Como calcular a autonomia dos veículos da sua frota

Confira algumas práticas sustentáveis para ter uma frota eficiente que entrega uma maior lucratividade à empresa. Saiba mais aqui!
11/05/2021
4 min de leitura

O custo com combustível é um dos 3 principais gastos na gestão de frotas logísticas, justifica-se assim todo o empenho empreendido na redução dele e na adoção de práticas sustentáveis que vão lhe ajudar a ter uma frota eficiente e que entrega uma maior lucratividade à empresa.

O cálculo da autonomia é um dos primeiros passos no caminho para obter um completo entendimento dos gastos com abastecimentos, no entanto, é preciso entender que a sua gestão não pode se limitar a isso, é de extrema importância primeiro entender bem o tipo de operação que cada ativo da frota está submetido e identificar se as operações já tem sido otimizadas da melhor maneira possível.

É fundamental também estar atento ao tipo de combustível que está sendo utilizado, todos esses fatores juntamente com a análise da autonomia e do modo de condução dos seus motoristas são os elementos que vão lhe auxiliar no processo de redução de custos.

Escolhendo o tipo de veículo correto para cada operação

Se você deseja se aprofundar um pouco mais nesse assunto nós já temos um texto bem legal pra você. O segredo aqui é evitar desperdícios. Existem serviços onde um veículo pode ser tranquilamente substituído por uma moto. Operações como: entrega de alimentos, entrega ou coleta de documentos e reparos técnicos podem na maior parte dos casos ser feitas com um funcionário usando uma moto. Essa troca já irá lhe auxiliar muito em termos de redução do consumo do combustível.

Outro ponto que pode ser avaliado é: em caso de operações que exigem veículos maiores, estes estão sendo usados para atingir sua capacidade plena? Buscar ocupar os veículos em suas viagens de volta pode ser uma opção interessante para reduzir aquele custo de transportar o veículo vazio.

Álcool, gasolina ou diesel?

O tipo do combustível vai depender diretamente do veículo que está sendo usado, mas como há a possibilidade de optar por veículos flex, ou ainda no momento da compra existem veículos disponibilizados em sua versão gasolina e diesel, é bem importante entender as vantagens de cada um.

É comum assumir que toda vez que o custo do álcool for igual ou menor que 70% daquele praticado para a gasolina, se torna favorável o uso do álcool, mas é preciso ter atenção a essa regra e buscar comprovar através das medições de autonomia se ela realmente é verdade para os seus veículos.

Um ponto que conta a favor da gasolina está quando são planejadas grandes viagens, pois nesse caso como sua eficiência é em média 30% maior a probabilidade de realizar paradas em postos mais duvidosos ao longo do caminho é também menor.

O cálculo

Essa é a parte mais fácil e não precisa ser um expert em matemática para entender. Tudo que você precisa é saber quantos quilômetros o carro percorreu desde o último abastecimento e quantos litros foram abastecidos nessa oportunidade.

Achou muito difícil? Recomendamos sempre registrar a quilometragem atual do veículo no momento do abastecimento, dessa forma fica fácil depois calcular quantos quilômetros ele rodou a partir daquele abastecimento. Outro ponto que vai lhe ajudar muito é sempre abastecer o veículo sob as mesmas condições: sugerimos sempre completar o tanque e sempre abastecer quando o tanque atingir o mesmo patamar (1/4 por exemplo).

Autonomia = Quilometragem percorrida / litros consumidos

Deixando mais claro:

Autonomia = (km atual – km do último abastecimento) / (litros do último abastecimento)

Como o modo de condução pode afetar a autonomia?

Se você acompanha sempre esse blog certamente já leu alguns dos nossos textos sobre modo de condução e seu papel na redução de custos. Pois bem, esse é um dos principais aliados que você poderá contar nessa missão de ter uma frota mais eficiente.

Sugerimos que sejam adotadas práticas de medição do modo de condução de cada motorista, entendendo quais são os melhores e piores condutores, para ser aplicada uma política de educação dentro da empresa.

Escolha a plataforma que integra todas as informações

A plataforma de gestão de frotas é o local que será escolhido para organizar todas essas informações. Ela já deve fazer todo esse cálculo para você e lhe entregar uma informação de alto nível cruzando os dados das diferentes verticais: telemetria, abastecimento, manutenção e jornada. Ter uma boa plataforma não apenas fará a vida do gestor mais fácil como também irá potencializar a redução de custos dentro da empresa.

Como foi visto existe grande valor em conhecer bem o racional por trás dos seus custos com combustível, mas o maior valor que um gestor ou gestora de frotas pode agregar está na análise e na tomada de ação a partir das leituras feitas sobre esses dados. Dessa forma uma plataforma que lhe ajude a integrar todas as informações será um ponto-chave para iniciar essa redução de custos.

A Infleet desenvolve soluções com tecnologia de ponta para lhe auxiliar nos desafios envolvidos na redução de custos, se você deseja conhecer mais a respeito de como podemos ajudar você a pagar menos em combustíveis, deixe a nossa equipe comercial saber.

A gestão de frotas pode ser muito mais simples!

Tenha tudo na palma da sua mão e em um só lugar com o Super App Infleet para ter uma gestão de frota mais simples, fácil e eficaz.

Homem no celular

Compartilhe:

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se em nossa newsletter e receba os melhores conteúdos no seu e-mail!

plugins premium WordPress

Preencha os seus dados

Faça um teste grátis do nosso sistema de gestão de frotas

Um de nossos consultores entrará em contato para te auxiliar com o teste grátis!

"*" indica campos obrigatórios

Aceito receber comunicações e as políticas de privacidade*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Entraremos em contato em até 2 horas úteis. O contato é gratuito e sem compromisso.