Monitoramento de frota: 5 motivos de porquê fazer!

Uma gestão de frotas requer algumas verticais essenciais para tudo funcionar. Confira como monitorar sua frota neste artigo.
18/02/2024
5 min de leitura

Uma gestão de frotas 360.º requer algumas verticais essenciais como: planejamento e roteirização, controle de gastos com combustível e manutenção e gestão da operação.

Dentro da gestão da operação existem diversas ferramentas que permitem um maior controle tais como: acompanhamento da jornada dos motoristas, gestão de entregas, monitoramento e telemetria e outros. O foco desse texto está exatamente na identificação do potencial que um bom monitoramento pode ter sobre a sua gestão.

É importante entender que monitoramento de frotas abrange muito mais do que o famoso rastreamento veicular.

O rastreamento tradicional tem foco na posição do ativo, porém comumente ignora informações fundamentais que influenciam diretamente na redução de custos e aumento da segurança operacional – redução de acidentes.

O que é o monitoramento de frotas?

O monitoramento de frotas consiste no acompanhamento em tempo real da posição do veículo, associado ao histórico de rotas percorridas, locais visitados e ferramentas de alerta e cercas virtuais. Alguma das principais características do monitoramento de frotas são:

  • Geolocalização dos veículos;
  • Endereço e data de cada localização;
  • Histórico de eventos (ignição ligada e desligada, início de movimento e parada, entre outros);
  • Distância percorrida;
  • Excesso de velocidade;
  • Cercas virtuais;
  • Alertas;

Desta maneira, é possível ter um relatório completo da operação de cada veículo, do início ao fim da jornada de trabalho, como horário de chegada e saída de clientes, distância percorrida, parada em locais não permitidos, a fim de analisar problemas operacionais e tomar ações para suas soluções de maneira rápida. Além disso, é possível ter um melhor controle sob o modo de condução do motorista, produtividade do veículo, multas, consumo de combustível, entre outras informações.

Assim é possível reduzir custos e aumentar a visibilidade dos processos.

Principais formatos de monitoramento de frota

Existem várias formas para realizar o monitoramento de frota, separamos algumas que são principais. Confira!

Controle em tempo real

O monitoramento de frotas pode acontecer tempo real de sua operação. Assim, o gestor pode ter acesso a um relatório completo sobre o desempenho dos veículos, do motorista e as particularidades de cada rota.

Com os dados coletados, a empresa pode otimizar as rotas, reduzir os custos e ainda ter mais eficiência na sua frota.

Controle de combustível e pneu

A partir do monitoramento, a empresa pode ter um melhor controle sobre o consumo de combustível e desgaste dos pneus.

Afinal, o uso incorreto do pneu pode aumentar em até 20% o gasto de combustível. Por isso, ao realizar o monitoramento da frota, a empresa terá um controle maior sobre os seus gastos e ainda utilizar os pneus de forma correta, o que trará uma economia de combustível.

Controle de manutenção

O monitoramento de frotas pode auxiliar para que as manutenções preventivas sejam realizadas no período correto. Até porque, através dele, é possível verificar quais veículos precisam de conserto, reparos rotineiros e outros problemas que possam aparecer.

Com isso, os veículos se tornam mais seguros, reduz o risco de acidente e o tempo parado na oficina.

Por que você já deveria estar fazendo o seu monitoramento de frota?

O monitoramento de frotas traz uma série de vantagens para a empresa que podem impactar diretamente no sucesso do negócio. Vale ressaltar que essa ferramenta auxilia na coleta de dados, análise aprimorada e tomada de decisões mais assertivas.

Entre as principais vantagens do monitoramento de frotas, nós temos:

Otimização de tempo

Ainda existem muitas empresas que investem uma grande quantidade de esforço buscando localizar os seus ativos, seja para garantir que uma entrega está sendo feita no tempo previsto, ou para saber se não está existindo algum desvio de rota. Porém, esse é o tipo de informação que precisa ser gerada automaticamente.

