Por que devo fazer a gestão de manutenção da minha frota?

O controle completo do histórico de manutenções e seu planejamento adequado são fatores competitivos que permite aumentar a produtividade da frota.
04/11/2019
3 min de leitura

Manutenção dos veículos de carga e consumo de combustível são dois fatores que representam significativa parcela dos custos operacionais com frotas próprias.

Além disso, a manutenção do veículo de carga está diretamente relacionada com a sua vida útil e disponibilidade veicular, consequentemente com a capacidade da empresa de prestar serviço e atender os seus clientes adequadamente.

Desta forma, o controle completo do histórico de manutenções e seu planejamento adequado são fatores competitivos fundamentais que permite aumentar a produtividade da frota.

OS DIFERENTES TIPOS DE MANUTENÇÃO

1. MANUTENÇÃO CORRETIVA

A manutenção corretiva dos veículos de carga ocorre após a identificação da falha de uma peça ou sistema do veículo, impossibilitando o mesmo de operar.

Não há planejamento de datas para a realização deste tipo de manutenção, uma vez que, geralmente ocorrem em situações em que o veículo de carga não foi devidamente monitorado e, portanto, não se esperava a falha. Além disso, a falha inesperada de uma peça pode causar o atraso de uma entrega, necessidade de cancelamento de um serviço ou um acidente com o veículo.

É fundamental evitar a necessidade de realizar este tipo de manutenção corretiva, pois ela implica na indisponibilidade do veículo. Geralmente tem custo superior, pois envolve maior tempo da mão de obra e compra de material para a substituição do componente danificado.

2. MANUTENÇÃO PREVENTIVA

A manutenção preventiva dos veículos de carga tem como objetivo evitar que os componentes destes sofram falhas inesperadas que os impossibilitem de rodar.

Corrigem problemas operacionais, antes que estes provoquem falhas graves, reduzindo custos com substituição de peças automotivas e indisponibilidade veicular. Deve ser planejada e realizada periodicamente para que o veículo de carga esteja sempre em condições adequadas de funcionamento. Um exemplo importante é a realização periódica da revisão, acompanhamento constante do estado dos pneus, do óleo e do consumo de combustível.

Para realizar a manutenção preventiva, é importante ter um bom planejamento e histórico de manutenções como troca de peças automotivas, quilometragem dos pneus, troca de óleo e histórico do consumo de combustível, para cada veículo. Esses dados ajudam a aumentar a vida útil do veículo, permite a comparação entre diversos modelos e contribuem para prever a necessidade de troca de peças.

3. MANUTENÇÃO PREDITIVA

A manutenção preditiva indica as condições reais de operação do veículo de carga com os parâmetros obtidos a partir de dados de sensores e de telemetria. Com essas informações é possível prever o tempo de vida útil de peças automotivas e a necessidade de substituí-las, bem como avaliar o seu uso correto. Neste caso, é necessário pessoal com maior treinamento e conhecimento, além de equipamentos para a aquisição de dados e avaliação das condições de funcionamento.

A manutenção preditiva de veículos de carga, após a análise das condições de operação, adota dois procedimentos para reduzir os problemas observados: faz um diagnóstico e uma análise de tendência. Com base nos parâmetros operacionais, é identificada a necessidade de troca de peças e auxilia a manutenção preventiva, sem necessidade de causar indisponibilidade do veículo.

CONCLUSÃO

É preciso ter uma rotina rigorosa de controle da manutenção dos veículos de carga e deve ser feita a inspeção diária do seu estado a fim de garantir o pleno funcionamento. Manutenções corretivas inesperadas alteram a jornada de trabalho, causam gasto com materiais e afetam diretamente a disponibilidade e produtividade da frota.

Para auxiliar os gestores, sistemas de telemetria que enviam dados relativos à operação do veículo de carga, modo de condução, consumo de combustível e rotas viajadas são fundamentais para fornecer dados que permitam a correta avaliação da situação da frota.

Além disso, plataformas de gestão de manutenção para cadastro de troca de pneus, filtros de óleo e outras peças automotivas, bem como os custo destas trocas contribuem para o gerenciamento. É importante ter os dados concretos disponíveis para que o gestor possa tomar a melhor decisão e desenvolver melhor o planejamento.

Conheça as soluções de gestão de frota, telemetria e controle de manutenção INFLEET para reduzir os custos operacionais.

A gestão de frotas pode ser muito mais simples!

Tenha tudo na palma da sua mão e em um só lugar com o Super App Infleet para ter uma gestão de frota mais simples, fácil e eficaz.

Homem no celular

Compartilhe:

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se em nossa newsletter e receba os melhores conteúdos no seu e-mail!

plugins premium WordPress

Preencha os seus dados

Faça um teste grátis do nosso sistema de gestão de frotas

Um de nossos consultores entrará em contato para te auxiliar com o teste grátis!

"*" indica campos obrigatórios

Aceito receber comunicações e as políticas de privacidade*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Entraremos em contato em até 2 horas úteis. O contato é gratuito e sem compromisso.