Por que devo investir em um sistema de telemetria veicular?

Por que investir em telemetria veicular para a sua frota (independente de quantos veículos você possua)? Veja mais aqui!
23/09/2020
6 min de leitura

Quem assiste corridas de Fórmula 1 já deve ter percebido que as equipes acompanham todos os detalhes dos carros ao longo da corrida, detalhes da performance do carro e do modo de condução do motorista. Assim, as equipes sabem perfeitamente o momento ideal para a parada do veículo e tudo o que elas precisam fazer nessa parada para que ele retorne à pista nas melhores condições possíveis. Além disso, a gente consegue ouvir também a conversa da equipe com o motorista, dando dicas e consertando erros de direção para que ele consiga reduzir o tempo da volta.

Isso só é possível devido à telemetria veicular!

E se você está pensando que esse tipo de tecnologia só auxilia grandes empresas, grandes frotas ou que está disponível para grandes equipes e empresas com muito dinheiro para investir, você está enganado.

Vamos mostrar nesse post, porque você, gestor de frotas, deve investir em telemetria veicular para a sua frota (independente de quantos veículos você possua).

O que é a Telemetria veicular?

Para deixarmos tudo bem claro logo no início, primeiro iremos explicar o que é a telemetria veicular.

De forma bem resumida, a telemetria vem do grego “tele” que quer dizer “remotamente” e “metria” que quer dizer “medição. Assim, a telemetria veicular é a medição à distância de dados do veículo. Ela é uma tecnologia que permite ao gestor saber remotamente diversas informações sobre o veículo e o modo de condução do motorista.

Então, o sistema de telemetria veicular é uma solução que capta todos os dados da dinâmica veicular como RPM, velocidade, acelerações, frenagens, curvas bruscas, temperatura do motor e os transmite para a central de monitoramento, onde o gestor de frotas poderá ver tudo em forma de relatórios.

Como funciona a telemetria veicular?

Então, como esses dados tão precisos e específicos como a temperatura do motor, são obtidos?

Desde 2009 os dados da dinâmica veicular de todos os veículos leves e pesados trafegam na rede do veículo de acordo com um padrão específico. Essa rede por onde as informações trafegam é chamada de Rede CAN (Controller Area Network).

A telemetria veicular digital funciona através de um dispositivo programado para fazer a leitura de todos os dados que trafegam rede CAN. Desta forma, fica tudo muito mais fácil e simples obter informações sobre o veículo ou caminhão. Você capta todos os dados de um único local de maneira precisa e segura, é necessário apenas instalar um equipamento para efetuar a leitura da rede.

Com essa simplificação no modo de obtenção de dados, permitida pela Rede CAN, a telemetria veicular ficou muito mais acessível para todos os gestores de frota. Atualmente, mesmo que você possua uma frota pequena ou média, os custos relacionados a esse serviço ficaram muito mais acessíveis e com a redução de custos promovida você terá rápido retorno.
As informações do equipamento são transmitidas para a central de monitoramento via rede de telefonia GSM/GPRS.

Essas informações são então disponibilizadas para você, gestor de frotas, em forma de relatórios para o controle da sua frota.

Benefícios da telemetria veicular

Mas, quais são os benefícios da telemetria veicular que fazem com que tantas empresas queiram aplicar essa solução? Por que, você gestor de frotas deve investir em telemetria veicular para a sua empresa?

A telemetria veicular fornece uma série de informações e dados para o gestor de frotas, sobre o veículo e o modo de condução do motorista. Essas informações podem ser traduzidas em relatórios e indicadores que, quando corretamente utilizados, irão permitir ao gestor implementar melhorias operacionais e reduzir custos com a sua frota.

Veja os 3 principais benefícios da aplicação da telemetria veicular:

1. Redução do consumo de combustível

Geralmente, as empresas controlam combustível analisando o volume abastecido com a quilometragem percorrida para identificar a média do veículo e comparar com a média indicada pelo fabricante.

Esse é um excelente ponto de partida para o controle do consumo de combustível da sua empresa. Porém, essa forma de controle apenas te permite identificar que está ocorrendo um problema, mas não te permite identificar o porquê o veículo está consumindo mais do que deveria.

Sem a telemetria veicular você dificilmente conseguirá entender esse por quê.

Como a telemetria te fornece dados sobre o consumo do veículo e o modo de condução do motorista, você poderá identificar hábitos de direção que aumentam o consumo de combustível, como RPM elevado, acelerações bruscas e excesso de velocidade, e verificar quais motoristas apresentam esses hábitos para então corrigi-los.

Por exemplo, um incremento na velocidade do caminhão de 80 km/h para 100 km/h aumenta em 12% o consumo de combustível.

