O que é Torre de Controle Logístico?

O que é Torre de Controle Logístico?

Você sabe tudo o que está acontecendo com a sua operação neste exato momento?

Onde está cada carro, caminhão, status de cada serviço, coleta, entrega, atrasos, custos?

Informação em tempo real sobre os processos da empresa que permitam a tomada de decisão rápida são essenciais na Era digital e da Informação que vivemos hoje. Com mudanças de cenário cada vez mais frequentes, clientes mais informados e exigentes é necessário que a empresa se adapte rapidamente.

As dificuldades em se gerenciar uma cadeia de suprimentos nesse cenário tem grande impacto financeiro nas organizações, por isso a transformação digital tem sido uma das principais aliadas das empresas do setor de transporte e logística.

Visibilidade da cadeia de suprimentos é a chave para gerenciar de maneira eficiente um negócio. A visibilidade promove rapidez, confiança e flexibilidade com o intuito de ganhar vantagens competitivas na forma de processos bem controlados.

Nesse sentido, mudanças tecnológicas permitem processos mais eficientes e rápidos com um menor custo operacional e são essenciais para garantir essa visibilidade. No setor de logística a grande ferramenta para a visibilidade 360, completa dos processos e da cadeia de suprimentos é a Torre de Controle Logístico.

Você já ouviu falar desse conceito? A lógica é bem similar a de uma Torre de Controle de aeroportos, porém aplicada a outros setores como o de transporte e distribuição.

Neste artigo vamos apresentar o que é a torre de controle logístico, como você pode iniciar a criação de uma torre dentro da sua empresa e quais os benefícios que isso trará para a sua operação.

O QUE É TORRE DE CONTROLE LOGÍSTICO?

A Torre de Controle Logístico é um hub central com tecnologia suficiente para obter, armazenar e processar dados de todos os processos da cadeia de suprimentos para gerar visibilidade para a tomada de decisões de curto e longo prazo que estejam alinhadas com os objetivos estratégicos da empresa.

Em outras palavras a Torre de Controle Logístico é um sistema capaz de monitorar todos os processos da cadeia de suprimentos de ponta a ponta. Ele funciona como um hub centralizado que usa informações em tempo real dos diversos sistemas da empresa e os integra.

A Torre de Controle Logístico possui três pilares fundamentais:

1. Visibilidade: o pilar da visibilidade tem a função de responder a seguinte pergunta: O que está acontecendo agora com a minha operação? Esse pilar se baseia em informações em tempo real através de dashboards de indicadores, alertas e integrações com os diversos sistemas da empresa.

2. Análise de Dados: No pilar da análise de dados o objetivo da torre de controle logístico é informar por que isso está acontecendo, o que poderá acontecer em seguida e como você pode melhorar. Esse pilar se baseia em análises de causa raíz, análises de risco e planos de resposta, além de análise de cenários e situações “e se”.

3. Execução: O pilar da execução é o que faz as coisas acontecerem. Você dissemina a informação e os planos de ação pela empresa, monitora a execução e gera melhoria contínua.

A Torre de Controle Logístico não apenas mostra o que aconteceu e está acontecendo agora, mas também auxilia a prever o que irá acontecer em determinados cenários.

IMPLANTAÇÃO DA TORRE DE CONTROLE LOGÍSTICO NO SETOR DE TRANSPORTES

No área específica de transportes, a Torre de Gestão Logística trabalha com alguns processos:

  • Otimização de rotas: Definição das melhores rotas para a distribuição dos produtos, pessoas ou visita à clientes.
  • Monitoramento dos veículos: Rastreamento dos veículos para obter dados em tempo real da posição do veículo e status da operação;
  • Gestão de eventos: Emissão de alertas e notificações sobre acontecimentos fora do planejado durante o transporte;
  • Auditoria: Fechamento do serviço, verificação da cobrança realizada e diário de bordo do motorista;
  • Controle: Análise dos indicadores de produtividade da frota e do motorista para uma melhor visibilidade do processo.

