Ao passar dos anos algumas palavras têm ganhado mais espaço em diferentes meios, como, por exemplo: digitalização, automação, integração, otimização. Elas são relevantes no contexto atual de gestão de frotas.
A ideia de ter processos e informações integrados tem como objetivo máximo a redução de custos, através de uma eficiência financeira. Existem outros ganhos secundários como a diminuição de complexidades, maior facilidade em encontrar informações, além da confiabilidade nos dados.
Confira algumas áreas macro em que a integração de dados contribui para a melhoria de processos internos da empresa:
1. GERENCIAMENTO DE DOCUMENTOS
Na gestão das frotas existem diversos documentos que precisam estar em dias para que não haja surpresas, as quais implicam em custos. Alguns exemplos são: CNH dos motoristas, CRLV do veículo, documento do tacógravo, ou ainda certificados específicos como CIPP (certificado de inspeção para transporte de produtos perigosos) e CIV (certificado de inspeção veicular).
É comum que a gestão de alguns desses documentos seja feita manualmente ou num mix de manual com planilhas digitais. No entanto, ao unificar toda gestão de dados em uma plataforma acessível de qualquer lugar, que seja capaz de gerar alertas uma vez que os vencimentos destes documentos se aproximem, garante muito mais segurança à operação evitando custos com multas além do transtorno de ter a operação parada.
2. REDUÇÃO DE CUSTOS
Reduzir custos é uma forma direta para aumentar margens. Porém, como é possível reduzir o que não se conhece? Deveria ser fácil para toda empresa que possui frotas calcular o seu custo médio por veículos, ou ainda, verificar o quanto um determinado veículo custou em um período específico do ano. O que geralmente dificulta esse processo é o fato dessa informação estar espalhada entre diversos sistemas, e às vezes entre diversas pessoas.
Tratar os dados financeiros da frota em uma única plataforma irá lhe auxiliar a agir mais rapidamente. Assim, como irá ajudar a evitar aquelas imprecisões geradas pela falta de confiança nos dados utilizados.
Custos com combustível, manutenções, multas, renovações de documentos e multas são informações que precisam estar integradas para auxílio na tomada de decisão, como, por exemplo: vender um determinado veículo que já está consumindo mais do que o esperado, ou aumentar o nível de treinamento de um determinado motorista.
3. VALIDAÇÃO DE DESEMPENHO
Com a alta competitividade que enfrentamos hoje, é de grande valor aumentar a disponibilidade da sua equipe. A integração dos dados colabora para esse processo, pois evita aqueles desperdícios que ocorrem quando um funcionário precisa cruzar informações, ou verificar se valores anotados manualmente correspondem com a realidade.
Além disso, uma vez que essas plataformas de gestão conversem, informações como a quilometragem de um veículo podem ser cruzadas com informações que dizem respeito a manutenções ou a abastecimentos, contribuindo assim a um aumento da confiabilidade dos dados.
Optar por soluções que se integram tem como ganho também facilitar a relação com fornecedores, pois, ao invés de tratar com inúmeras empresas, gerindo diferentes aplicações, o contato é feito com menos parceiros, simplificando assim a relação.
A Infleet tem como objetivo construir soluções 360, pois acredita que quando seus clientes têm acesso a toda visão da sua operação eles ganham poder e produtividade. Nossa equipe está sempre aberta para ouvir nossos parceiros e desenhar novas integrações que auxiliem na gestão de suas frotas.