Rastreador veicular – Tudo o que você precisa saber

Tire todas as suas dúvidas sobre o rastreador veicular, seja um rastreador de caminhão, moto ou carro. Vem conferir neste artigo!
16/07/2020
9 min de leitura

Sabemos que hoje em dia, é preciso ter um controle rigoroso das frotas, para isso, usar rastreador veicular em sua operação garante dados em tempo real sobre tudo o que está acontecendo. Só assim é possível ter uma gestão eficiente e lucrativa.

Além disso, o gestor de frotas se depara com uma série de questões no seu dia a dia, como saber qual a quilometragem percorrida por cada veículo, onde cada veículo está, qual a rota realizada, quais os pontos de parada do veículo, que horas a jornada do motorista se iniciou e que horas ela terminou.

Assim, o sistema de rastreamento veicular, seja o rastreador de caminhão em frotas pesadas no transporte rodoviário de carga ou o rastreador de veículos leves de frotas de serviços e administrativas, é uma ferramenta essencial para o gestor de frotas, pois ele fornece a resposta para todas as perguntas acima.

Ainda vale ressaltar que o Brasil é um país de pouca segurança nas estradas, segundo a Confederação Nacional do Transporte. Em 2018, foram mais de 22 mil ataques aos caminhões, o que provocou um prejuízo de mais de 2 bilhões de reais ao setor de transporte. Nesse cenário, além de funcionar como uma ferramenta de controle operacional o rastreador veicular funcionará também como um elemento de segurança.

Entretanto, apesar do rastreador veicular ser uma tecnologia bastante comum no dia a dia do transporte, alguns gestores de frotas ainda possuem algumas dúvidas. Sobre o que é, de fato, o equipamento, como ele funciona, se ele depende de sinal de telefone para funcionar ou não, quanto custa, quais os tipos de rastreador que existem no mercado e muito mais.

Por isso, esse artigo tem como objetivo sanar todas as suas dúvidas sobre o rastreador veicular, seja um rastreador de caminhão, moto ou carro.

O que é rastreador veicular?

Vamos começar pelo começo, e o básico a ser entendido é: o que é o rastreador veicular.

De maneira resumida, o rastreador veicular é um equipamento de geolocalização que possui uma antena de tecnologia GPS (Global Positioning System) ou tecnologia de radiofrequência para definir a posição do seu veículo.

No caso da tecnologia GPS, essa antena recebe sinais dos satélites em órbita terrestre, triangula a informação dos sinais e define a latitude e longitude do veículo. No caso da tecnologia de radiofrequência, a antena recebe sinais de antenas de rádio espalhadas pelo país, e triangula a informação dos sinais e define a latitude e longitude do veículo.

O bloqueador é instalado no veículo em local escondido, geralmente conectado a bateria e após ligar a chave. Em novos modelos, é possível encontrar dispositivos que também se conectam ao veículo através da entrada OBD II. A partir desse momento, ele se comunica com os satélites e passa a enviar as informações de latitude e longitude para o servidor da central de monitoramento.

Como funciona o rastreador veicular?

Bem, agora que sabemos o que é o rastreador veicular, podemos ir para o próximo passo que é entender como ele funciona. Então vamos lá!

O rastreador veicular, como já foi explicado anteriormente, possui uma antena GPS, que se comunica com os satélites do Global Positioning System. Os satélites triangulam os sinais da antena e assim é definida a latitude e longitude do veículo.

Tipos de rastreadores veiculares

Existem diversas tecnologias para o rastreador veicular, cada uma delas com um modo de funcionamento diferente. Vamos focar aqui nos rastreadores veiculares mais comuns.

GPS – Global Position System

No caso desse rastreador, esse módulo se comunica com o servidor da central, para o envio das informações do veículo, através da rede GSM/GPRS, a rede de telefonia. Desta forma, essa tecnologia depende da existência de sinal de telefone na região para o seu funcionamento.

Em regiões onde não há sinal de telefonia, o rastreador veicular perde a comunicação com a central, não sendo capaz de atualizar a sua posição. Entretanto, todos os dados são registrados na memória interna do equipamento e posteriormente, quando ocorre a comunicação com uma antena, toda a informação acumulada é enviada para a central. Assim, você pode ficar tranquilo, por que nenhuma informação será perdida.

Satelital

No caso do rastreador satelital, ele não usa a rede de telefonia para enviar as informações do veículo para a central e sim os próprios satélites da órbita. Por esse motivo, esse tipo de bloqueador, quase nunca perde o sinal, tendo uma região de cobertura muito superior. Ele não irá se comunicar apenas dentro de túneis ou outros locais fechados.

Entretanto, como tudo existem duas desvantagens principais. O rastreador satelital tem um custo muito superior ao rastreador GSM/GPRS além de atualizar a posição apenas a cada 5 ou 10 minutos, enquanto o GSM/GPRS pode atualizar os dados a cada 30 segundos.

