Roubo de veículos da frota: saiba como se proteger e criar um plano de ação

Saia na frente e aprenda como criar um plano contra roubo de veículos da frota para mantê-la protegida. Acesse nosso blog!
23/02/2022
4 min de leitura

Um veículo roubado é o pior pesadelo de todo gestor de frota. Você não perde apenas o veículo e seu conteúdo, desperdiça também um tempo valioso resolvendo questões com a seguradora e lidando com as autoridades – sem mencionar todo o tempo de inatividade e perda de receita devido à baixa da capacidade.

Não há como prever o futuro, pois incidentes como esse ocorrerão. A diferença entre um roubo ser um pequeno problema e uma catástrofe total é como lida com a situação.

Quando o estresse é alto, as decisões tendem a ser apressadas. É por isso que os gestores proativos têm um plano de roubo de ativos da frota em vigor. Portanto, se algo der errado, eles têm uma estrutura para ajudá-los a colocar as coisas rapidamente em ordem.

Por isso, saia na frente e aprenda como criar um plano contra roubo de veículos da frota para mantê-la protegida.

1. Tenha um inventário

Quando houver um roubo, informe a empresa e a seguradora o que está faltando. O primeiro passo é manter toda documentação relevante em mãos, mas também é importante manter o controle de todos os seus ativos em arquivos digitais atualizados.

Armazenar números de série, recibos e informações de fabricantes digitalmente significa que você pode identificar facilmente os itens perdidos sem ter que trabalhar em meio a milhares de papéis.

Além de manter uma lista digital, você deve tirar fotos e vídeos de seus ativos, criar backups e armazená-los em locais seguros externos e internos em servidores separados. Isso protege você no caso de um ataque cibernético.

2. Instale dispositivos de rastreamento GPS

Veículos roubados – e principalmente suas cargas -, são um grande negócio no Brasil. De acordo com a Secretária de Segurança Pública do Estado de São Paulo, os roubos de carga aumentaram. Ou seja, de janeiro a agosto ocorreram 4.131 crimes do tipo no Estado. Alta de 4,71% em relação a igual período de 2020.

Do total de casos, 1.909 foram registrados na Capital, representando 46,21% das ocorrências. Enquanto que a região metropolitana, que compreende 39 municípios, respondeu por 1.273 dos roubos e furtos. Desse modo, representou 30,82% das ocorrências. Os 949 registros restantes correspondem aos crimes do gênero praticados no interior do Estado. E representam 22,97% do total.

A melhor maneira de recuperar bens roubados? Instale dispositivos de rastreamento GPS em todos os veículos, cabines, reboques e equipamentos.

O sistema de gestão de frota pode te ajudar na localização dos seus veículos em tempo real. Essas informações tornam a recuperação muito mais provável, para não dizer muito mais rápida.

Pode registrar também onde e quando o veículo para em sua jornada, ajudando as autoridades a conduzir uma investigação completa e possivelmente recuperar a carga que foi deixada ao longo do caminho.

Embora raro, você pode enfrentar uma situação em que um de seus motoristas rouba um veículo. Nesse cenário, você pode usar um sistema de gestão de frota que te possibilite verificar, por exemplo, qual chave foi usada para dar partida na ignição e, em seguida, passar essas informações valiosas para as autoridades.

3. Mantenha uma comunicação aberta

Ter um plano de comunicação em vigor significa que você e sua equipe saberão exatamente o que fazer em caso de emergência.

As boas práticas de comunicação incluem:

  • Motoristas saberem exatamente com quem falar em caso de roubo – sejam eles testemunhas oculares ou os primeiros a descobrir;
  • Condutores entenderem como registrar os suprimentos ausentes, incluindo o preenchimento da documentação necessária;
  • Converse com seus clientes sobre roubo e assegure ter alguém para contatar do lado deles em caso de emergência. Isso mantém seu relacionamento transparente e positivo, mesmo quando as coisas dão errado.

Capacite os funcionários a tomarem partido em caso de um incidente, desde relatar até ser honesto sobre se isso aconteceu sob seu comando. Informe-os de que não serão penalizados, pois todas as informações que eles puderem fornecer ajudará na localização dos veículos ou ativos roubados.

Se a responsabilidade for do motorista, você pode usar o incidente como uma oportunidade para fornecer um treinamento adicional para garantir que isso não aconteça novamente.

4. Configure alertas para detectar movimento não autorizado de veículos

Uma cerca geográfica é uma barreira virtual definida por você em um mapa online. A maioria dos veículos seguem rotas definidas. Portanto, se um veículo sair de uma determinada cerca geográfica, seu sistema de gestão de frota pode transmitir uma notificação automática. Isso significa que você também poderá agir antes que seu veículo seja relatado como roubado.

Com a plataforma integrada Infleet, o sistema pode detectar qualquer movimento não autorizado de veículos que se dirigem para uma área proibida. O gestor de frota pode entrar em contato com o motorista para descobrir o que está acontecendo ou ir direto para a polícia.

5. Compartilhe dados do rastreamento imediatamente

O roubo nunca é fácil e é por isso que uma comunicação boa e rápida entre todas as partes relevantes pode aliviar as tensões e tornar o processo de recuperação mais suave.

“Entre em contato com sua companhia de seguros para registrar uma reclamação dentro de 24 horas após o roubo do seu veículo”, aconselha a Secretária de Segurança Pública do Estado de São Paulo.

Você também deve denunciar roubos e compartilhar informações urgentes com a polícia o mais rápido possível. Isso mostra que você está levando o evento a sério e fazendo todo o possível para remediar uma situação ruim.

6. Comprometa-se com seu plano

Como Benjamin Franklin disse uma vez:

“Ao falhar em se preparar, você está se preparando para falhar”.

Ao antecipar problemas e olhar para o futuro, você está fazendo sua devida diligência como gestor de frota – o que reflete bem em você.

Ter um plano contra roubo de veículos e ativos da frota em vigor permite que tome decisões com confiança sobre seus negócios em caso de emergência. É por isso que vale a pena investir em tecnologia que o ajude a responder de forma rápida e fácil antes que muitos danos sejam causados.

Se você gostou deste artigo, considere se inscrever em nossa newsletter para receber ótimos conteúdos como este diretamente em sua caixa de entrada!

A gestão de frotas pode ser muito mais simples!

Tenha tudo na palma da sua mão e em um só lugar com o Super App Infleet para ter uma gestão de frota mais simples, fácil e eficaz.

Homem no celular

Compartilhe:

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se em nossa newsletter e receba os melhores conteúdos no seu e-mail!

plugins premium WordPress

Preencha os seus dados

Faça um teste grátis do nosso sistema de gestão de frotas

Um de nossos consultores entrará em contato para te auxiliar com o teste grátis!

"*" indica campos obrigatórios

Aceito receber comunicações e as políticas de privacidade*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Entraremos em contato em até 2 horas úteis. O contato é gratuito e sem compromisso.