7 maneiras de reduzir os custos de combustível em sua frota

Reduzir os custos com combustível tem sido um dos maiores desafios para as frotas. Leia o artigo e entenda!
04/02/2022
5 min de leitura

Reduzir os custos com combustível tem sido um dos maiores desafios para as empresas de transporte. Como proprietário ou gestor de frota, encontrar maneiras de utilizar o combustível com mais eficiência pode reduzir seus custos operacionais e aumentar a produtividade.

Para a maioria das frotas, uma abordagem variada que consiste em monitorar e melhorar o comportamento do motorista, instituir práticas rigorosas de manutenção de veículos, implementar a telemetria e dedicar tempo para “especificar” os veículos, oferece os melhores resultados.

Quer tornar o rastreamento de combustível da sua frota infinitamente mais fácil? Continue a leitura desse artigo e descubra as 7 maneiras de reduzir os custos de combustível que listamos para você.

Boa leitura!

1. Compre combustível no atacado, se possível

Comprar combustível no atacado apresenta alguns grandes benefícios financeiros, bem como desvantagens, mas para a frota certa, essa pode ser uma ótima maneira de manter os custos de combustível mais alinhados com o que projetou no setor financeiro.

Ao comprar no atacado, em geral, está comprando com um preço mais baixo do que em qualquer posto de varejo, eliminando preocupações de flutuação constante de preços no mercado e variabilidade na bomba, além de reduzir o tempo gasto organizando recibos de compras de combustível.

Você também tem um suprimento preditivo e facilmente medido em sua base, o que significa menos tempo de inatividade nas paradas de reabastecimento e maior produtividade nas rotas.

A compra no atacado também vem com o trabalho com um fornecedor terceirizado. Se escolher o caminho certo, poderá agilizar muitos processos financeiros que acompanham o combustível, como orçamento, cobrança e compras, pois sabe exatamente de onde vem, quanto custará e com que frequência você estará pagando.

O principal problema com a compra a granel é que nem sempre é viável para todas as frotas. Se você for uma frota maior, com carga de trabalho consistente, será mais fácil justificar um fornecimento constante de combustível do que uma frota menor que experimenta um pouco mais de volatilidade em sua carga de trabalho.

Com o fornecedor certo e um contrato bem negociado, pode fazer com que o combustível no atacado funcione para sua frota.

2. Encontre maneiras de otimizar suas rotas

Uma das melhores maneiras de reduzir as despesas com combustível é usar menos por viagem, portanto, encontrar rotas para trabalhos que priorizem a eficiência de combustível é vital. Tenha certeza de que está fornecendo aos seus motoristas rotas que não são apenas mais rápidas, mas também exigem o mínimo de tempo ocioso.

Os dados de telemetria podem ser uma ótima ferramenta para verificar em quanto tempo você pode economizar em diferentes rotas. A maioria das frotas deve ter dispositivos de telemática em cada um de seus veículos – é exigido pelo governo federal – mas contratar o sistema ideal pode significar a diferença entre economizar ou desperdiçar centenas de galões de combustível a cada ano.

Confirme se qualquer fornecedor com o qual você trabalha oferece rastreamento GPS robusto e monitoramento do consumo de combustível para avaliar a quantidade de combustível que está sendo usada em cada viagem e quais rotas são seguidas para chegar aos destinos.

3. Monitore comportamentos de condução não econômica

Quando você começa a considerar paradas frequentes, tempo ocioso, excesso de velocidade e aceleração e frenagem rápidas, o comportamento do motorista pode ser tão importante quanto o consumo de combustível na gestão da eficiência do combustível de seus veículos. Essa é outra área em que esses dados podem salvar vidas.

Preste atenção aos comportamentos registrados por seus dispositivos telemáticos e use essas informações para educar melhor seus motoristas sobre como completar rotas para economizar combustível e cuidar melhor do veículo.

Alguns maus hábitos de condução podem ter uma influência tão grande na saúde de um veículo quanto em seus resultados.

4. Considere mudar para veículos elétricos a longo prazo

Embora você possa encontrar maneiras de esticar um tanque cheio em suas rotas, não há como se livrar dessa necessidade – a menos que seus veículos não precisem de combustível.