Radiofrequência

O rastreador via radiofrequência traz vantagem por ter uma maior área de abrangência e a precisão das informações, como é o rastreador via GPS. Além disso, o veículo também se torna seguro durante a operação.

Os rastreadores de carro também contam com sistemas de segurança que alertam rapidamente a central de controle, caso seja identificado a presença de algum “jammer”, bloqueador de sinal.

No entanto, a comunicação com as antenas não é constante e automática, ou seja, é necessário um comando inicial antes.

Além disso, o conteúdo transmitido por eles é razoavelmente limitado. Isso significa que são restritos apenas aos dados de longitude e latitude, logo só fornecem a trajetória e localização do veículo.

RFID – Identificação por radiofrequência

A RFID também é um rastreador que utiliza tecnologia de radiofrequência. Através de uma etiqueta colocada no veículo, é possível saber a sua localização.

A sua principal vantagem é que ela inibe a ação de assaltantes e possíveis roubos na estrada. Pois, os ladrões logo percebem que aquele veículo está sendo rastreado.

Telemetria

Esse rastreamento é um dos mais completos na gestão de frota. A telemetria permite rastrear como também monitorar outros dados dos veículos. Afinal, sua tecnologia permite coletar informações de forma remota.

Além das informações dos veículos, a empresa também pode acompanhar o desempenho de cada motorista e tomar decisões mais assertivas.

Softwares de gestão

Uma solução mais completa para gestão de frota é utilizar tecnologias que sejam completas. Os softwares de gestão trazem inúmeras vantagens que permitem ter os dados dos veículos, motoristas, combustíveis e muito mais na palma da sua mão.

Por isso, o Super App Infleet é uma solução completa para facilitar a vida do gestor de frota.

Para que serve o rastreador veicular

Essa pergunta é muito importante, porque muitas pessoas confundem o que é o rastreamento veicular e o que o monitoramento veicular. Por confundirem os dois conceitos elas acham que o rastreador tem as mesmas funcionalidades do sistema de monitoramento, porém isso não está correto.

O rastreador tem a principal função de informar a posição do seu veículo em tempo real, além da sua velocidade. Além disso, você pode avaliar desvios de rota e realizar o bloqueio do veículo.

O monitoramento veicular faz um tratamento dessas informações para fornecer dados operacionais ao gestor de frotas.

Diferença entre rastreamento veicular e monitoramento

Todo o tratamento das informações para análise de quilometragem percorrida, histórico de rotas, pontos de parada, status da ignição, cercas virtuais são função do monitoramento.

O monitoramento de frotas consiste no acompanhamento em tempo real da posição do veículo, associado ao histórico de rotas percorridas, locais visitados e ferramentas de alerta e cercas virtuais. Alguma das principais características do monitoramento de frotas são:

  • Geolocalização dos veículos;
  • Endereço e data de cada localização;
  • Histórico de eventos (ignição ligada e desligada, início de movimento e parada, entre outros);
  • Distância percorrida;
  • Excesso de velocidade;
  • Cercas virtuais;
  • Alertas;

Desta maneira, é possível ter um relatório completo da operação de cada veículo, do início ao fim da jornada de trabalho, como horário de chegada e saída de clientes, distância percorrida, parada em locais não permitidos, a fim de analisar problemas operacionais e tomar ações para suas soluções de maneira rápida.

Além disso, é possível ter um melhor controle sob o modo de condução do motorista, produtividade do veículo, multas, consumo de combustível, entre outras informações.

Diferença entre telemetria e rastreamento veicular

A telemetria veicular é um sistema capaz de coletar dados diversos do veículo, como RPM, velocidade, localização, consumo de combustível e temperatura do motor de maneira remota e enviá-los a uma central para processamento, armazenamento e disponibilização ao gestor de frotas.

Os dados armazenados no servidor são tratados pelo sistema de gestão de frotas e ficam disponíveis para o gestor acessar. Dentro do sistema o gestor tem acesso a diversos relatórios, que compilam e analisam os dados de acordo com a sua necessidade. Alguns parâmetros analisados na telemetria veicular são:

  • Velocidade;
  • Torque;
  • Dados do motor: RPM, temperatura, pressão na ignição, status (ligado ou desligado);
  • Dados gerais: Temperatura do freio, óleo, água, combustível e sensores diversos instalados no veículo.

Telemetria e rastreamento são tecnologias bastante diferentes.

O sistema de telemetria também oferece o rastreamento, ou seja, realiza a medição da posição do veículo remotamente e a disponibiliza para o gestor de frotas em um sistema. Entretanto, o sistema de telemetria é muito mais completo e abrangente do que o sistema de rastreamento veicular, uma vez que fornece uma série de outras informações úteis para o gestor no controle da sua operação.

Como instalar o rastreador veicular

De maneira geral, o rastreador veicular é instalado dentro do painel do veículo, conectado a bateria e na chave. Existem alguns modelos atuais que se conectam diretamente a rede OBD II do veículo.

