Sabemos que muitas empresas buscam melhorar sua gestão de frota com o uso da tecnologia. Uma dessas soluções é o uso do sistema de monitoramento veicular. Com isso, a empresa tem um melhor controle sobre seus veículos
No entanto, com tantas opções disponíveis no mercado é fundamental que você saiba fazer a escolha certa. É um investimento necessário para sua frota, mas fique atento com alguns detalhes para atingir seus objetivos.
Pensando nisso, preparamos este artigo para explicar melhor sobre esse assunto e te ajudar na sua tomada de decisão. Boa leitura!
O que é o rastreador veicular?
Os rastreadores são dispositivos eletrônicos equipados com dispositivo GPS que decodificam informações de posicionamento, fuso horário, deslocamento, direção e velocidade.
Além disso, esses dispositivos também podem avaliar sinais provenientes de sensores do veículo, atuando sobre suas saídas e controlando sirene e luzes internas.
O módulo GPS recebe as informações de latitude e longitude dos satélites em órbita terrestre, estas coordenadas são processadas dentro do equipamento que vai uni-las com as informações dos sensores do carro. Após esta formatação as informações são enviadas a central de monitoramento através da rede de telefonia, dependendo da área de cobertura da operadora utilizada.
É importante ressaltar que a depender da qualidade do sinal de telefonia no local onde o carro está, o rastreamento pode ser prejudicado ou até mesmo pode não ser possível rastrear o carro.
Diferença entre rastreamento veicular e monitoramento de frotas
Para uma empresa que trabalha com gestão de frotas, o rastreamento veicular é uma ferramenta muito simples, que não permite ao gestor realizar uma análise profunda da operação e obter indicadores de gestão de frotas.
O rastreamento veicular é apenas a obtenção e visualização da localização veicular.
O monitoramento de frotas consiste no acompanhamento em tempo real da posição do veículo, associado ao histórico de rotas percorridas, locais visitados e ferramentas de alerta e cercas virtuais. Alguma das principais características do monitoramento de frotas são:
- Geolocalização dos veículos;
- Endereço e data de cada localização;
- Histórico de eventos (ignição ligada e desligada, início de movimento e parada, entre outros);
- Distância percorrida;
- Excesso de velocidade;
- Cercas virtuais;
- Alertas.
Desta maneira, é possível ter um relatório completo da operação de cada veículo, do início ao fim da jornada de trabalho, como horário de chegada e saída de clientes, distância percorrida, parada em locais não permitidos, a fim de analisar problemas operacionais e tomar ações para suas soluções de maneira rápida.
Além disso, é possível ter um melhor controle sob o modo de condução do motorista, produtividade do veículo, multas, consumo de combustível, entre outras informações. Sendo possível reduzir custos e aumentar a visibilidade dos processos.
Para que serve o rastreador veicular?
A principal função de um rastreador veicular é informação a localização precisa do veículo. Isso fornece segurança para o dono do veículo, pois em casos de roubos você poderá entrar em contato com a polícia e informar a localização exata para que os policiais possam realizar a recuperação do veículo.
Quando se fala de gestão de frotas, o simples rastreamento veicular é uma ferramenta básica, que permite ao gestor saber onde está cada veículo da sua frota e o que está acontecendo com ela naquele momento.
Entretanto, caso seja necessário realizar análises mais profundas sobre a operação, modo de condução do veículo e outros dados, o mais aconselhado é um sistema de monitoramento de frotas.
Quais são os principais tipos de rastreamento de veículos?
Existem diversas tecnologias para o rastreador veicular, cada uma delas com um modo de funcionamento diferente.

Agora, aproveite para conhecer mais detalhes de cada tipo nos tópicos abaixo.
Videotelemetria
Imagine saber o que acontece na estrada através de imagens dentro do veículo e ainda ter uma visão do comportamento do motorista? Então, com a videotelemetria é possível.
Essa tecnologia combina dados da telemetria com vídeos capturados a partir de câmeras veiculares. Essas câmeras são instaladas para acompanhar o motorista como também a via, ou seja, no mínimo são duas câmeras por veículo.
