Carga Fracionada e Carga Lotação: Qual a diferença?

O que diferencia carga fracionada e carga lotação? E quais as vantagens e desvantagens? Saiba neste artigo!
12/09/2020
2 min de leitura

Se você atua no setor de frotas já deve saber que existem algumas expressões próprias desse tipo de operação. Muito provavelmente você já ouviu falar de carga fracionada e de carga de lotação, é possível inclusive que você atualmente trabalhe com alguma dessas modalidades.

Mas vale a pergunta: o que diferencia um tipo de serviço do outro? E quais as vantagens e desvantagens de cada um deles?

Carga Fracionada

É fácil entender o princípio básico desse tipo de serviço, pois o próprio nome já é um indicativo. Para exemplificar em que contexto ocorre esse tipo de transporte basta pensar em uma empresa que realiza entregas de produtos comprados pela internet. Nesse tipo de processo podem existir cargas oriundas de vários remetentes e destinatários em um mesmo veículo.

Algumas vantagens da carga fracionada consistem na otimização do uso dos veículos, pois a tendência é que a ocupação seja levada ao máximo, o que ocasiona em reduções de custos de combustível, pessoal e manutenções. Outra vantagem para o transporte de cargas fracionadas consiste na possibilidade de realizar entregas periódicas, pois normalmente há uma oferta de veículos de diferentes capacidades o que facilita na adaptação para diferentes situações.

Um desafio encontrado pelos gestores que atuam nesse setor consiste na montagem das rotas de entrega, pois por natureza esse tipo de serviço implica em pontos geograficamente dispersos. Nesse sentido é feito normalmente o uso de soluções de roteirização e de gestão das entregas.

Outro ponto importante está na emissão do Conhecimento de Carga que precisa acompanhar cada entrega. Algumas exceções podem existir quando há uma quantidade grande de cargas a serem entregues no mesmo endereço para o mesmo cliente.

Carga Lotação

A empresa de carregamento que trabalha no modelo de transporte por lotação ou carga fechada faz a coleta de um único volume em um cliente e entrega em apenas um endereço. Esse tipo de serviço é usado geralmente no transporte de frutas, grãos, insumos, além de mercadorias como maquinários pesados.

Essa modalidade geralmente oferece à transportadora um serviço mais lucrativo, pois é de conhecimento do mercado que a adoção desse tipo de transporte implica em maiores custos ao usuário do serviço, logo resulta também em maiores receitas ao transportador. Geralmente há um contrato rigoroso entre as duas partes que visa amarrar com cuidado o cumprimento dos prazos de entrega.

Outra vantagem está na simplificação da operação de entrega, pois, diferente do serviço de cargas fracionadas, para as cargas de lotação a rota pode ser facilmente delimitada ajudando a reduzir os custos com a rodagem e os tempos de entrega.

É importante ressaltar que uma mesma empresa pode trabalhar com os dois modelos de serviço o que pode significar uma vantagem competitiva que vai lhe permitir aumentar a carteira de clientes e a participação no mercado.

O gestor que atua em cada uma dessas áreas precisa ter um conhecimento profundo do setor, além de se manter atualizado sobre as tendências de mercado e de inovação.

A Infleet produz conhecimento que pode lhe ajudar nesse desafio, conheça mais do nosso blog e do nosso canal no YouTube para continuar se informando. Além disso, indicamos uma conversa com nossa equipe comercial para entendermos como podemos ajudar a sua empresa a atingir resultados ainda maiores.

A gestão de frotas pode ser muito mais simples!

Tenha tudo na palma da sua mão e em um só lugar com o Super App Infleet para ter uma gestão de frota mais simples, fácil e eficaz.

Homem no celular

Compartilhe:

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se em nossa newsletter e receba os melhores conteúdos no seu e-mail!

plugins premium WordPress

Preencha os seus dados

Faça um teste grátis do nosso sistema de gestão de frotas

Um de nossos consultores entrará em contato para te auxiliar com o teste grátis!

"*" indica campos obrigatórios

Aceito receber comunicações e as políticas de privacidade*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Entraremos em contato em até 2 horas úteis. O contato é gratuito e sem compromisso.