A importância dos dados precisos para uma gestão eficaz da frota

A importância dos dados precisos para uma gestão eficaz da frota

Regularmente, os gerentes de frota precisam lidar com uma série de responsabilidades, como veículos e equipamentos, operações de manutenção, motoristas, combustível e segurança.

A capacidade de reunir e analisar dados relevantes e de qualidade pode levar a uma melhor gestão da frota, de ativos e operações. Esses dados também podem ajudar a conduzir uma abordagem informada para identificar ineficiências e criar oportunidades para definir padrões de desempenho e medir com precisão o sucesso.

Quais dados eu preciso?

A chave para utilizar os dados de forma eficiente e eficaz começa com duas etapas principais:

Passo 1: Tenha uma compreensão clara dos dados disponíveis

Os dados podem ser recebidos de várias fontes, incluindo informações de gerenciamento, software financeiro, serviços externos, fornecedores de peças e combustível e, cada vez mais, de sistemas telemáticos de veículos. Há, no entanto, o perigo de ter muitos dados, o que significa que é importante determinar o que você realmente precisa.

Passo 2: determinar como os dados podem ajudar a melhorar uma operação

Identificar quais dados devem estar impulsionando seu negócio é muito importante. Ter dados prontamente disponíveis, como custos de veículos, custos de combustível e utilização de ativos, é fundamental na tomada de decisões para moldar o futuro de sua frota.

Esse processo começa com a determinação de quais dados são mais úteis e como eles precisam ser coletados para fins de relatório e análise de frota, como o rastreamento dos principais indicadores de desempenho (KPIs).

A plataforma integrada, como a Infleet, contém os principais módulos e estruturas de relatórios para gerenciar uma frota com eficiência. Isso significa que apenas os dados relevantes para influenciar as operações da frota são coletados, economizando tempo vasculhando resultados irrelevantes. E os dados se tornam mais úteis para o gerenciamento da frota quando ajudam a atingir metas e objetivos.

Em quais áreas da gestão de frota os dados devem ser aplicados?

Cada frota é única e, portanto, determinar onde os dados podem ser eficazes para o gerenciamento de ativos em sua operação é fundamental.

Estes podem incluir:

  • Aquisição, aquisição, alocação e alienação de veículos, incluindo ativos adquiridos, conduzidos ou alugados.
  • Manutenção e reparos em oficinas internas e locais de prestadores de serviços externos que incluem registros de cobertura de serviço, peças e garantia.
  • Agendamento de oficinas e técnicos.
  • Compra de combustível, uso e custos .
  • Dados de segurança relativos a acidentes e informações sobre danos, reparações e reclamações de seguros.
  • Orçamento comparando o desempenho com as projeções ou benchmarks do setor.

A facilidade de integração de dados é essencial

Habilitar um meio de acessar e interpretar dados pode significar a necessidade de desconectar sistemas que mantêm informações armazenadas. Em vez de usar vários sistemas para agrupar os dados relevantes, uma única solução pode ser usada para acessar facilmente todos os seus dados e aumentar sua compreensão do que está acontecendo em sua frota e do que precisa ser melhorado.

Quase tudo o que você faz como gerente de frota depende de dados. Tratá-lo como um ativo valioso e reservar um tempo para configurar processos sofisticados de gerenciamento de dados valerá o investimento em pouco tempo.

Utilizando um sistema de gestão de frota para análise de dados

Os sistemas de gestão de ativos e frota certos podem fornecer a capacidade de utilizar uma ampla variedade de dados em suas operações de forma eficaz para uma vantagem operacional.

Esses sistemas permitem que você trabalhe de forma mais inteligente, não apenas mais difícil. Todas as informações de que você precisa estão contidas em um repositório central, permitindo que você gerencie os dados seletivamente para que se tornem acionáveis.

A importância de uma plataforma integradora de gestão de frota para o gerenciamento de dados não pode e não deve ser subestimada. O seu valor reside na sua utilização para melhorar as suas práticas de gestão para aumentar a rentabilidade, eficiência e produtividade da sua frota.

Gostou do conteúdo? Então assine a nossa newsletter e não perca nenhuma novidade!

Monitore a sua frota e otimize seus custosInfleet | Tecnologia de ponta para gestão de frotas