Fazer uma mudança gradual para veículos elétricos pode significar muitos benefícios a longo prazo, como manutenção reduzida ou menos emissão de carbono, mas também apresenta o impacto imediato de pouco ou nenhum gasto com combustível, o que significa um menor custo por quilômetro.

Os veículos elétricos percorreram um longo caminho nos últimos anos, com preços mais econômicos e melhor desempenho que os tornam uma opção mais realista para frotas.

Essa é uma estratégia de longo prazo, pois não é totalmente viável substituir toda a sua frota por esse tipo de ativo da noite para o dia. Mas se você planejar bem os cronogramas de substituição de seus veículos, poderá começar a integrá-los lentamente à sua frota e ver uma redução considerável nas despesas com combustível ao longo do tempo.

5. Acompanhe de perto os gastos com combustível

Se existe frustração com o alto consumo de combustível ao final de cada ano fiscal, fique de olho nos gastos durante todo o ano.

Ter um sistema sólido para capturar dados de combustível e analisar custos regularmente é a única maneira de detectar possíveis problemas de gastos antes que eles se tornem um transtorno no orçamento total.

Acreditamos muito no poder dos sistemas de gestão de frota, assim como a Infleet, como meio de rastrear os gastos com combustível, pois eles oferecem integrações com cartões de combustível, telemetria e outras plataformas para que todos os seus dados de combustível permaneçam acessíveis em um só lugar.

Contudo, se não estiver rastreando os dados de combustível da sua frota, mesmo uma solução tão simples quanto uma planilha bem cuidada pode mudar todos os seus planos.

Acompanhe sua operação em todos os momentos, não apenas no momento de analisar as finanças ou declarar impostos. O rastreamento consistente permite conter rapidamente qualquer sangria financeira que possa estar acontecendo, seja por problemas com a eficiência de combustível de um veículo ou por possível roubo de combustível.

6. Utilize cartões de combustível

Falando em roubo de combustível, uma das maneiras mais simples de reduzir ou prevenir abusos em potencial é integrar cartões de combustível para sua frota, caso ainda não o tenha feito.

Os cartões de combustível funcionam como qualquer outro cartão de visita, permitindo que você acompanhe, categorize e otimize os gastos, especificamente com combustível, e em especial, se você integrar com o sistema de gestão de frota.

Você também pode encontrar um cartão que ofereça benefícios específicos que podem ajudar sua frota, como descontos em fornecedores credenciados.

Faça uma pesquisa antes de contratar um cartão de combustível e avalie os prós e contras de cada um.

7. Cuide de seus veículos

Pode parecer uma solução simples e óbvia, mas uma das melhores maneiras de manter todos os seus custos baixos são para garantir que seus veículos sejam bem cuidados.

Veículos com mau funcionamento podem se tornar grandes consumidores de gasolina e, no momento em que você está pagando pelos reparos em uma avaria, provavelmente também investiu muito dinheiro em combustível.

Dica: verifique se cada um de seus veículos está no cronograma de manutenção preventiva recomendado pelo fabricante e incentive inspeções regulares e completas de seus motoristas para detectar possíveis problemas antes que se tornem reparos mais custosos.

A saúde de um veículo é um grande contribuinte para sua eficiência de combustível, e mesmo algo tão simples quanto um pneu com pressão insuficiente pode custar caro na bomba.

Se te ajudamos a entender muito mais sobre como reduzir os custos com combustível em sua frota, recomendamos que aprofunde o seu entendimento acessando o nosso post sobre as principais causas e prejuízos dos acidentes de frota. Acesse já!

A gestão de frotas pode ser muito mais simples!

Tenha tudo na palma da sua mão e em um só lugar com o Super App Infleet para ter uma gestão de frota mais simples, fácil e eficaz.

Homem no celular

Compartilhe:

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se em nossa newsletter e receba os melhores conteúdos no seu e-mail!

plugins premium WordPress

Preencha os seus dados

Faça um teste grátis do nosso sistema de gestão de frotas

Um de nossos consultores entrará em contato para te auxiliar com o teste grátis!

"*" indica campos obrigatórios

Aceito receber comunicações e as políticas de privacidade*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Entraremos em contato em até 2 horas úteis. O contato é gratuito e sem compromisso.