O que é o sistema de gestão de frotas?

O sistema de gestão de frotas é uma ferramenta voltada para o aumento da visibilidade operacional de uma empresa que trabalhe com frota veicular. Saiba mais!
25/06/2020
4 min de leitura

No dia a dia de um gestor de frotas é preciso realizar o controle de muitas informações. Como já falamos em artigos anteriores, o gestor de frotas é o responsável por toda a estrutura de veículos da empresa, controlando a produtividade, desempenho e os custos operacionais.

Sabemos que o gestor de frotas precisa tomar decisões baseadas em dados, indicadores de gestão de frotas, para ser mais assertivo nos seus planos e escolhas.

Para controlar o custo da frota é fundamental que o gestor tenha o controle e registro completo de todo o histórico de informações. A partir desses dados ele poderá analisar tendências de quebra de veículos, desvios de custos, desvios de eficiência do veículo entre outras coisas para que ele entenda a causa de cada problema e elabore planos de ação para a redução dos custos.

Porém, ainda hoje muitos gestores de frotas utilizam planilhas em Excel para controle de combustível, manutenção, documentos, multas e outras informações preciosas sobre a frota. E, há ainda casos em que boa parte da gestão de frotas é feita em papel e caneta.

Pesquisa da empresa Zebra Technologies revelou que cerca de 55% das empresas ainda usam papel e lápis para o registro de informações em suas operações logísticas. Por outro lado, a produtividade do transporte rodoviário de cargas no Brasil é de apenas 30% da produtividade estadunidense. Temos muito espaço para melhorar!

Porém, como ter que melhorar a produtividade sem controle da informação e sem indicadores de gestão de frotas? É muito difícil!

A ferramenta que vai te permitir ter esse controle de maneira mais automática, segura e precisa é o sistema de gestão de frotas. Por isso, você ouve muito falar sobre os sistemas de gestão de frotas e como esses sistemas são os grandes aliados do gestor. Porque eles te fornecem informação, dados tratados, com indicadores precisos para a sua tomada de decisão.

Mas, afinal, o que é o sistema de gestão de frotas? Por que ele é tão amigo do gestor de frotas?

Vamos apresentar isso para você agora nesse artigo.

SISTEMA DE GESTÃO DE FROTAS

O sistema de gestão de frotas é uma ferramenta voltada para o aumento da visibilidade operacional de uma empresa que trabalhe com frota veicular, seja ela uma transportadora, distribuidor de bebidas e alimentos ou de outro ramo.

O sistema tem como objetivo organizar dados, informações operacionais e de custos e a partir disso gerar indicadores de gestão de frotas que permitam ao gestor realizar a avaliação de desempenho e performance da sua operação e da sua equipe.

Desta forma, o sistema de gestão de frotas funciona como um centralizador de informações, que as recebe e trata, disponibilizando posteriormente dados em forma de indicadores de gestão de frotas e operacionais que auxiliam o gestor na sua tomada de decisão.

Esse sistema permite então ao gestor que em uma única plataforma ele tenha acesso a todas as informações que precisa para o controle da empresa, para a criação de relatórios gerenciais que podem ser apresentados à diretoria ou proprietários da empresa.

MÓDULOS DE UM SISTEMA DE GESTÃO DE FROTAS

O sistema de gestão de frotas pode ser composto de diversos módulos que se comunicam para fornecer uma visão 360, completa e transparente da operação para o gestor.

Diante da vasta natureza da operação de cada empresa e das operações de transporte, não poderemos cobrir aqui todas as possíveis necessidades de gestão de frotas de uma empresa, de modo que na sua empresa vocês podem adotar divisões diferentes ou ter necessidades extras que não comentaremos aqui.

Controle da Jornada do Motorista

A lei Nº 13.103, de 2 de Março de 2015 conhecida como Lei do Motorista dispõe sobre a profissão do motorista para definir e controlar a jornada de trabalho e o tempo de direção do motorista profissional de transporte rodoviário de carga ou passageiros.

Com base na lei o motorista, deve “ter jornada de trabalho controlada e registrada de maneira fidedigna mediante anotação em diário de bordo, papeleta ou ficha de trabalho externo, ou sistemas e meios eletrônicos instalados no veículo, a critério do empregador.” Nesse ponto a tecnologia torna-se um aliado importante do gestor, por permitir que todo o diário de bordo e controle de jornada seja feito de modo automático, evitando erros de preenchimento, gerando confiabilidade na rota feita pelo motorista.

A ferramenta mais comum para controle da jornada do motorista é o diário de bordo em papel, preenchido e assinado manualmente pelo motorista.

Porém, Ferramentas como teclados e aplicativos de jornada do motorista, registram o diário de bordo eletronicamente e permitem o acompanhamento em tempo real pelos gestores de frota. Além disso, esses sistemas permitem uma análise mais precisa de dados, acesso ao histórico de jornadas, integração com sistemas de ERP e financeiros para o cálculo de horas extras devidas e a geração automática de indicadores de gestão de frotas.

Sistemas de rastreamento e tacógrafo são ferramentas auxiliares. Com essas duas ferramentas é possível verificar paradas do motorista, quilometragem percorrida, horário de início e término da jornada. São sistemas que podem ajudar o gestor a verificar a integridade dos dados registrados no diário de bordo manual para evitar manipulações.

Ranking de Motoristas

O modo de condução do motorista é o principal fator associado ao desgaste das peças e ao consumo de combustível do seu veículo, portanto, monitore com cuidado. Além disso, há também a necessidade de prevenir acidentes. O custo com um acidente pode ser até 12 vezes superior ao custo de um roubo de carga, de acordo com a Associação de Gestão de Despesas de Veículos. Além disso, de acordo com o Observatório Nacional de Segurança Viária, 90% dos acidentes são causados por falha humana, sendo que 50% por imprudência.

Avalie excesso de velocidade, curvas, frenagens e acelerações bruscas, RPM, direção na banguela e outros fatores. Verifique quais motoristas estão performando bem e quais precisam de treinamento.

Gostou dessa informação? Então, aproveita para assinar a nossa Newsletter e acompanhar os conteúdos de gestão de frota.

A gestão de frotas pode ser muito mais simples!

Tenha tudo na palma da sua mão e em um só lugar com o Super App Infleet para ter uma gestão de frota mais simples, fácil e eficaz.

Homem no celular

Compartilhe:

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se em nossa newsletter e receba os melhores conteúdos no seu e-mail!

plugins premium WordPress

Preencha os seus dados

Faça um teste grátis do nosso sistema de gestão de frotas

Um de nossos consultores entrará em contato para te auxiliar com o teste grátis!

"*" indica campos obrigatórios

Aceito receber comunicações e as políticas de privacidade*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Entraremos em contato em até 2 horas úteis. O contato é gratuito e sem compromisso.