Esses modelos são mais fáceis de instalar, pois não é necessário um técnico apenas para encaixar o rastreador na entrada OBD II. Entretanto, o rastreador ficará mais exposto, podendo ser facilmente localizado e removido.

O ideal é que essa instalação seja feita por um profissional capacitado para tal função. Por isso, aqui na Infleet, buscamos oferecer o melhor suporte para nossos clientes terem os melhores resultados na sua frota.

Quanto tempo leva para instalar um rastreador veicular

O tempo de instalação do aparelho no veículo é, em média, de 2 horas.

Qual a melhor empresa de rastreamento veicular

A melhor empresa de rastreamento veicular é algo muito subjetivo, pois tudo irá depender das suas necessidades como gestor de frotas.

Se você estiver mais interessado em controle operacional, redução de custos e melhoria dos processos de gestão, pode ser uma empresa. Se você estiver preocupado com roubo e recuperação veicular pode ser outra e caso você esteja interessado em gestão de risco pode ser uma terceira.

Então, o primeiro ponto para descobrir qual a melhor empresa de rastreamento veicular é descobrir quais as suas necessidades com o sistema de rastreamento veicular, quais problemas da sua empresa você deseja resolver, quais resultados você deseja obter usando esse sistema.

Depois disso, avalie a sua operação para entender qual o tipo de tecnologia que melhor vai te atender, você precisa de um rastreador satelital ou será que um rastreador GSM/GPRS resolve o seu problema?

Verifique também se a empresa utiliza dispositivos homologados pela Anatel. É muito comum encontrar no mercado pessoas oferecendo milagres a preços baixíssimos. Desconfie. Verifique se o equipamento é de qualidade e se é homologado.

Busque referências da empresa, quanto tempo de mercado ela tem, qual a sua história, quem são os seus clientes, isso também vai esclarecer muito para você.

Algumas dicas extras são:

  • A empresa oferece suporte técnico próximo?
  • Qual a região de cobertura do sistema de rastreamento?
  • O sistema de rastreamento veicular também oferece relatórios gerenciais de frota?
  • A empresa utiliza plataforma de rastreamento veicular própria ou de terceiros?
  • Qual a frequência de atualização da posição do veículo?
  • Os mapas são atualizados?

Quanto custa o rastreador veicular?

Essa é outra pergunta, que assim como a anterior tem a chata resposta: depende.

É muito ruim quando te respondem dessa forma alguma coisa, porém geralmente esta resposta está certa.

Assim como a definir a melhor empresa de rastreamento depende de uma série de fatores acerca das suas necessidades e objetivos, o preço pago pelo sistema também.

Então se você, por exemplo, precisa de um sistema de rastreamento satelital de caminhão com trava de baú, sensor de engate, trava de quinta roda e alarme de abertura de porta o preço será muito diferente daquele pago por uma pessoa que apenas precisa de um sistema de rastreamento GSM/GPRS mais simples.

Portanto, avalie os pontos comentados no tópico anterior que você irá encontrar algo em um preço justo.

Apenas uma dica: não existe almoço grátis, logo também não existe sistema de rastreamento sem custo ou sem mensalidade.

Rastreador sem mensalidade

Como acabamos de falar, não existe almoço grátis, então por que teria um sistema de rastreamento sem mensalidade não é mesmo?

A internet está cheia de informações erradas. Uma delas são as propagandas de sistemas de rastreamento veicular ou rastreador veicular sem mensalidade.

Eis o que acontece: você vê um anúncio em um site: “Rastreador veicular sem mensalidade”, clica, paga o valor uma única vez e compra. Sem contrato com nenhuma empresa, aparentemente sem mensalidade.

O que não te explicam é que para esses rastreadores funcionarem você precisa comprar e pagar o pacote de dados de um chip, seja ele Claro, Vivo, Tim ou Oi. Logo, você terá então que pagar a mensalidade do chip que funcionará como a mensalidade do rastreador.

Portanto, não acredite nesses contos de fada. O preço que você paga pelo plano de dados do Chip que você colocará nesse equipamento é equivalente à mensalidade que você pagaria a uma empresa.

Entretanto, com a empresa você tem a garantia do equipamento, técnico treinado e especializado para realizar a instalação, suporte técnico com o sistema de rastreamento, suporte para manutenção do equipamento e muito mais.

Esse é o clássico barato que sai caro. Fique atento!

A gestão de frotas pode ser muito mais simples!

Tenha tudo na palma da sua mão e em um só lugar com o Super App Infleet para ter uma gestão de frota mais simples, fácil e eficaz.

Homem no celular

Compartilhe:

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se em nossa newsletter e receba os melhores conteúdos no seu e-mail!

plugins premium WordPress

Preencha os seus dados

Faça um teste grátis do nosso sistema de gestão de frotas

Um de nossos consultores entrará em contato para te auxiliar com o teste grátis!

"*" indica campos obrigatórios

Aceito receber comunicações e as políticas de privacidade*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Entraremos em contato em até 2 horas úteis. O contato é gratuito e sem compromisso.