Mas não só a posição, é importante que o seu sistema de monitoramento informe de forma fácil a velocidade de cada ativo, o status da ignição, além do endereço. Esse conjunto de informações vai lhe ajudar a não gastar tempo com ligações ou mensagens que poderiam ser evitadas.

Integração de sistemas

Como dito acima, o monitoramento é uma das verticais que compõem a torre de controle, porém, quando integrado às outras verticais ele se torna uma ferramenta poderosa.

Você pode comparar os custos com combustível com a rodagem real de cada veículo e entender se pode existir algum tipo de desvio. Ou ainda verificar o percentual de comprimento das rotas com base nos dados que chegam da roteirização.

A vida do gestor e da gestora de frotas não pode parar por conta de dados pulverizados, é importante existir uma centralização deles, o que resulta em menos tempo manipulando planilhas e mais tempo analisando e tomando decisões que realmente impactam em produtividade e redução de custos.

Segurança

Como já mencionamos, o monitoramento de frotas permite que a empresa acompanhe de perto todos os seus veículos e cargas. Ou seja, isso também oferece uma maior segurança na sua operação.

O gestor de frota pode acompanhar o trajeto da entrega, identificar possíveis desvios de rota e se algo não ocorreu conforme o planejado.

Além de acompanhar o veículo, o gestor ainda pode acompanhar o modo de condução do motorista. Se ele cumpre as políticas de direção da empresa, respeita as normas de trânsito e preserva sua vida.

Redução de custos

Você já se perguntou como melhorar a disciplina dos seus condutores, ou como saber se as práticas de condução segura e econômica estão sendo realmente observadas? A telemetria é a ferramenta que de forma complementar ao monitoramento irá lhe ajudar nesse desafio.

Informações como frenagens e acelerações bruscas, curvas acentuadas, excessos de velocidade, RPM incompatível com a velocidade, ociosidade e temperatura do motor podem lhe ajudar na identificação de desperdícios que podem estar fazendo a sua operação sangrar de forma invisível.

Facilidade de acesso e compartilhamento

Os avanços tecnológicos recentes permitem que hoje tenhamos acesso à informação em locais e através de canais diferentes. A mesma lógica é aplicada ao monitoramento da frota, você pode fazer uso dessa ferramenta pelo celular, computador e tablet.

Ainda é possível conceder acesso a membros da equipe ou clientes, claro que limitando o tipo de acesso e até mesmo a duração desse. Esse tipo de controle permite que menos tempo ainda seja gasto com interfaces arcaicas ou utilizando ferramentas que rodam em ambiente local e não permitem acesso remoto.

Soluções Infleet para monitoramento de frota

Agora você já está pronto para escolher a sua ferramenta de monitoramento. Nesse momento observe qual ferramenta está pronta para não apenas rastrear, mas para lhe fornecer uma solução completa de monitoramento de frotas.

A equipe comercial Infleet está preparada para lhe receber e ajudar no que for necessário. Conte conosco para entender as suas necessidades e desenhar junto com você uma solução voltada para redução de custos e aumento de produtividade.

Teste aqui gratuitamente os módulos de gestão: monitoramento, videotelemetria, telemetria, gestão de abastecimento e manutenção.

A gestão de frotas pode ser muito mais simples!

Tenha tudo na palma da sua mão e em um só lugar com o Super App Infleet para ter uma gestão de frota mais simples, fácil e eficaz.

Homem no celular

Compartilhe:

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se em nossa newsletter e receba os melhores conteúdos no seu e-mail!

plugins premium WordPress

Preencha os seus dados

Faça um teste grátis do nosso sistema de gestão de frotas

Um de nossos consultores entrará em contato para te auxiliar com o teste grátis!

"*" indica campos obrigatórios

Aceito receber comunicações e as políticas de privacidade*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Entraremos em contato em até 2 horas úteis. O contato é gratuito e sem compromisso.