Como fazer o controle de quilometragem da minha frota?

Como fazer o controle de quilometragem da minha frota?

Para se fazer uma boa gestão de frotas é necessário ter dados e informações a respeito dos seus veículos de carga para a análise da operação e performance. Porém, o controle de distância percorrida pelos veículos não é apenas um número que você deve saber, e sim um número que você deve saber como usar e interpretar.

A quilometragem percorrida pelos veículos de carga é um dos principais indicadores para a gestão de frotas, que servirá de base também para o cálculo de outros indicadores como autonomia em consumo de combustível, custo por quilometro, bem como, será a base do planejamento das manutenções preventivas. Assim, é um item essencial para o planejamento da sua operação logística.

Mas como fazer o controle da quilometragem da sua frota?

CONTROLE DO ODÔMETRO

O controle da quilometragem veicular é feito através do odômetro do veículo. O odômetro pode ser checado visualmente no painel do veículo ou lido da rede eletrônica através de scanners. Caso você tenha adquirido um veículo de carga usado, é interessante checar em uma oficina de confiança se o odômetro do painel não foi adulterado para garantir que está tudo ok com o seu veículo.

Uma vez que você já sabe que o odômetro do seu veículo de carga está certo, é necessário fazer o acompanhamento do mesmo. Isso pode ser feito de duas formas principais:

  • Manualmente, com planilhas em excel ou registro físico;
  • Através de sistemas de monitoramento e gestão de frotas;

CONTROLE MANUAL

No caso do controle manual, isso pode ser feito pelo acompanhamento do odômetro em cada abastecimento, manutenção ou também através de um checklist de saída do veículo de carga, onde se registra diariamente o estado do veículo antes da sua saída para viagem.

O problema com relação a esse controle manual é que ele pode ser bastante falho, já que depende da inserção de dados pelo motorista. O motorista pode escrever ou ler errado o odômetro e isso pode atrapalhar todo o seu registro. Além disso, é possível que um dia, em alguma emergência ou por esquecimento esse dado não seja registrado.

CONTROLE POR SISTEMA

O controle por sistema de monitoramento e gestão de frotas é mais efetivo do que o controle manual. Os dispositivos de monitoramento instalados no veículo de carga podem captar da rede a informação e atualizá-la com precisão em tempo real ou pode calcular, com base nos dados do GPS, a distância que o veículo percorreu e somar ao odômetro cadastrado inicialmente.

Esse modo de controle é mais confiável, pois é automático, sem a necessidade de inserção externa de dados, além de manter tudo devidamente registrado em relatórios online de fácil acesso.

Os sistemas de monitoramento ainda podem se conectar automaticamente com sistemas de manutenção e abastecimento para calcular autonomia média, criar alertas de manutenção preventiva e indicar a você que está chegando a hora de realizar a troca de alguma peça.

E você, como faz hoje o controle de quilometragem da sua frota?