Consulta CNH: qual é a importância na gestão de frotas?

17/04/2024
4 min de leitura

Sabemos que a gestão documental é algo que muitas empresas fazem somente quando uma situação de multa, infração ou necessidade acontece. No entanto, é imprescindível estar com todos os documentos atualizados. Empresa, veículos e motoristas precisam estar com tudo em dia.

Você tem o hábito de conferir se a carteira de habilitação do seu motorista está em dia? Entende que a importância da CNH na gestão de frota vai além da condução?

Se ficou na dúvida, pode ter certeza de que esse texto vai te ajudar!

Aproveite para conferir como consultar a CNH do seu motorista e a importância desse documento na gestão.

Qual é a importância da consulta de CNH?

A consulta da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) desempenha um papel fundamental na gestão de frotas. Aqui estão alguns pontos que mostram a sua importância:

Alterações de custos

A verificação periódica da situação da CNH dos motoristas pode ajudar a prevenir multas e penalidades decorrentes de infrações de trânsito. 

Com isso, essa ação pode trazer uma economia ao evitar gastos desnecessários com multas. Ainda vale lembrar que os motoristas com CNH válida podem ser elegíveis para descontos em seguros de veículos, o que contribui para uma maior segurança e redução dos custos operacionais da frota.

Mudanças na produtividade

Sabia que a regularização da CNH dos motoristas pode ter um impacto significativo na produtividade da frota?

Afinal, os motoristas com CNH em dia tendem a se sentir mais seguros e confiantes em suas funções, o que pode resultar em um desempenho mais consistente. 

Além disso, a falta de problemas relacionados à habilitação reduz as interrupções nas operações da frota, permite a entrega dentro do prazo e um serviço ainda mais eficaz.

Credibilidade da empresa 

Manter uma equipe de motoristas com CNH regularizada não só demonstra o compromisso da empresa com a conformidade legal, mas também contribui para a reputação e credibilidade da marca

Visto que os clientes e parceiros comerciais tendem a valorizar empresas que priorizam a segurança, o cumprimento das regulamentações e resultam em relações comerciais mais sólidas e duradouras.

Aumento da organização dos processos internos

Ao integrar a consulta de CNH aos processos internos de gestão de frotas, as empresas podem estabelecer uma abordagem mais eficiente para manter a regularidade das habilitações de seus motoristas. 

Com isso, ela pode implementar sistemas automatizados de acompanhamento, lembretes automáticos para renovações de CNH e registros precisos de todas as verificações realizadas. 

Esse tipo de abordagem promove uma maior transparência nas operações da frota, facilita o cumprimento das regulamentações e proporciona uma gestão mais eficaz com os recursos da empresa.

Como fazer a consulta CNH?

Agora, a consulta da CNH pode ser feita de forma online e presencial também, assim traz uma maior comodidade para a empresa.

A consulta da CNH online pode ser realizada através do site SENATRAN ou ainda pelo portal online do DETRAN do seu Estado. 

Através desta consulta, é possível obter as seguintes informações:

  • Histórico de CNH;
  • PID emitida no período de validade da CNH;
  • Habilitação de Estrangeiro quando for o caso;
  • Bloqueios Ativos para a CNH;
  • Foto do Condutor.

Já a consulta presencial, é preciso agendar o serviço no DETRAN para verificar os dados necessários.

Como fazer a manutenção dos pontos de CNH de seus motoristas?

Manter os pontos da CNH de seus motoristas é essencial para garantir a conformidade com as regulamentações de trânsito e trazer mais segurança para sua frota. Aqui estão algumas dicas que podem contribuir para essa manutenção:

Mantenha registros e informações sempre atualizados

É importante manter registros precisos e atualizados sobre os pontos de CNH de seus motoristas. Então, lembre-se de manter cópias digitalizadas de suas CNHs, registros de pontos e infrações, datas de renovação e quaisquer outras informações relevantes. 

Ter esses registros atualizados permitirá que você monitore de perto o status da CNH de seus motoristas e tome medidas proativas para corrigir quaisquer problemas.

Crie um monitoramento sobre pontos e infrações

Implemente um sistema de monitoramento eficaz para acompanhar os pontos e infrações de trânsito de seus motoristas. 

Essa ação pode incluir um monitoramento em tempo real ajudará você a identificar rapidamente os motoristas que podem precisar de treinamento adicional ou outras intervenções.

Confira mais sobre esse tema nesse episódio do nosso podcast:

Faça análises periódicas

Através das análises periódicas dos pontos de CNH de seus motoristas, você pode identificar áreas de preocupação ou oportunidades de melhoria e tomar medidas corretivas conforme necessidades específicas. 

Por exemplo, se você perceber que vários motoristas estão acumulando pontos por uma determinada infração, pode ser necessário fornecer treinamento adicional sobre esse tópico. Além de verificar a situação de cada um através do ranking dos motoristas e ter um acompanhamento mais de perto de cada um.

Treine os seus colaboradores de acordo com a legislação

Certifique-se de que seus colaboradores estejam devidamente treinados e informados sobre as regulamentações de trânsito e os requisitos para manter uma CNH válida. 

Então, aproveite para estabelecer um calendário periódico de treinamentos para sua equipe. Isso pode incluir treinamento sobre limites de velocidade, sinalização de trânsito, novas regras vigentes e outras questões relacionadas à segurança nas estradas. 

Quanto mais bem informados e conscientes forem seus motoristas, menor será a probabilidade de eles cometerem infrações que possam afetar seus pontos de CNH.

Conte com a tecnologia

Utilize tecnologia especializada para facilitar a manutenção dos pontos de CNH de seus motoristas. 

Existem muitos sistemas disponíveis que podem ajudá-lo a automatizar o monitoramento de pontos, gerar relatórios detalhados e enviar alertas automáticos quando ocorrerem eventos importantes, como o Super App Infleet.

Ao contar com a tecnologia, você pode simplificar o processo de gerenciamento dos pontos de CNH de seus motoristas, garantir a conformidade e a segurança de suas operações de frota.

Gestão de frotas simplificada e escalável: soluções Infleet

Ter uma fonte objetiva de dados de frota, fornecida por um sistema integrado de gestão de frota, pode ajudar a superar o tipo de desafio que todos os que gerenciam veículos enfrentam em algum momento.

Conte conosco para entender as suas necessidades e desenhar com você uma solução voltada para redução de custos e aumento de produtividade.

Teste aqui gratuitamente os módulos de gestão: videotelemetria, telemetria, monitoramento, checklist, gestão de abastecimento, manutenção e muito mais.

A gestão de frotas pode ser muito mais simples!

Tenha tudo na palma da sua mão e em um só lugar com o Super App Infleet para ter uma gestão de frota mais simples, fácil e eficaz.

Homem no celular

Compartilhe:

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se em nossa newsletter e receba os melhores conteúdos no seu e-mail!

plugins premium WordPress

Preencha os seus dados

Faça um teste grátis do nosso sistema de gestão de frotas

Um de nossos consultores entrará em contato para te auxiliar com o teste grátis!

"*" indica campos obrigatórios

Aceito receber comunicações e as políticas de privacidade*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Entraremos em contato em até 2 horas úteis. O contato é gratuito e sem compromisso.