Gestão de multas e infrações da frota: qual é a sua estratégia?

Gestão de multas e infrações da frota: qual é a sua estratégia?

Gerenciar multas e violações é apenas um dos vários custos envolvidos na operação de uma frota. Provavelmente nunca faltarão tópicos relacionados a custos devido à natureza da sua gestão, mas as multas de frota são sua primeira consideração ao pensar em custos?

Quer sejam ou não, elas podem responder por uma parte considerável dos custos globais, não apenas por causa do dinheiro real inicialmente desembolsado devido à infração, mas também pelo trabalho que inevitavelmente exigem.

O prejuízo das multas em números

A ação imediata que as frotas costumam tomar em relação ao problema das multas é tentar evitá-las. Sabia que uma simples multa como a de velocidade pode chegar a custar R$880,41? Multas mais graves, como manobra perigosa ou ultrapassagem forçada, por exemplo, podem chegar a custar R$2.934,70.

E a maioria dessas infrações são: 22% por estacionar em local indevido, 12% por avançar o sinal (semáforo) e 8% por radares de velocidade.

Agora imagine o prejuízo que isso pode trazer para a sua empresa - se é que já não está trazendo. O importante é compreender que executar um controle de multas é fundamental para evitar custos desnecessários com sua frota, independente da quantidade de veículos que você tenha.

Entendendo o cenário da gestão de multas

Em geral, as infrações de trânsito não são emitidas para o motorista, mas para o responsável pelo veículo (uma empresa, na maioria dos casos). Isso pode levar a grandes problemas: a frota ou empresa de gestão de frota é responsável pela infração e, na maioria dos casos, pagará por essa infração para evitar novas penalidades.

O processo de determinar quem foi o responsável é então adiado, pois na maioria dos casos é um processo demorado que, muitas vezes, não leva a lugar algum.

Ao gerenciar multas e infrações de frota, o processo de vincular uma infração ao motorista responsável pode se tornar um verdadeiro desafio, especialmente para frotas que trabalham com muitos veículos ou têm motoristas compartilhando veículos diferentes.

Algumas frotas não possuem um processo para isso ou não rastreiam o motorista e acabam absorvendo o custo disso. Ao fazê-lo, as frotas não têm conhecimento do registo de infrações de um condutor, ou dos seus condutores em maior risco e são, precisamente por estas razões, incapazes de educar os funcionários sobre as consequências das multas, implementar ações disciplinares por multas excessivas ou estabelecer uma política de multas .

Estratégia eficaz: módulo de gestão de multas da Infleet

Monitorar o comportamento do motorista usando tecnologia capaz de registrar a atividade do veículo 24 horas é uma excelente solução que você pode considerar se quiser começar a configurar um processo que identifique estilos de direção que podem resultar em multas.

Para ser seu parceiro na resolução desse problema, a Infleet lançou o mais novo Módulo de Gestão de Multas, uma solução eficiente e simples para auxiliar seu controle e evitar prejuízos dessa natureza.

Confere só algumas das funcionalidades que foram adicionadas nessa versão publicada:

  • Cadastro de multa com pagamento pendente
  • Associação de multa
  • Registro do pagamento da multa
  • Consulta às multas cadastradas com filtro de período
  • Pesquisa de multas pagas por condutor

Simplifique sua gestão de multas com o novo módulo da Infleet. Mantenha o controle de todos os seus dados, centralizando as informações para que você possa analisá-las com facilidade.

Leve a performance da sua frota a outro patamar. Clique no banner abaixo, fale com nossos especialistas e solicite o teste grátis!

Monitore a sua frota e otimize seus custosInfleet | Tecnologia de ponta para gestão de frotas