As vantagens do diário de bordo digital

Nesse texto vamos falar um pouco das principais vantagens de ter a jornada do motorista controlada em um ambiente 100% digital.
04/08/2020
3 min de leitura

Acreditamos que vocês gestor e gestora já conhecem e fazem uso do Diário de Bordo nas suas operações. Essa ferramenta é fundamental para que você esteja conforme a Legislação do Motorista (lei Nº 13.103, de 2 de Março de 2015).

Mas a pergunta que deve ser feita aqui é: o que você ganha em ter toda essa informação em formato digital? Visto que muitas empresas ainda utilizam planilhas manuais, muitas vezes preenchidas a caneta pelo próprio motorista. Nesse cenário, pensar em um controle digital dessa operação pode parecer até mesmo distante demais para ser verdade.

Nesse texto vamos falar um pouco das principais vantagens de ter a jornada do motorista controlada em um ambiente 100% digital.

Garante a confiabilidade

Quando falamos em interpretar dados, é de grande importância garantir que exista confiança nessa informação. A elaboração manual do diário de bordo favorece equívocos, o motorista pode esquecer de registrar uma determinada viagem ou parada.

Além disso, ele pode trocar a ordem de um determinado serviço, causando grande dificuldade para uma posterior análise.

O acompanhamento do diário de bordo por via digital permite que o motorista seja muito mais preciso no seu lançamento. A depender da tecnologia adotada é possível que situações como: início do movimento e parada sejam identificadas sem que seja ao menos necessário o relato do condutor. Isso aumenta não só a segurança que você gestor terá no dado registrado, como também comunica ao motorista a importância dele cumprir suas responsabilidade com o máximo de comprometimento.

Reduz o armazenamento de papel

Você já precisou de um documento e após procurar em um, dois, três ou mais classificadores desistiu, pois não fazia ideia de onde esse pedaço de papel poderia estar. Reduzir o uso de papel além de uma atitude consciente em relação ao ambiente em que vivemos. É uma atitude positiva para o seu negócio, lhe dando mais tempo para focar naquilo que realmente agrega valor à operação.

Para o seu motorista essa mudança também será de grande valor. Pois com o uso da tecnologia ele terá a segurança de que todo seu trabalho está sendo monitorado e gerido conforme a legislação que busca preservar o seu bem-estar e saúde.

Facilidade para gerar indicadores

A gestão de frotas hoje em dia está cada vez mais voltada a indicadores. E sabendo que a jornada de trabalho do motorista engloba alguns dos principais custos de uma empresa com frotas, tais como pessoal, combustível e manutenções. É de grande valor desenvolver indicadores que vão lhe ajudar a garantir que essa gestão está sendo feita da melhor maneira possível.

Você poderá através da gestão do diário de bordo do motorista conhecer qual o tempo efetivo de rodagem dos seus veículos. Identificar se os horários de descanso estão sendo realizados segundo o que foi estabelecido pela empresa. Além de saber se existem excessos sendo cometidos no que diz respeito às horas de trabalho, o que pode implicar em altos custos com horas extras.

Se esses argumentos fizeram sentido pra você, mas você ainda não sabe bem por onde começar, saiba que a Infleet pode lhe ajudar. As soluções desenvolvidas pela nossa equipe vão lhe ajudar a ter total controle sobre a sua frota e sobre os seus colaboradores. Evitando perdas por falta de eficiência e reduzindo os custos através de uma direção econômica e consciente.

Deixe a nossa equipe saber como podemos lhe ajudar a obter resultados ainda melhores com tecnologia criada exatamente para atender às suas necessidades.

A gestão de frotas pode ser muito mais simples!

Tenha tudo na palma da sua mão e em um só lugar com o Super App Infleet para ter uma gestão de frota mais simples, fácil e eficaz.

Homem no celular

Compartilhe:

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se em nossa newsletter e receba os melhores conteúdos no seu e-mail!

plugins premium WordPress

Preencha os seus dados

Faça um teste grátis do nosso sistema de gestão de frotas

Um de nossos consultores entrará em contato para te auxiliar com o teste grátis!

"*" indica campos obrigatórios

Aceito receber comunicações e as políticas de privacidade*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Entraremos em contato em até 2 horas úteis. O contato é gratuito e sem compromisso.