A partir dessas imagens, você pode ter uma visão mais profunda sobre o comportamento do motorista e as intercorrências da estrada. Com a videotelemetria, é possível verificar situações como:
- O uso do celular;
- Fadiga;
- Distração ao volante;
- Fumar ao dirigir;
- Frenagens bruscas;
- Riscos de colisão;
- Excesso de velocidade e muito mais.
Assim que a videotelemetria identifica um desses comportamentos, uma mensagem é emitida da câmera, funcionando como um assistente de modo de condução do motorista.
Confira um exemplo de como ela funciona no vídeo abaixo:
Telemetria
Outra tecnologia bastante utilizada é a telemetria. Ela realiza a coleta e tratamento de dados remotos dos veículos.
Essas informações são:
- Velocidade;
- Frenagens bruscas;
- Alta velocidade em curvas acentuadas;
- Tempo de ociosidade do motor;
- Criação do Ranking dos motoristas.
Ou seja, possibilita o acompanhamento de diversos dados de onde estiver sem precisar ir até o veículo, o que aumenta a sua eficiência operacional.
Por meio da telemetria, você pode identificar comportamentos inadequados dos motoristas. Tendo assim, um feedback mais assertivo e um fornecimento de treinamentos mais específicos para a melhoria da sua condução.
É importante ressaltar também que esse tipo de tecnologia permite um acompanhamento mais de perto dos veículos. Isso significa que é possível antecipar a necessidade de manutenção com base em dados de telemetria, o que reduz em até 40% esses custos e uma economia de até 20% de combustível.
GPS – Global Position System
No caso desse rastreador, esse módulo se comunica com o servidor da central, para o envio das informações do veículo, através da rede GSM/GPRS, a rede de telefonia.
Desta forma, essa tecnologia depende da existência de sinal de telefone na região para o seu funcionamento.
Em regiões onde não há sinal de telefonia, o rastreador veicular perde a comunicação com a central, não sendo capaz de atualizar a sua posição.
Porém, todos os dados são registrados na memória interna do equipamento e posteriormente, quando ocorre a comunicação com uma antena, toda a informação acumulada é enviada para a central. Assim, nenhuma informação será perdida.

Satelital
No caso do rastreamento satelital, ele não usa a rede de telefonia para enviar as informações do veículo para a central e sim os próprios satélites da órbita.
Por esse motivo, esse tipo de bloqueador, perde raramente o sinal, tendo uma região de cobertura muito superior. Ele não irá se comunicar apenas dentro de túneis ou outros locais fechados.
Entretanto, como tudo, existem duas desvantagens principais. O rastreador satelital tem um custo muito superior ao rastreador GSM/GPRS além de atualizar a posição apenas a cada 5 ou 10 minutos, enquanto o GSM/GPRS pode atualizar os dados a cada 30 segundos.
Radiofrequência
O rastreador via radiofrequência traz vantagem por ter uma maior área de abrangência e a precisão das informações, como é o rastreador via GPS.
Os rastreadores de carro também contam com sistemas de segurança que alertam rapidamente a central de controle, caso seja identificado a presença de algum “jammer”, bloqueador de sinal. No entanto, a comunicação com as antenas não é constante e automática, ou seja, é necessário um comando inicial antes.
Além disso, o conteúdo transmitido por eles é razoavelmente limitado. Isso significa que são restritos apenas aos dados de longitude e latitude, logo só fornecem a trajetória e localização do veículo.
RFID – Identificação por radiofrequência
A RFID também é um rastreador que utiliza tecnologia de radiofrequência. Por meio de uma etiqueta colocada no veículo, é possível saber a sua localização.
A sua principal vantagem é que ela inibe a ação de assaltantes e possíveis roubos na estrada. Pois, os ladrões logo percebem que aquele veículo está sendo rastreado. Já sua desvantagem é que ela não registra tantas informações do veículo para você analisar a operação com mais detalhe.
Softwares de gestão
Uma solução mais completa para gestão de frota é utilizar tecnologias que sejam completas.
Os softwares de gestão trazem inúmeras vantagens que permitem ter os dados dos veículos, motoristas, combustíveis e muito mais na palma da sua mão.
Por isso, a INFLEET é uma solução completa para facilitar a vida do gestor de frota. Aproveite para conversar com um de nossos especialistas e fazer uma demonstração gratuita.
