5 dicas para implementar uma gestão de frotas sustentável

5 dicas para implementar uma gestão de frotas sustentável

De acordo com o Sebrae no seu boletim de sustentabilidade e tendências, de maio de 2016, o transporte rodoviário de cargas e de passageiros estavam em 3º e 4º lugares, respectivamente em emissões de CO2 no país. Além disso, as emissões por veículo são as que mais crescem no país, segundo o boletim, de modo que o setor de transporte representa cerca de 70% das emissões totais.

Diante disso, vemos que o setor de transporte tem grande impacto social e ambiental, sendo uma atividade essencial e que deve ser gerenciada de maneira sustentável.

Algumas empresas ainda possuem a visão deturpada de que sustentabilidade é apenas reduzir emissões e não perceberam como essa prática pode ser rentável e lucrativa para a empresa. A gestão de frotas sustentável não se resume a reduzir as emissões de CO2 pelos veículos, mas sim, ter um sistema de frotas mais eficiente como um todo, com menor consumo de combustível, óleo, pneus, etc. Assim, gerenciar a frota de maneira sustentável é também essencial para redução de custos e garantia de competitividade das empresas.

Mas, o que você, gestor de frotas, pode fazer para tornar a sua frota mais sustentável?

Vamos apresentar nesse artigo 5 dicas práticas de como aplicar a gestão de frotas sustentável na sua empresa e quais são os seus benefícios.

FAÇA ROTEIROS OTIMIZADOS

Planejar as rotas de modo que a sua frota percorra a menor distância possível é uma excelente forma de reduzir o consumo de combustível e as emissões.

A rota otimizada permitirá com que você também realize a mesma quantidade de serviços em menor tempo, aumentando a lucratividade dos seus roteiros.

FAÇA MANUTENÇÕES PREVENTIVAS

Realizar a manutenção preventiva da frota impactará na sustentabilidade de diversas formas. Primeiramente, um veículo em melhores condições mecânicas emite menos gases do que os veículos que possuem defeitos. Por outro lado, quando o veículo está com a manutenção em dia, pneus na pressão correta e peças novas, o consumo de combustível e desgaste mecânico também é reduzido.

Você reduzirá o desgaste e descarte de pneus, óleo lubrificante e outros insumos usados na manutenção da frota contribuindo para a redução do seu impacto ambiental e, claro, dos seus custos.

REALIZE O TREINAMENTO DOS MOTORISTAS EM CONDUÇÃO ECONÔMICA

Sabemos que o modo de condução do motorista impacta diretamente no consumo de combustível, nível de segurança e custos de manutenção da sua frota.

Assim, realizar o treinamento dos motoristas em melhores práticas de condução econômica e segura é fundamental para reduzir o desgaste de pneus, peças, custos de manutenção e consumo de combustÍvel.

Isso tudo, não só irá tornar a sua frota mais rentável, como reduzirá significativamente a suas emissões.

UTILIZE SISTEMAS DE MONITORAMENTO E TELEMETRIA VEICULAR

Realizar o controle preciso da frota também é fundamental. Controlar as rotas para reduzir a quilometragem percorrida, controlar o modo de condução do motorista para sugerir treinamentos e ajudá-los na aplicação das melhores práticas de direção econômica é essencial para o gestor de frotas.

Nesse sentido, os sistemas de monitoramento e telemetria veicular são os grandes aliados.

Com esses sistemas por exemplo, você verá se o motoristas está andando acima da velocidade, realizando curvas, acelerações e frenagens bruscas, comportamentos esses que aumentam o consumo e o desgaste de peças.

RESPEITE A CAPACIDADE DE CARGA DOS VEÍCULOS

Veículos que rodam acima do limite de carga especificado são um grande problema social e ambiental. Esses veículos danificam as estradas e rodovias, reduzindo a qualidade do pavimento. Isso, por sua vez, aumentará o consumo, risco de acidentes e custos de manutenção de todos os veículos que trafegam por aquela estrada.

Além disso, o veículo acima da carga limite é por si só um risco de acidente ou tombamento, além de consumir mais e danificar as peças com maior velocidade.

Por isso, respeite os limites de carga dos seus veículos.

VANTAGENS DA GESTÃO DE FROTAS SUSTENTÁVEL

A gestão de frotas sustentável, como vimos, não é apenas uma abordagem que ajuda a empresa contribuir com o meio ambiente, mas sim uma abordagem que visa tornar a empresa como um todo mais eficiente, aumentando a segurança da frota e reduzindo custos operacionais.

Ser sustentável é ser mais eficiente e assim gastar menos.

Algumas das principais vantagens da aplicação de uma gestão de frotas sustentável é:

  • Redução da emissão de gases e impactos ambientais;
  • Redução dos custos com manutenção;
  • Redução dos custos com pneus;
  • Redução do consumo de combustível;
  • Maior vida útil dos veículos;
  • Maior produtividade da frota.

De acordo com o Sebrae, empresas que adotam práticas de gestão de frotas sustentáveis conseguem reduzir, em média, 20% dos custos com combustível, sinistros e multas e 10% o desgaste de pneus.

Monitore a sua frota e otimize seus custosInfleet | Tecnologia de ponta para gestão de frotas