercadoria entregue conforme combinado.

Parceiros de confiança

As parcerias podem ser realizadas de diversas formas para que o objetivo final seja cumprido: a entrega da mercadoria.

Por isso, se torna essencial buscar aqueles que estão no mercado há tempos, conhecem o tipo de serviço que a sua frota trabalha e tem profissionais capacitados. Estabelecer essas parcerias contribui para que o sucesso seja garantido.

Como controlar os serviços de entrega?

Compreender como controlar eficientemente os serviços de entrega é fundamental para garantir a satisfação do cliente e o sucesso do seu negócio.

Afinal, controlar os serviços de entrega envolve uma série de estratégias e práticas que visam garantir a eficiência, pontualidade e qualidade em cada etapa do processo.

Confira algumas dessas estratégias e como podem ser implementadas para garantir o controle adequado dos serviços de entrega.

  • Implemente um sistema de rastreamento: Utilize tecnologia de rastreamento em tempo real para monitorar o progresso de cada entrega, além de acompanhar a localização exata das mercadorias e prever possíveis atrasos.
  • Estabeleça métricas de desempenho: Defina métricas claras e mensuráveis ​​para avaliar o desempenho do serviço de entrega, como tempo médio de entrega, taxa de entrega no prazo e número de reclamações de clientes.
  • Utilize software de gestão de frota: Implemente um software de gestão de frota que ofereça recursos como planejamento de rotas, alocação de recursos e monitoramento de motoristas, o que contribui para otimizar o processo de entrega e garantir a eficiência operacional.
  • Solicite feedback dos clientes: Peça feedback regularmente aos clientes sobre a qualidade do serviço de entrega, suas experiências e eventuais problemas encontrados. Use essas informações para fazer ajustes e melhorias contínuas no processo de entrega.

Soluções Infleet: otimize o seu serviço de entrega!

Ter um bom serviço de entrega é fundamental para ter sucesso e sabemos que um sistema integrado de gestão de frota, pode ajudar a superar desafios que todos os que gerenciam veículos enfrentam em algum momento.

Conte conosco para entender as suas necessidades e desenhar com você uma solução voltada para redução de custos e aumento de produtividade.

Confira aqui mais sobre os módulos de gestão: videotelemetria, telemetria, monitoramento, checklist, gestão de abastecimento, manutenção e muito mais.

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