O que é RPM do motor e a sua influência na performance veicular?

O que é RPM do motor e a sua influência na performance veicular?

Você sabe o que é o RPM do motor e qual a sua influência na performance veicular?

O RPM (rotações por minuto) do motor é um dos principais indicadores de performance do veículo. Cada veículo possui uma velocidade e RPM ideias de trabalho. Saber se eles estão trabalhando com a potência correta para garantir uma melhor performance, e assim, menores custos de manutenção e combustível é fundamental para o gestor de frotas.

O conta giro (leitor do RPM) é o principal elemento que vai te ajudar nesse sentido.

Neste artigo iremos explicar melhor o que é o RPM, qual a sua importância e por que você deve ficar muito atento a ele.

O QUE É O RPM

O RPM do veículo é o número de rotações por minuto do virabrequim do veículo.

Toda vez que o pistão do motor realiza um ciclo de subida e descida o virabrequim completa uma rotação. O RPM é o medidor de rotações desse ciclo, por minuto.


POR QUE É IMPORTANTE CONTROLAR O RPM

Essa informação é fundamental para auxiliar o motorista durante as trocas de marcha. Basicamente, é a partir do RPM que o motorista sabe qual a hora correta de realizar a mudança de marcha.

No painel do veículo existem símbolos e cores que também visam auxiliar o motorista a saber se ele está na faixa correta ou não do RPM.

- Verde: Quando o painel indica a cor verde isso significa que velocidade e rotação estão compatíveis e não há nada com o que se preocupar.

- Amarela: Na luz amarela significa que a velocidade e rotação não estão no ponto ideal, podendo haver desgaste excessivo do motor e aumento do consumo de combustível.

- Vermelha: Neste caso existe algo muito errado e o perigo é alto. É um sinal de alerta grave. A rotação está muito elevada aumentando significativamente o consumo de combustível e provocando danos ao motor. Manter o veículo na faixa vermelha pode levar a danos permanentes no motor, como a sua fundição.

Em alguns casos, como em ultrapassagens, é possível que o veículo chegue no RPM vermelho por um período curto sem danos ao motor. Porém, manter nessa faixa por períodos longos certamente irá comprometer a vida útil do carro.

Ao acelerar demais em marchas erradas o consumo de combustível aumenta. O RPM ajuda nesse controle auxiliando o controle de velocidade e troca de marchas para uma melhor autonomia do veículo. Além disso, controlar o RPM ajuda a evitar sobrecarga no motor, reduzindo o seu esforço e os danos a ele.

COMO MONITORAR O RPM?

Existem hardwares e softwares de gestão de frotas que te permitem ter um controle preciso do RPM de todos os veículos da sua frota. Isso é feito através dos sistemas de telemetria veicular.

Essa informação é muito importante para a educação, treinamento e melhoria de performance da sua equipe de motoristas. Com os dados de RPM você será muito mais assertivo, em perceber situações em que o motorista foge do RPM verde, quais os motoristas que estão cometendo mais excessos de RPM e traçar um bom perfil dos seus condutores.

O sistema de telemetria veicular irá te ajudar a criar uma cultura de condução econômica e segura, que salvará vidas, reduzindo acidentes e também reduzirá custos, otimizando o consumo de combustível e o desgaste mecânico do veículo.

Monitore a sua frota e otimize seus custosInfleet | Tecnologia de ponta para gestão de frotas