O que é um romaneio de carga?

O que é um romaneio de carga?

O processo de transporte de cargas armazena um grande número de informações durante as rotinas diárias. Todo o fluxo de insumos deve estar bem mapeado para facilitar a localização e especificações dos produtos a serem transportados. Com o objetivo de consolidar todas as informações do transporte de mercadorias em apenas um arquivo e facilitar os processos de embarque, desembarque e fiscalização da carga, é utilizado um Romaneio de Carga.

Como é gerado o Romaneio de Carga?

O documento do Romaneio de Carga pode ser preenchido de maneira manual com as informações necessárias (quantidade de volumes, notas fiscais para envio, identificação dos produtos e especificações da carga e embalagens) em uma planilha simples.

É possível também automatizar a geração do Romaneio através de softwares de gestão de transportadoras, podendo ser integrado às demais etapas do negócio, reduzindo as possibilidades de erro.

Quando utilizar o Romaneio de Carga?

Por ser um documento informativo, o Romaneio de Carga é utilizado nos processos de embarque e desembarque, fiscalização (nos casos de cargas perigosas), nos desembaraços aduaneiros perante a receita federal e como comprovante nos casos de roubo de carga.

O documento também é utilizado para conferência, auxiliando o trabalho do motorista e verificação do produto no destino final.

Como a sua empresa gera e utiliza o Romaneio de Carga?