Como criar o plano de manutenção ideal para a sua frota

Como criar o plano de manutenção ideal para a sua frota

Ao longo do ciclo de vida de um veículo as manutenções são um elemento não só presente, como necessário. Elas podem ser exigidas devido a situações emergenciais, ou podem ser feitas seguindo um planejamento. Além dos custos reduzidos as manutenções preventivas tem como vantagem a possibilidade de programar as suas paradas para equilibrar com as demandas operacionais.

Caso sua empresa ainda não tenha colocado em prática o planejamento das manutenções abaixo apresentamos algumas dicas para ajudar a iniciar esse processo tão importante.

1. Construa o inventário

Há uma máxima de que só se controla o que se conhece, essa máxima é verdadeira dentro do universo da gestão de frotas. Antes de dar mais um passo defina quais são os equipamentos/veículos que serão objeto desse plano. O ideal é que não apenas os veículos principais mas também os reservas façam parte deste inventário. Para empresas que usam outros equipamentos como máquinas bobcat, retroescavadeiras, e afins é ideal que estes também sejam incluídos.

2. Consulte o fabricante

Como já foi dito em outros textos publicados no passado ninguém conhece mais sobre seus veículos e equipamentos do que os seus fabricantes. Portanto, é importante consultar a documentação fornecida por eles e usá-la para alimentar o seu planejamento.

3. Utilize uma ferramenta para gerenciamento do plano

É importante que a ferramenta escolhida garanta a rastreabilidade dos dados, ou seja, que seja possível consultar dados passados. A ferramenta escolhida deve permitir também que os gastos de cada veículo possam ser comparados entre si, de forma a identificar os principais responsáveis pelos gastos com manutenções. E por fim, a ferramenta deve ser proativa, informando com antecedência a necessidade de manutenções preventivas e quais os serviços que devem ser realizados.

Agora, se a sua empresa já realiza algum tipo de controle de manutenções é importante tomar alguns cuidados:

A. Planilhas no seu computador

Planilhas são ferramenta poderosa, porém elas podem apresentar limitações como:

  • Os dados são salvos localmente, o que pode ajudar que dados ultrapassados sejam compartilhados;
  • O tempo gasto criando fórmulas, formatando e garantindo que os dados usados são coerentes pode significar uma parcela importante do tempo da sua equipe;
  • Esse tipo de recurso dificilmente poderá agir proativamente, geralmente elas necessitarão que alguém informe frequentemente o odômetro ou horímetro dos seus veículos/equipamentos.

B. Garanta que há alguém responsável pelo acompanhamento dos planos

Estabelecer pessoas dentro da equipe operacional que estão responsáveis por acompanhar o andamento do plano é um passo muito importante, pois, mesmo que a ferramenta haja de forma proativa informando os tempos adequados para realizar os serviços, é importante que exista alguém para observar e agir.

É preciso ter uma rotina rigorosa de controle da manutenção dos veículos e deve ser feita a inspeção diária do seu estado a fim de garantir o pleno funcionamento. Manutenções corretivas inesperadas alteram a jornada de trabalho, causam gasto com materiais e afetam diretamente a disponibilidade e produtividade da frota.

É importante ter os dados concretos disponíveis para que o gestor possa tomar a melhor decisão e desenvolver melhor o planejamento.