4 motivos para você monitorar sua frota

4 motivos para você monitorar sua frota

Uma gestão de frotas 360° requer algumas verticais essenciais como: planejamento e roteirização, controle de gastos com combustível e manutenção e gestão da operação. Dentro da gestão da operação existem diversas ferramentas que permitem um maior controle tais como: acompanhamento da jornada dos motoristas, gestão de entregas, monitoramento e telemetria e outros. O foco desse texto está exatamente na identificação do potencial que um bom monitoramento pode ter sobre a sua gestão.

É importante entender que monitoramento de frotas abrange muito mais do que o famoso rastreamento veicular. O rastreamento tradicional tem foco na posição do ativo, porém comumente ignora informações fundamentais que influenciam diretamente na redução de custos e aumento da segurança operacional – redução de acidentes.

Sem necessidade de perder tempo contatando motoristas

Ainda existem muitas empresas que investem uma grande quantidade de esforço buscando localizar os seus ativos, seja para garantir que uma entrega está sendo feita no tempo previsto, ou para saber se não está existindo algum desvio de rota. Porém, esse é o tipo de informação que precisa ser gerada automaticamente. Mas não só a posição, é importante que o seu sistema de monitoramento informe de forma fácil a velocidade de cada ativo, o status da ignição, além do endereço. Esse conjunto de informações vai lhe ajudar a não gastar tempo com ligações ou mensagens que poderiam ser evitadas.


Integre sistemas e cruze informações

Como dito acima, o monitoramento é uma das verticais que compõem a torre de controle, porém, quando integrado às outras verticais ele se torna uma ferramenta poderosa. Você pode comparar os custos com combustível com a rodagem real de cada veículo e entender se pode existir algum tipo de desvio. Ou ainda verificar o percentual de cumprimento das rotas com base nos dados que chegam da roteirização.

A vida do gestor e da gestora de frotas não pode parar por conta de dados pulverizados, é importante que exista uma centralização deles, o que resulta em menos tempo manipulando planilhas e mais tempo analisando e tomando decisões que realmente impactam em produtividade e redução de custos.

Medir para reduzir custos

Você já se perguntou como melhorar a disciplina dos seus condutores, ou como saber se as práticas de condução segura e econômica estão realmente sendo observadas? A telemetria é a ferramenta que de forma complementar ao monitoramento irá lhe ajudar nesse desafio.

Informações como frenagens e acelerações bruscas, curvas acentuadas, excessos de velocidade, RPM incompatível com a velocidade, ociosidade e temperatura do motor podem lhe ajudar na identificação de desperdícios que podem estar fazendo a sua operação sangrar de forma invisível.

Facilidade de acesso e compartilhamento

Os avanços tecnológicos recentes permitem que hoje tenhamos acesso à informação em locais e através de canais diferentes. A mesma lógica é aplicada ao monitoramento da frota, você pode fazer uso dessa ferramenta pelo celular, computador e tablet. Ainda é possível conceder acesso a membros da equipe ou clientes, claro que limitando o tipo de acesso e até mesmo a duração desse. Esse tipo de controle permite que menos tempo ainda seja gasto com interfaces arcaicas ou utilizando ferramentas que rodam em ambiente local e não permitem acesso remoto.

Agora você já está pronto para escolher a sua ferramenta de monitoramento. Nesse momento observe qual ferramenta está pronta para não apenas rastrear, mas para lhe fornecer uma solução completa de monitoramento de frotas.

A equipe comercial Infleet está preparada para lhe receber e ajudar no que for necessário. Conte conosco para entender as suas necessidades e desenhar junto com você uma solução voltada para redução de custos e aumento de produtividade.

Monitore a sua frota e otimize seus custosInfleet | Tecnologia de ponta para gestão de frotas