Vantagens do rastreamento de veículos
O rastreamento de veículos oferece uma série de vantagens que vão além da simples localização dos veículos. Aqui estão algumas das principais vantagens:
Segurança
O rastreamento de veículos aumenta a segurança da frota, o que permite a monitorização em tempo real da localização dos veículos. Em caso de roubo ou emergências, a capacidade de rastrear os veículos pode ajudar na recuperação rápida e na proteção dos ativos da empresa.
Gerenciamento mais eficiente
Com o rastreamento de veículos, o gestor de frota pode acompanhar o desempenho dos motoristas, analisar padrões de condução e identificar áreas para melhorias. Assim, sua gestão se tornará mais eficiente, com redução de custos operacionais e aumento da produtividade.
Assistência completa
Alguns sistemas de rastreamento oferecem recursos adicionais como, por exemplo, manutenção preventiva, diagnósticos de veículos e alertas de manutenção. Essas funcionalidades permitem que os veículos continuem a funcionar em condições ideais de funcionamento, o que minimiza o tempo de inatividade e os custos de manutenção.
Praticidade
O rastreamento de veículos oferece praticidade e acesso às informações da frota a qualquer momento e de qualquer lugar. Já que o serviço é feito através da internet, é possível monitorar e controlar a frota remotamente, o que torna mais simples a gestão operacional.
Qual o melhor rastreador veicular?
A escolha do melhor rastreador ou sistema de rastreamento veicular dependerá das necessidades da sua empresa. Algumas empresas estão mais focadas em segurança, outras desejam ter um maior controle operacional e realizar uma gestão de frotas completa.
Para cada caso existe um sistema de rastreamento veicular que é melhor.
Desta forma, defina quais são as suas necessidades para escolher o serviço que melhor te atende. Mas de maneira geral verifique os seguintes pontos:
- A empresa oferece suporte técnico próximo?
- Qual a região de cobertura do sistema de rastreamento?
- O dispositivo de rastreamento veicular utilizado é homologado pela Anatel?
- O sistema de rastreamento veicular também oferece relatórios gerenciais de frota?
- A empresa utiliza plataforma de rastreamento veicular própria ou de terceiros?
- Qual a tecnologia de rastreamento utilizada? GSM/GPRS? Radiofrequência? Satelital?
- Qual a frequência de atualização da posição do veículo?
- Os mapas são atualizados?
Avaliando os pontos citados você conseguirá ter uma visão mais clara de qual será o melhor rastreador ou sistema de rastreamento para a sua realidade.
Soluções para gestão de frota INFLEET
Ter uma fonte objetiva de dados de frota, fornecida por um sistema integrado de gestão de frota, pode ajudar a superar o tipo de desafio que todos os que gerenciam veículos enfrentam em algum momento.
Conte conosco para entender as suas necessidades e desenhar com você uma solução voltada para redução de custos e aumento de produtividade.
]Aproveite para conhecer as soluções de gestão de frota INFLEET, agende com uma conversa com um de nossos especialistas e conheça os módulos de gestão: videotelemetria, telemetria, monitoramento, checklist, gestão de abastecimento, manutenção e muito mais.
Perguntas frequentes sobre rastreamento de veículos
Ainda existem dúvidas comuns sobre esse tema. Por isso, separamos algumas perguntas frequentes sobre rastreamento de veículos.
O local de instalação do rastreador veicular dependerá do modelo do rastreador e da tecnologia de comunicação utilizada pelo equipamento. Por exemplo, o rastreador mais simples geralmente é instalado dentro do painel do veículo. Então, procure saber com a empresa antes de fechar negócio e fazer a instalação.
Sim. No entanto, eles funcionam a base de mensagem SMS. Ou seja, você envia um SMS para o dispositivo de rastreamento e ele te retorna uma resposta com as coordenadas (latitude e longitude) da posição do seu veículo. Alguns podem até oferecer um aplicativo para acompanhar a posição. Com isso, você precisará colocar um chip de celular com internet no rastreador, pagando um pacote de dados para a operadora de telefonia.
O custo do rastreamento de veículos pode variar com base em diversos fatores, como o fornecedor escolhido, as funcionalidades oferecidas e a escala da frota. Além disso, alguns fornecedores podem optar por modelos de preços diferentes, como mensalidades fixas, custos por veículo ou taxas baseadas no uso.