A implantação da Torre de Controle Logístico em uma organização pode ser dividida em três grandes fases.

Primeira Fase

Na primeira fase o foco básico é gerar transparência e visibilidade dos processos através de ferramentas que permitam a coleta de dados.

No caso do setor de transportes e logística, na primeira fase você pode coletar informações sobre a rota, o veículo, o motorista, a carga transportada e os custos operacionais. Para isso você poderá utilizar ferramentas como:

Outros sistemas como ERPs, sistemas TMS, WMS ou sistemas de gestão de entregas poderão ser utilizados nesta fase de implementação da Torre de Controle por que também geram dados a respeito da operação.

Segunda Fase

A segunda fase de implantação de uma torre de controle logístico se baseia no acompanhamento do status da operação em cada etapa do processo, analisando falhas através de alertas e eventos. Relatórios e indicadores operacionais são essenciais nesta fase para permitirem uma ação pro ativa.

Alguns dos principais indicadores gestão de frotas a serem observados são:

  • Ociosidade do veículo;
  • Duração de um serviço, entrega ou coleta;
  • Quilometragem percorrida;
  • Consumo de combustível;
  • Autonomia do veículo;
  • Infrações cometidas pelo motorista;
  • Custos de manutenção;
  • Quantidade de serviços, entregas ou coletas realizadas;
  • Serviços realizados x serviços planejados;
  • Quantidade de atrasos;

Em conjunto com os principais indicadores operacionais devem ser definidos também limites para esses indicadores e também planos de ação que devem ser colocados em prática caso esses limites sejam ultrapassados.

Terceira Fase

A terceira fase se baseia em uso de algoritmos e técnicas de análise de dados para prever potenciais problemas com base nos indicadores operacionais citados anteriormente e gerar alarmes para a tomada de ações proativas por parte do gestor.

Nessa fase também, as ferramentas de análise de dados podem ser usadas para analisar cenários, testar resultados de possíveis ações e assim ser mais assertivo nas decisões.

Posteriormente, uma vez que as ações foram tomadas, o gestor irá fazer o acompanhamento da aplicação do plano de ação e dos resultados obtidos.

BENEFÍCIOS DA TORRE DE CONTROLE LOGÍSTICA

A Torre de Controle Logístico permite a integração de diversos processos e ferramentas de gestão da cadeia de suprimentos, organizando um grande volume de dados operacionais que fornecem embasamento para a tomada de decisão assertiva do gestor. Assim, a Torre de Controle Logístico fornece uma visão em tempo real, dados para a análise da causa raíz de problemas que possibilitam a melhoria contínua de processos, resultando em redução de custos, estoque e aumento de qualidade e satisfação dos clientes.

Assim os principais benefícios da Torre de Controle Logístico são:

  • Monitoramento em tempo real;
  • Redução dos custos operacionais;
  • Aumento de produtividade;
  • Maior agilidade e eficiência em tomada de decisões;
  • Otimização e melhoria contínua de processos;
  • Decisões baseadas em dados;

Muitas empresas confundem a Torre de Controle Logístico com uma solução de visibilidade operacional. Isso faz com que alguns organizações subestimem o processo complexo de implementação de uma torre de controle.

Embora a visibilidade seja uma parte essencial da construção de uma Torre de Controle Logístico e seja o primeiro passo que você deve dar para a sua construção, a solução precisa fortemente de uma análise de dados e a execução de planos de ação.

A INFLEET trabalha com o conceito de Torre de Gestão Logística para fornecer aos seus clientes uma visão completa do estado do seu negócio e pontos de melhoria para contribuir para uma melhor gestão e redução de custos. Teste aqui gratuitamente os módulos de gestão: monitoramento, telemetria, gestão de abastecimento e manutenção.

Monitore a sua frota e otimize seus custosInfleet | Tecnologia de ponta para gestão de frotas

Copyright © Infleet | Tecnologia para frotas 2020. All Rights Reserved.

Interakt Soluções de Engenharia LTDA