Ou seja, você poderá avaliar e aprimorar o modo de condução dos motoristas, implementando um cultura de direção econômica que irá resultar em menor consumo de combustível.
Além do modo de condução do motorista, a telemetria também oferece dados sobre a ociosidade do motor. Um caminhão parado e ligado consome 2 litros de combustível por hora. Você sabe quantas horas na semana o seu veículo está ocioso?

A telemetria veicular te fornecerá esses dados para que você possa alertar o motorista sobre a necessidade de desligar o veículo no momento de uma parada e a partir disso acompanhar se ele está seguindo a regra estabelecida.

2. Redução dos custos de manutenção

Outro ponto benefício importante da telemetria estão relacionados aos custos com manutenção.

Primeiramente, o sistema de telemetria irá te fornecer dados precisos sobre o odômetro do veículo, em tempo real, permitindo com que você acompanhe rigorosamente a agenda de manutenções preventivas, evitando esquecimentos que podem resultar em falhas graves do veículo e caríssimas manutenções corretivas.

O segundo ponto está relacionado ao controle do modo de condução do motorista.
O modo de condução do motorista não está apenas relacionado ao custo com combustível, mas também com o custo de manutenção.

Acelerações, frenagens e curvas bruscas, RPM e temperatura do motor elevada, excessos de velocidade, por exemplo, são algumas das coisas que aumentam o desgaste dos componentes mecânicos do veículo, pois submetem as peças de maneira excessiva a cargas elevadas.

Isso, por sua vez, irá reduzir a vida útil das peças, aumentando a frequência de necessidade de manutenções ou até mesmo provocando uma falha mais grave.
Ao controlar o modo de condução do motorista a partir dos dados de telemetria, você irá evitar esse tipo de comportamento, aumentando então á vida útil das peças e reduzindo os seus custos de manutenção.

3. Aumento da segurança operacional

Ao acompanhar como os seus condutores dirigem os seus veículos você poderá também implementar uma cultura de direção segura e defensiva, ajudando a reduzir a incidência de multas e acidentes.

Segundo um estudo conduzido pelo Ministério dos Transportes, Portos e Aviação (atual Ministério da Infraestrutura), por exemplo, mais de 50% dos acidentes são causados por imprudência dos motoristas. Além disso, 90% dos acidentes de trânsito são motivados por falhas humanas, conforme análise do Observatório Nacional de Segurança Viária

Com os dados de telemetria é possível ter um controle preciso do modo de condução do seu motorista, criando relatórios de infrações e ranking dos melhores motoristas. Assim, você saberá como está o RPM do veículo, se o motorista acelerou, frenou ou fez curva brusca, se o motorista dirigiu acima da velocidade e até mesmo quantas horas ele dirigiu durante um determinado dia a fim de evitar e controlar a fadiga. O sistema também permite a criação de alertas para que o gestor seja avisado imediatamente do comportamento do motorista e possa até entrar em contato para prevenir uma nova infração.

BÔNUS – OUTROS BENEFÍCIOS

Os três benefícios citados acima são os principais. Porém, a telemetria é uma tecnologia muito completa, que pode trazer uma série de outros benefícios extras. Vamos listar aqui alguns desses benefícios:

  • Melhor avaliação de desempenho dos motoristas – com os dados de condução do motorista você poderá criar um ranking dos melhores motoristas, avaliar a quantidade de infrações cometidas por cada um deles e a partir disso realizar uma análise de desempenho mais objetiva e clara, melhorando a comunicação e a satisfação da sua equipe.
  • Aumento da vida útil do veículo – com a melhoria do modo de condução dos seus motoristas você irá aumentar a vida útil do seu veículo, reduzindo o seu custo com depreciação.

Tecnologia de rastreamento e telemetria Infleet

O uso da telemetria veicular, como você pode ver no artigo, traz uma série de benefícios operacionais. A tecnologia da Infleet em gestão de frotas permite a você ter o total controle e transparência na gestão de frotas da sua empresa, tanto do ponto de vista operacional quanto de custos, contribuindo para uma tomada rápida de decisões.

Quer saber como a tecnologia Infleet pode ajudar a sua empresa? Clique aqui e fale com um de nossos consultores.

A gestão de frotas pode ser muito mais simples!

Tenha tudo na palma da sua mão e em um só lugar com o Super App Infleet para ter uma gestão de frota mais simples, fácil e eficaz.

Homem no celular

Compartilhe:

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se em nossa newsletter e receba os melhores conteúdos no seu e-mail!

plugins premium WordPress

Preencha os seus dados

Faça um teste grátis do nosso sistema de gestão de frotas

Um de nossos consultores entrará em contato para te auxiliar com o teste grátis!

"*" indica campos obrigatórios

Aceito receber comunicações e as políticas de privacidade*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Entraremos em contato em até 2 horas úteis. O contato é gratuito e sem compromisso.