Benefícios da Torre de Gestão Logística

A variedade de fornecedores e pressões de mercado tornam fundamental a visibilidade completa das empresas sobre todo o seu processo logístico.
04/10/2019
2 min de leitura
Benefícios da Torre de Gestão Logística

No cenário competitivo atual com mercados globalizados e integrados, produção Just-in-Time além da necessidade de redução de estoques e de custos, há um aumento da complexidade das cadeias de suprimentos.

O movimento das empresas para mercados emergentes, a variedade de fornecedores e pressões de mercado tornam fundamental a visibilidade completa das empresas sobre todo o seu processo logístico.

O conceito, entretanto, não precisa ser aplicado somente a grandes operadores logísticos. Qualquer empresa que lide com transportes deve ter o conhecimento e controle completo do funcionamento do seu processo para otimizá-lo e reduzir custos.

O QUE É A TORRE DE GESTÃO LOGÍSTICA?

A Torre de Gestão Logística é uma solução de ponta a ponta da cadeia logística. Ela é uma plataforma central que captura e interconecta dados internos da empresa, seus fornecedores e clientes, organizados através de indicadores em tempo real para criar uma visibilidade completa que permita a rápida tomada de decisão. Desta forma, o gestor da cadeia de suprimentos possui uma visão holística de todos os elementos interconectados, com informações em tempo real que mostram os eventos que estão ocorrendo na cadeia de suprimentos e os seus possíveis impactos na performance logística com o objetivo de identificar desvios e impactos na operação.

A torre tem três pilares fundamentais: análise, organização e visualização da informação:

  • Análise: captura de dados, definição de KPIs e gerenciamento de performance para melhoria contínua;
  • Organização: definição de planejamento em casos de eventos que provoquem alteração do processo e modo de execução do plano;
  • Visualização de dados: dashboard e alertas em tempo real sobre a operação.

TORRE DE GESTÃO LOGÍSTICA E TRANSPORTE

No área específica de transportes, a Torre de Gestão Logística trabalha com alguns processos:

  1. Otimização de rotas: definição das melhores rotas para a distribuição dos produtos, pessoas ou visita à clientes.
  2. Monitoramento dos veículos – rastreamento dos veículos para obter dados em tempo real da posição do veículo e status da operação;
  3. Gestão de eventos – Emissão de alertas e notificações sobre acontecimentos fora do planejado durante o transporte;
  4. Auditoria – fechamento do serviço, verificação da cobrança realizada e diário de bordo;
  5. Controle – análise dos indicadores de produtividade da frota e do motorista para uma melhor visibilidade do processo.

BENEFÍCIOS DA TORRE

Ao informar em tempo real os principais KPIs associados a operação da empresa e alertas sobre eventos inesperados, a Torre de Gestão Logística permite que ações para soluções dos problemas sejam tomadas de maneira mais ágil com indicação de quem é o responsável pela ação e em quanto tempo ela deve ser realizada.

A torre não é usada somente para dar visibilidade ao processo mas também para a previsão de cenários com base em possíveis eventos fora do planejamento.

PARA SUA EMPRESA

A INFLEET trabalha com o conceito de Torre de Gestão Logística para fornecer aos seus clientes uma visão completa do estado do seu negócio e pontos de melhoria para contribuir para uma melhor gestão e redução de custos. Teste gratuitamente os módulos de gestão: roteirização, monitoramento, telemetria e gestão de abastecimento

A gestão de frotas pode ser muito mais simples!

Tenha tudo na palma da sua mão e em um só lugar com o Super App Infleet para ter uma gestão de frota mais simples, fácil e eficaz.

Homem no celular

Compartilhe:

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se em nossa newsletter e receba os melhores conteúdos no seu e-mail!

plugins premium WordPress

Preencha os seus dados

Faça um teste grátis do nosso sistema de gestão de frotas

Um de nossos consultores entrará em contato para te auxiliar com o teste grátis!

"*" indica campos obrigatórios

Aceito receber comunicações e as políticas de privacidade*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Entraremos em contato em até 2 horas úteis. O contato é gratuito e sem compromisso.